Redes de Supermercados
30/09/2015 13:28 - Pão de Açúcar muda programa de fidelidade
Cliente Mais poderá resgatar pontos na hora da compra; rede negocia parcerias com empresas de milhagem
A rede de supermercados Pão de Açúcar está repaginando seu programa de fidelidade, o Mais, pioneiro no varejo nacional, criado há 15 anos. A partir de amanhã, todas as ofertas da rede serão exclusivas para os "clientes Mais". A varejista também ajustou regras de resgate de prêmios e passou a negociar parcerias com empresas de milhagens. Pela primeira vez, a rede fará campanha na TV aberta para divulgar o programa Mais.
Segundo Renato Camargo, executivo responsável pela área de fidelidade do Grupo Pão de Açúcar, as mudanças foram desenhadas para valorizar o programa e aumentar o engajamento do consumidor. "Entendemos que o programa Mais pode nos ajudar a conhecer melhor o consumidor e oferecer a ele exatamente o que ele quer", disse o executivo.
O Mais tem cerca de 4 milhões de clientes cadastrados, consumidores que respondem por mais de 60% da receita da rede Pão de Açúcar e de 37% das compras. O desembolso desse cliente por compra é, em média, 50% superior ao dos consumidores que não têm cadastro no programa.
Segundo o executivo do GPA, pesou na decisão de reestruturar o Mais a experiência do grupo com o Clube Extra, que permite o resgate de pontos diretamente no caixa. O resultado do Clube Extra, que tem índice de pontos perdidos é próximo a zero, mostra que o cliente cadastrado vai mais ao supermercado e efetivamente usa os descontos oferecidos a ele.
Mudanças. As primeiras mudanças no programa de fidelidade do Pão de Açúcar foram feitas em testes no Nordeste e no Rio de Janeiro. Há dois meses, os clientes dessas regiões podem trocar seus pontos Mais por descontos na hora da compra. Há duas semanas, o modelo foi estendido a São Paulo.
Antes das mudanças, o cliente tinha de entrar em contato com a central de relacionamento para resgatar os prêmios. Nesse formato, cerca de 20% dos pontos venciam sem que o cliente os utilizasse. Com o novo modelo, o objetivo é reduzir o desperdício de pontos do Mais para zero.
Milhagens. O GPA já decidiu que vai integrar o programa a redes como Multiplus e Smiles, que reúnem pontos de diversos parceiros, como emissores de cartão de crédito, postos de combustível, companhias aéreas e outros varejistas. "Queremos facilitar o acúmulo de pontos e oferecer mais prêmios aos clientes", disse Camargo. O executivo disse que a rede não terá contratos de exclusividade e não quis revelar as negociações em andamento. O Estado apurou que tanto Smiles quanto Multiplus podem virar parceiros do programa do Pão de Açúcar. A ideia é fechar todas as parcerias até o fim do ano.
Segundo fontes de mercado, os 4 milhões de clientes são cobiçados por programas de benefícios como o Multiplus e o Smiles, que hoje funcionam de forma independente das companhias aéreas das quais foram derivados (TAM e Gol, respectivamente).
"A próxima alavanca de crescimento do setor de fidelização é o varejo", afirmou Emerson Moreira, presidente da LTM, empresa que gerencia 150 programas de fidelidade de empresas brasileiras. Segundo dados da LTM, apenas 15% da população brasileira economicamente ativa participa de programas de fidelidade.
Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

