Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

28/10/2015 10:48 - Fundador do Giassi Supermercados defende o crescimento sem abrir mão das raízes

Aos 82 anos, Zefiro Giassi, fundador do Giassi Supermercados em Içara, Sul de SC, na década de 1960, garante que não pensa em sucessão. Está pleno de energia para superar mais uma crise – na década de 1990, outras piores foram ultrapassadas. Tanto é que mantém o plano de expansão, com novas lojas em Jaraguá do Sul e Itajaí, além de sonhar. Quando a reportagem chegou para a entrevista, ele olhava para uma planta no computador. Mas foi só ao final da conversa que revelou: está à procura de um terreno na Ilha de SC para construir um supermercado. Diz que é uma cobrança antiga dos clientes da região. A obra pode não estar tão longe de se concretizar. No monitor, ele avaliava uma opção de área.

Diário Catarinense – Quem era o modelo do senhor quando abriu a primeira loja, aos 20 anos? Em quem se inspirou pra abrir aquele negócio?

Zefiro Giassi – Na verdade, quando eu comecei no comércio, eu tinha apenas um objetivo: dar condições melhores para a minha família. Porque, durante os nove anos que trabalhei no magistério, embora gostasse demais da atividade, a remuneração era muito limitada. E a gente, com a família crescendo, queria poder deixar alguma coisa a mais para os filhos. Mesmo contra a vontade dos meus pais, abracei a causa do comércio. Acreditei que nessa função eu deveria vencer.


DC – O senhor acreditava que um dia aquele pequeno negócio iria se tornar o que é hoje?

Giassi – É, a gente iniciou pequeno, sem sombra de dúvida. Todo o dinheiro foi tomado emprestado, a juros que na época eram de 6% ao ano. Depois, nós experimentamos uma inflação galopante, de 80% ao mês. No começo, a gente vendia tecidos e ferragens. Mas eu não gostava muito de vender roupa, principalmente naquela época que era em metro. Então por isso, nós fomos mudando nosso segmento de produtos. Trabalhamos alguns anos com atacado abastecendo o pequeno comércio. E nós conseguimos, felizmente, chegar aos anos 1970. Observando toda evolução e o futuro do comércio do Brasil e do mundo, adotamos o sistema de autosserviço. Foi aí que iniciamos uma loja pioneira no município de Içara. O trabalho era bem diferente de hoje. Na época, o mercado não estava preparado para fornecer os produtos para esse modelo. Tínhamos que empacotar arroz, feijão, farinha de trigo e oferecer para o cliente. Recebíamos sacos de 60 quilos e nós distribuíamos em pacotes menores. A partir dali, com o comércio inovando, as próprias indústrias foram se adaptando.

DC – Para montar o modelo de gestão da empresa, o senhor se inspirou em algum outro negócio?

Giassi – Eu diria o seguinte: neste mundo pouco se cria, quase tudo se copia. Buscamos sempre o que os outros têm feito de melhor. Um modelo que sempre admiro e que busco aplicar no dia a dia é trabalhar com carinho. As pessoas você não fabrica. Acompanha e incentiva para ter uma equipe motivada ao lado. São elas que fazem a diferença. O que é produzido na indústria é mais mecânico, automático. São as pessoas que exigem mais cuidado e atenção.

DC – O grupo tem 5,5 mil funcionários. Como fazer para que os valores cheguem a todos os funcionários?

Giassi – A gente acredita nas pessoas. Temos muita gente com mais de 30, 40 anos na empresa, que sempre viveram com a história da companhia. Eles sabem que o consenso, a motivação, o diálogo, é sempre a melhor maneira pra resolver situações. Esses conceitos a gente procura divulgar no trabalho. É um entendimento pessoal que ajuda a manter esse procedimento também.

DC – O senhor trouxe características da própria personalidade para o negócio. Deu certo?

Giassi – A gente sempre procura ser exemplo de simplicidade. Acho que ninguém é mais do que ninguém. A valorização do ser humano é importante. Colocamos como exemplo a valorização de uma pessoa que trabalha na limpeza. Ela é tão importante quanto aqueles que estão na linha de frente. Cada um na sua posição, valorizando as pessoas. Queremos manter esse sistema de trabalho. Aquele que desenvolve com carinho a função, não importa o que faz, passa a ser um dos mais importantes na companhia.

DC – A administração é centralizada em Içara?

Giassi – Aqui em Içara fica a central, o setor administrativo e o centro de distribuição. A diretoria está focada aqui, o pessoal de recursos humanos também.

DC – A empresa teve que se reestruturar na crise?

Giassi – Nosso propósito foi não demitir ninguém. Isso entre aspas, porque nós continuamos com nosso processo normal de demitir quem for improdutivo. Mas não houve cortes grandes. Nosso foco foi tornar a empresa mais eficiente em todos os processos: reduzir despesas ao máximo que pudermos. Porque ao simplesmente aumentar a margem de lucro, no outro lado, temos o cliente que também sofre com a economia atual.

DC – Deu para sentir uma queda no consumo?

Giassi – Creio que não há nenhum segmento que não tenha sofrido mudanças com essa crise atual. O próprio consumidor tem um comportamento diferente na aquisição dos produtos: eles buscam sempre algo que possa atender as necessidades diminuindo a fatia consumida da renda, com produtos de menor valor agregado. Com toda certeza nós pensamos mediante essa situação econômica, que não é a pior que o Brasil já passou. Superamos outras mais difíceis. Acreditamos que a economia vai voltar a crescer e vai sobrar tempo para ganharmos dinheiro. Então hoje, com toda certeza, nosso sacrifício com as margens – pois os custos subiram – faz parte da contribuição que todo cidadão brasileiro, todo empresário, pode dar para ajudar na superação do cenário que estamos passando.

DC – Mas a crise não está impedindo os investimentos. Estão planejadas duas novas unidades, em Jaraguá do Sul e Itajaí, correto?

Giassi – Toda empresa que quer se manter de pé jamais pode parar. Lógico que o ritmo pode ser reduzido um pouco. Mas você não pode estacionar o planejamento de crescimento. As lojas já estão sendo analisadas com o plano diretor de cada cidade. Vamos iniciar as obras assim que for liberado. As lojas, com todos os equipamentos, nunca saem por menos de R$ 30 milhões. Talvez R$ 40 milhões cada loja.

DC – A empresa tem planos para sair de Santa Catarina. Quer ter unidades em outros Estados?

Giassi – Sou filho de Içara. Aqui comecei meus trabalhos. Nunca foi necessário sair daqui pra continuar crescendo. Costumamos brincar sempre que só saio daqui se me expulsarem. Em relação à expansão das lojas, inicialmente não há planos de sair de SC porque aqui temos espaço para crescer. Acho que, ao ficarmos focados só no Estado, conseguimos acompanhar melhor o negócio, conhecer os colaboradores, trabalhar melhor juntos. Pode ser que em outro momento essa mudança possa se tornar oportuna. Nosso objetivo não é ser maior que ninguém. O que queremos é sempre manter nosso crescimento, acompanhando-o de perto. A grandeza não é importante. A qualidade é muito mais importante que o tamanho.

 


Veículo: Jornal Diário Catarinense - SC

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)

Veja mais >>>