Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

19/10/2015 12:30 - Carrefour cresce mais e aumenta pressão sobre Pão de Açúcar no País

                               Companhia registrou alta de 7,4% nas lojas abertas há mais de um ano no Brasil, enquanto Pão de Açúcar, Extra e Assaí, 3,3%

 

 

SÃO PAULO - A depreciação da moeda brasileira trouxe impactos negativos para os resultados das duas maiores redes de supermercados do País, o Carrefour e o Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Ambos têm no Brasil sua segunda operação mais importante depois da matriz, na França. Entre analistas, o desempenho do Carrefour foi destaque, porque a rede tem presença maior em um dos formatos de lojas que mais têm tirado vantagem na crise: o atacarejo, uma mistura de atacado com varejo.

 

Nesta sexta-feira, 16, o Carrefour anunciou queda de 2,8% na receita da América Latina no terceiro trimestre de 2015, em razão de um impacto cambial negativo de 18,5%. Sem isso, o crescimento seria de 16%. O efeito cambial também levou o grupo Casino a reportar na quinta-feira, 15, queda de 15,1% na receita do varejo alimentar na América Latina. Se a cotação fosse constante, o crescimento seria de 5,2%.

 

Os resultados de Casino e Carrefour refletem ainda diferentes ritmos de crescimento das vendas no Brasil. As vendas do Carrefour continuam crescendo mais que as do Grupo Pão de Açúcar, levando analistas a concluir que o GPA tem perdido fatia de mercado. Com o resultado da rival, as ações do Pão de Açúcar caíram 4,79%.

 

Em seu relatório, o Carrefour reportou que as vendas em lojas abertas há mais de um ano aumentaram 7,4% no Brasil entre julho e setembro na comparação com 2014. O mesmo indicador teve alta de 3,3% no varejo de alimentos do GPA.

 

Na avaliação do Credit Suisse, os números evidenciam ganho de market share do Carrefour sobre o GPA. Apesar disso, os analistas Tobias Stingelin e Giovana Oliveira veem como positivo o fato das companhias terem conseguido acelerar o ritmo de crescimento, na comparação com o segundo trimestre.

 

Uma das razões para essa distância na performance das rivais é o atacarejo, segmento em que o Carrefour tem a bandeira Atacadão e o GPA, o o Assaí.

 

"Destacamos que o Carrefour tem uma forte operação de atacado de autosserviço pela bandeira Atacadão, que representa cerca de 55% da receita total do Brasil, enquanto o Grupo Pão de Açúcar tem um mix de canais mais diversificado, com 29% das vendas sob a bandeira Assaí", comentaram os analistas da Brasil Plural, Guilherme Assis e Felipe Cassimiro.

 

A rivalidade entre as duas redes varejistas sempre foi grande, mas ficou ainda maior no ano passado, quando o filho do fundador do GPA, o empresário Abilio Diniz, tornou-se o principal acionista do Carrefour.

 

Estratégias. Mesmo levando em conta a maior exposição do Carrefour ao atacarejo, o UBS estima que os hipermercados da companhia estejam crescendo mais que a média dos outros formatos de loja do GPA.

 

O GPA vive hoje um processo de renovação de supermercados e hipermercados da bandeira Extra, buscando retomar o crescimento de vendas nessas lojas, justamente as que vêm registrando os piores resultados na companhia. Em comentário, a equipe de análise do UBS considerou que essas reformas podem continuar ajudando o GPA a crescer e projeta que a atual distância entre o desempenho da companhia e o do Carrefour pode se estreitar. "Vemos riscos crescentes de que a estratégia do GPA de renovar seus hipermercados pode não estar gerando os resultados esperados."

 

Por meio da assessoria de imprensa, o GPA reforçou que suas vendas estão acima dos indicadores da Associação Brasileira de Supermercados para julho e agosto. Os números, segundo a empresa, mostram que o Pão de Açúcar registra ganhos sucessivos de fluxo de clientes nos últimos dois anos. "E no Assaí, o crescimento de vendas mesmas lojas é de dois dígitos, acima da expectativa. A rede tem acelerado a expansão orgânica com previsão de 10 a 12 novas lojas em 2015."

 

Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)
04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

Veja mais >>>