Redes de Supermercados
02/03/2017 13:39 - Receita do Grupo Pão de Açúcar cresce 11,7% e soma R$ 45 bilhões em 2016
Resultado só considera varejo de alimentos e não contempla negócios da Via Varejo; vendas do Assaí cresceram 38% nas lojas que já estavam abertas há um ano.
O Grupo Pão de Açúcar faturou R$ 45 bilhões em 2016, um crescimento de 11,7% em relação a 2015, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (24) pela empresa. Os números consideram apenas o chamado varejo de alimentos e não incluem os dados da Via Varejo, empresa do grupo que reúne os negócios da Casas Bahia e Ponto Frio.
O GPA atribuiu o crescimento da receita principalmente à expansão da bandeira Assaí, rede do chamado "atacarejo", que vende itens a preços reduzidos. A rede teve um crescimento na sua receita líquida de 38% em 2016, somando R$ 14,5 bilhões.
Com essa expansão, o Assaí passou a representar 35% do faturamento do grupo em 2016, contra 28% em 2015. A expectativa da empresa é que a rede seja 40% do seu negócio ao final de 2017.
"A atividade econômica no Brasil continuou abaixo do esperado ao longo de 2016. Os níveis de desemprego ainda elevados impactaram o poder aquisitivo dos consumidores. Decorrente disso, a variável preço ganhou importância como um dos principais racionais da compra, o que estimulou tanto o Multivarejo como o Assaí a direcionar os esforços comercias na melhor relação custo/benefício para o cliente", disse a empresa no relatório de resultados.
Expansão
O GPA inaugurou 30 lojas em 2016, a maioria da bandeira Assaí (13), além de 14 Minuto Pão de Açúcar, 2 Pão de Açúcar e 1 Minimercado Extra. O grupo também iniciou o processo de conversão de hipermercados Extra em lojas do Assaí.
Além da expansão da rede Assaí, o GPA também mudou sua estratégia de atuação para a rede Extra, tentando ressaltar um posicionamento de mercado focado em preços baixos.
Resultado sem Via Varejo
No ano passado, o GPA teve prejuízo líquido consolidado de R$ 1,077 bilhão, contra resultado negativo de R$ 276 milhões em 2015. O resultado reflete a decisão da administração de separar o balanço da Via Varejo do resultado do GPA no ano passado. Desconsiderando esse efeito, a empresa teve um prejuízo líquido de R$ 71 milhões.
O GPA anunciou em novembro do ano passado que iniciou o processo de venda da Via Varejo. A intenção do grupo é concentrar seus negócios no varejo de alimentos.
Fonte: Portal de Notícias G1

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)