Redes de Supermercados
17/04/2017 12:36 - Atacado sustenta ganho do GPA e Carrefour no 1º tri
Em um movimento de adaptação ao atual cenário macroeconômico brasileiro, as duas maiores varejistas do País, Grupo Pão de Açúcar (GPA) e Carrefour colhem frutos de uma gestão mais eficiente e maior atenção ao modelo de atacarejo.
No primeiro trimestre, as duas companhias reportaram avanço nas vendas, e creditam o resultado a maior assertividade nas negociações e gestão, além do bom desempenho das bandeiras Assaí, do GPA, e Atacadão, do Carrefour. As duas companhias, que hoje são controladas por empresas francesas, devem ganhar market share no pós crise. "Elas se prepararam para atravessar a crise e perceberam que ganhariam mercado no atacarejo", resumiu a consultora de varejo e professora de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Janaina Penna Ramos.
Na visão da acadêmica, no caso do Carrefour, o esforço foi ainda mais profundo e o momento oportuno. "O Carrefour enfrentou anos complicados na operação brasileira, mas conseguiu melhorar o desempenho com o Atacadão e as novas lojas no formato de vizinhança", completou.
No caso do GPA, o esforço em sinergias e gestão das bandeiras são o destaque: "Mesmo a Via Varejo, que enfrentava problemas de rentabilidade, tem sido conduzida de modo bastante eficiente", conta.
Resultados
Na semana passada o Carrefour reportou que as vendas globais do supermercado somaram 21,3 bilhões de euros de janeiro a março. No Brasil, as vendas da rede foram de 3,6 bilhões de euros no período, em um incremento de 10,5% em termos orgânicos - já descontados também o efeito calendário e a variação do petróleo. Em nota, o grupo afirmou que o efeito calendário - já que a Páscoa acabou entrando no segundo trimestre neste ano- prejudicou um pouco as vendas, mas um efeito favorável do câmbio beneficiou a rede. "Houve também um dia de negociação a menos no primeiro trimestre de 2017, já que 2016 foi um ano bissexto."
Sobre o Brasil, o Carrefour destacou a operação Atacadão, além do formato Express.
No GPA as vendas subiram 9,5% no 1º trimestre, sobre um ano antes, para R$ 10,5 bilhões. Em nota, a rede destaca "a recuperação do Extra Hiper e o crescimento consistente do Assaí", bandeiras que "apresentaram desempenho acima do mercado". No critério mesmas lojas, o aumento da receita líquida foi de 5,6%, sendo que o Assai cresceu 12,9%.
Paula Cristina
Fonte: DCI - São Paulo
Veja mais >>>
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

