Redes de Supermercados
13/09/2016 10:40 - Carrinho reconhece clientes e oferece ofertas exclusivas
Dispositivo salva lista de compra e tem leitor de código de barras
Para tornar o ponto de venda mais atrativo, os supermercados de Belo Horizonte estão investindo em tecnologia. A rede Super Nosso passou a utilizar em setembro um carrinho inteligente que reconhece o cliente e oferece ofertas exclusivas baseadas no perfil de consumo daquela pessoa. “Não adianta eu oferecer um ótimo preço de fralda para um consumidor que não tem um bebê em casa”, diz Edmilson Pereira, diretor industrial do Grupo Super Nosso.
Ele explica que o dispositivo touch screen, similar a um tablet, se conecta ao perfil do cliente pelo programa de fidelidade. “Temos os hábitos de 82% dos nossos clientes mapeados por meio do Dotz, então usamos esse conhecimento para oferecer listas de compras e ofertas exclusivas”, conta Pereira. Outra funcionalidade é gravar listas de compras e utilizá-las em unidades diferentes.
Para a fotógrafa Ana Amélia Bitar, 43, que já utilizou o carrinho inteligente, a principal vantagem da tecnologia é economizar tempo na hora de fazer a compra. “O que eu mais gostei é saber quais produtos têm na loja”, conta. Ela inclusive sugere outras funções. “Seria interessante se o carrinho indicasse em qual gôndola o produto está, ficaria mais rápido ainda”, opina. Segundo Pereira, essa funcionalidade ainda não foi utilizada porque demanda mapear as lojas, mas “provavelmente, no futuro, vamos implantar”, diz.
Mesmo há pouco tempo em funcionamento, os 300 carrinhos inteligentes já atendem, nos cálculos de Pereira, cerca de 8.000 clientes por dia na região metropolitana de Belo Horizonte.
Auto-atendimento. Os supermercados BH também apostaram em tecnologia para dar mais agilidade ao atendimento ao cliente. Desde o ano passado, duas lojas da rede oferecem caixas de auto-atendimento para compras até 15 produtos.
Unidades
Grande BH. As 300 unidades dos carrinhos inteligentes do Super Nosso estão disponíveis em 15 das 36 lojas do grupo. Até o fim do ano, segundo o diretor industrial Edmilson Pereira, serão 1.000 carrinhos distribuídos nas lojas.
Outros países têm vitrine virtual e scanner de cliente
A tendência de oferecer experiências diferenciadas nas lojas físicas é mais forte em outras partes do mundo. A loja de departamentos Bloomingdale’s, nos Estados Unidos, utiliza a tecnologia Kinect em um scanner pelo qual o cliente passa e, a partir daí, cria um avatar tridimensional com suas medidas. Assim, a loja pode sugerir opções de roupas disponíveis do tamanho certo para o consumidor.
Em países asiáticos como Japão e Coreia do Sul, as vitrines virtuais estão ficando populares. Nelas, o cliente compra utilizando o celular e um QR Code e recebe a mercadoria em casa.
Para o diretor comercial e de operações do Super Nosso, Rodolfo Nejm, tecnologias como a do carrinho inteligente auxiliam no atendimento personalizado ao cliente. “Vivemos um momento em que as pessoas buscam experiências personalizadas, logo não é mais interessante para o negócio tratar todos os clientes como iguais”, afirma Nejm.
Fonte: Jornal O Tempo

Veja mais >>>
13/05/2025 10:25 - Após modernização, Assaí Uberlândia reabre com mais serviços13/05/2025 10:23 - Carrefour Brasil inaugura primeira loja Express no Metrô de SP
12/05/2025 17:01 - Com investimento de R$ 12 milhões, Rede TOP inaugura sexta loja em Gaspar (SC)
12/05/2025 12:06 - Extra Mercado inaugura loja de 1500 m² em Peruíbe (SP)
09/05/2025 18:10 - Macromix Atacado inaugura loja de 3.300 m² em Esteio (RS)
09/05/2025 15:55 - Supermercados Zarelli inaugura 6ª loja e chega a Louveira (SP)
09/05/2025 15:53 - Comercial Zaffari abre loja do Stok Center em Lajeado (RS)
09/05/2025 15:48 - Barbosa Supermercados reinaugura loja matriz em Guarulhos (SP)
08/05/2025 12:06 - Fortaleza (CE) ganhará nova unidade do Supermercado Guará
08/05/2025 11:04 - Marília (SP) receberá segunda unidade do Max Atacadista
08/05/2025 10:01 - Paulistão Atacadista inaugura primeira loja em Campinas (SP)
08/05/2025 09:00 - Nordestão anuncia expansão com 10 novas lojas até 2027
07/05/2025 17:42 - Condor investe R$ 4 milhões na revitalização de loja em Ponta Grossa (PR)
07/05/2025 17:40 - Supermercados Kern inaugura loja em Novo Hamburgo (RS)
06/05/2025 18:05 - Prezunic reinaugura loja em Botafogo, na Zona Sul do Rio