Redes de Supermercados
18/09/2015 12:22 - Super Nosso terá fábrica de marca própria
A rede supermercadista Super Nosso parece ignorar a crise econômica que atinge o País. Mesmo em um ano em que o faturamento do grupo não deve crescer, a Multi Formato Distribuidora S/A, formada pelos supermercados Super Nosso, Apoio Mineiro e as distribuidoras Dec Minas e Daminas, está investindo pesado na expansão do negócio. Além da abertura de nove unidades em Belo Horizonte com o novo formato denominado "lojas de proximidade" - Momento Super Nosso -, a empresa está investindo também na implantação de uma indústria para fornecimento de produtos perecíveis de marca própria.
"É um projeto inédito no Brasil, porque existem centrais de padarias, de cortes de frios e embutidos de modo geral, mas nosso diferencial é que conseguimos centralizar todo esse serviço e produzir em grande escala. Com a Super Nosso Indústria de Alimentos fechamos a cadeia", afirmou ontem o presidente da rede, Euler Fuad Nejm, em entrevista exclusiva concedida ao DIÁRIO DO COMÉRCIO durante a "Convenção 2015 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras)", em Atibaia (SP).
Somente na indústria, que está sendo erguida em uma área de 7 mil metros quadrados anexa ao centro de distribuição próprio - que também está em fase de construção em Contagem (RMBH), o grupo está investindo R$ 30 milhões. Já os aportes voltados para expansão de lojas chegarão a R$ 50 milhões neste ano. Ao todo, os investimentos na rede Multi Formato Distribuidora somarão R$ 80 milhões neste ano. "Resolvemos não participar da crise e continuar investindo. uma postura corajosa, acredito, mas montei a indústria para primar", destacou.
Marca - A princípio, a indústria de perecíveis terá um mix com cerca de 600 itens e contará com 300 funcionários. A marca "Super Nosso" vai abastecer especialmente as lojas Momento Super Nosso, mas também estará presente nos supermercados tradicionais da rede. Já o atacado Apoio Mineiro vai oferecer produtos próprios com a marca "Apreço".
"Estamos bastante surpresos com a projeção de resultados que teremos com o advento da indústria. A expectativa é crescer 20% no Ebtida, principalmente do Super Nosso e Momento Super Nosso nos próximos anos", disse.
O grupo faz parte da Rede Brasil Supermercados, central de compras surgida a partir da união de varejistas brasileiros fundada em 2004. A sociedade anônima é formada por 17 redes supermercadistas de menor porte, espalhadas por todo o Brasil. Juntas, são a quarta maior do segmento do varejo brasileiro, depois do Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart Brasil.
Com a indústria de perecíveis, Nejm pretende, primeiramente, abastecer sua rede com produtos próprios, mas não descarta a possibilidade de vir a produzir também marcas para terceiros. "Não temos capacidade de fornecer para toda a Rede Brasil, mas vejo ociosidade na indústria e é possível avançar nesse sentido", avaliou o empresário.
Resultados - A previsão para este ano é a de que a rede feche com o faturamento de cerca de R$ 1,9 bilhão. O resultado, embora superior ao registrado em 2014, quando a receita bruta foi de R$ 1,750 bilhão, será menor do que o previsto anteriormente para este exercício, R$ 2 bilhões.
"Teremos crescimento nominal de cerca de 8% o que na verdade compensa apenas as perdas inflacionárias. Porém, estamos apenas levando em conta as lojas já existentes. Não dá ainda para avaliar desempenho das novas unidades Momento Super Nosso. Já no próximo ano, acredito que vamos ultrapassar R$ 2,1 bilhões", prevê.
Neste ano, além das nove unidades com o novo formato de lojas de vizinhança, a rede Super Nosso ainda vai ser ampliada com a abertura de mais dois atacados Apoio Mineiro na Grande BH. Um deles já foi inaugurado em Santa Luzia. O outro entrará em operação em breve no município de Lagoa Santa.
Para 2016, está prevista a abertura de mais dois Super Nosso em Belo Horizonte e a inauguração do novo centro de distribuição em Contagem, cujos aportes totalizaram R$ 40 milhões. "Hoje atuamos em área alugada. Mas a previsão é de que o nosso CD próprio comece a operar no 1º semestre do ano que vem", completou.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
14/05/2025 17:03 - Grupo Ítalo adquire duas lojas do Compre Mais14/05/2025 16:07 - Prezunic faz aniversário com ações para clientes e reforça modernização da rede
14/05/2025 11:09 - Oxxo e Smirnoff ICE “congelam” fachada de loja em Campinas (SP)
13/05/2025 14:07 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
13/05/2025 10:25 - Após modernização, Assaí Uberlândia reabre com mais serviços
13/05/2025 10:23 - Carrefour Brasil inaugura primeira loja Express no Metrô de SP
12/05/2025 17:01 - Com investimento de R$ 12 milhões, Rede TOP inaugura sexta loja em Gaspar (SC)
12/05/2025 12:06 - Extra Mercado inaugura loja de 1500 m² em Peruíbe (SP)
09/05/2025 18:10 - Macromix Atacado inaugura loja de 3.300 m² em Esteio (RS)
09/05/2025 15:55 - Supermercados Zarelli inaugura 6ª loja e chega a Louveira (SP)
09/05/2025 15:53 - Comercial Zaffari abre loja do Stok Center em Lajeado (RS)
09/05/2025 15:48 - Barbosa Supermercados reinaugura loja matriz em Guarulhos (SP)
08/05/2025 12:06 - Fortaleza (CE) ganhará nova unidade do Supermercado Guará
08/05/2025 11:04 - Marília (SP) receberá segunda unidade do Max Atacadista
08/05/2025 10:01 - Paulistão Atacadista inaugura primeira loja em Campinas (SP)