Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

27/08/2015 10:09 - Walmart retoma aberturas no Brasil; formato será de loja de desconto

O Walmart retomou as aberturas de lojas no Brasil, embora em ritmo pequeno, e espera inaugurar entre quatro a cinco unidades novas em 2015, todas em um formato de loja de desconto com a bandeira Hiper Todo Dia, definida pela companhia como uma rede de "soft discount", com promessa de preços mais atraentes. A informação foi dada pelo presidente do Walmart Brasil, Guilherme Loureiro.

Ele lembrou que, nos últimos dois anos, sob sua gestão, o Walmart deixou de abrir lojas e se concentrou em reduzir gastos e integrar as bandeiras que haviam sido adquiridas em anos anteriores. De acordo com Loureiro, porém, o formato de loja de desconto tem apresentado um crescimento relevante e, por isso, a companhia decidiu que seria necessário investir, ainda que o processo de integração não esteja concluído. "O formato é prioridade e estamos abrindo porque não dá para esperar", comentou. "O consumidor está buscando preço", acrescentou.

O Walmart já possui uma rede de lojas da bandeira Todo Dia, no formato de supermercados. Ao final de 2014, iniciou o projeto de lançamento de hipermercados da mesma marca e tem destacado a expansão na região Nordeste.

Loureiro afirmou ainda que a rede varejista avançou no processo de integração das redes. De acordo com ele, lojas e centros de distribuição da região Sul já operam com sistemas integrados.

O presidente do Walmart Brasil disse que a última etapa será a integração de sistemas na região Nordeste, a qual deve ser encerrada no final de 2016. "Crescemos muito na companhia no passado e não deu muito tempo de reduzir custo, portanto, nos últimos dois anos estamos num processo de redução de custos muito forte", comentou.

O executivo falou ainda sobre o cenário de consumo no Brasil e afirmou que os supermercados têm sofrido com queda de vendas em volume e redução do número de visitas dos consumidores às lojas. "Uma coisa que vemos é que o salário do trabalhador não dura todo o mês, portanto temos visto uma concentração das vendas nos primeiros dias do mês."

Na avaliação de Loureiro, esse comportamento tem sido negativo para as vendas no formato tradicional de hipermercados. "O consumidor pode ir no início do mês em um hipermercado, mas só volta a comprar depois para repor o essencial e nessas ocasiões pode ir a uma loja menor", ponderou.

O presidente do Walmart Brasil afirmou que na crise a companhia segue reforçando o seu modelo de negócios do "Preço Baixo Todo Dia". Esse modelo prega uma lógica de preços mais estáveis, diferente do chamado "high-low", em que há promoções em itens selecionados durante períodos mais curtos de tempo.

Loureiro disse que a companhia tem conseguido acostumar fornecedores brasileiros a seu modelo de precificação. Apesar disso, ele considerou que a companhia tem sido mais "flexível" com fornecedores quanto ao prazo de duração de certos preços promocionais. "Não posso ser inflexível sem abrir mão do nosso prazo de 90 dias para manter o preço, mas sem prejudicar a política", completou.

Em 2013, a companhia chegou a anunciar o fechamento de 25 lojas. Loureiro afirmou que em 2015 não houve fechamentos, mas ponderou que isso é algo recorrente no varejo sempre que uma unidade demora a maturar. "A diferença este ano é que a análise não pode levar em conta apenas a crise, porque toda loja sofre com ela", comentou.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário
05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)
30/05/2025 19:56 - São Carlos receberá nova unidade do Oba Hortifruti
30/05/2025 18:55 - Mac Supermercados inaugura 8ª loja em Nova Serrana (MG)
30/05/2025 14:32 - Cinco formatos de retail media que colocam sua marca em evidência

Veja mais >>>