Redes de Supermercados
19/10/2017 11:00 - Percepção sobre o custo-benefício é melhor em supermercados regionais
São Paulo - As redes de supermercados regionais e de médio porte, como Giassi, Bourbon e Zaffari, possuem uma relação custo-benefício superior a das grandes varejistas nacionais, na avaliação de consumidores ouvidos pela CVA Solutions
Para o diretor da empresa de pesquisa de mercado, Sandro Cimatti, a melhor avaliação do valor percebido (nome dado pela companhia para o indicador que mede a percepção do custo-benefício) das redes regionais se dá, principalmente, por um motivo: "Elas conseguem ser específicas e dar um atendimento mais personalizado para seus consumidores".
Além disso, diz o especialista, os supermercados regionais possuem um mix, tanto de produtos quanto de atendimento e experiência, com uma visão mais local. "As redes nacionais, por mais que tentem se adaptar ao consumidor regional, acabam não conseguindo customizar tanto por região", diz.
Segundo a pesquisa da CVA Solutions, que ouviu mais de 7,7 mil brasileiros, o varejista de alimentos com a melhor avaliação no indicador foi o Giassi Supermercados, de Santa Catarina, seguido pelo Bourbon, do Rio Grande do Sul (veja mais no ranking). As maiores do ramo, Carrefour e Pão de Açúcar, ficaram com a décima segunda e a décima terceira colocação, respectivamente. Já em força de marca, indicador que mede a 'reputação' das empresas, as redes nacionais de grande porte tomaram a frente, com destaque para o modelo de atacarejo. Na avaliação, o primeiro colocado foi o Atacadão, do Grupo Carrefour, seguido pelo Assaí, do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Em terceiro e quarto ficaram o Extra (do GPA), e o hipermercado Carrefour. Segundo Cimatti, as duas redes de atacarejo ganharam importância em força de marca este ano pela forte expansão das empresas, que vem inaugurando uma quantidade expressiva de lojas em diversas regiões do Brasil.
Ambas também apresentaram uma melhora no valor percebido, subindo este ano para a quinta e sexta colocação. Em 2016, o Atacadão tinha ficado em décimo lugar no ranking e o Assaí em sétimo.
Principais problemas
O levantamento da CVA apresentou ainda os principais problemas encontrados pelo consumidor nos supermercados nos últimos doze meses. O principal deles, citado por 34,2% dos entrevistados, é a fila nos caixas. A questão foi apontada em maior quantidade pelos clientes das grandes redes. No Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, o problema foi citado por 41,1% dos consumidores. Já no Grupo Carrefour e Walmart por 31,4%.
Em redes regionais, como o Giassi e Zaffari, a taxa cai para 28,9% e 22,8%, respectivamente. "As redes médias tendem a administrar melhor essa questão da fila", afirma Cimatti.
O segundo problema mais citado pelos consumidores (24,4%) foi a ruptura, ou seja, a falta de produtos nas gôndolas. Em seguida ficou a falta de vagas nos estacionamentos, citada por 18,7%, e itens sem sinalização de preços (13%).
O estudo trouxe dados também sobre a penetração das vendas on-line no setor. Segundo o diretor da CVA Solutions, o percentual de consumidores que compram pela internet no varejo alimentar ainda é muito baixo, principalmente se comparado com outros setores, como o de eletrônicos e de drogarias. "No varejo de eletrônicos mais de 50% das pessoas compram pela internet, em drogaria 30%", diz. De acordo com a pesquisa, 77,1% dos entrevistados afirmaram que não costumam comprar produtos de alimentação pela internet. Os sites mais citados pelos consumidores que compram foram o do Extra, Walmart e do Carrefour.
Em relação ao uso de aplicativos nas compras de supermercado, como Supermercado Now, Superlist e HomeRefill, quase 10% dos entrevistados afirmaram que costumam comprar com as plataformas. Para Cimatti, o número é alto, considerando que é um tema novo no setor. "A tendência é que cresça ainda mais", diz.
Fonte: DCI São Paulo

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)