Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

24/08/2015 12:40 - Lojas de bairro são tendência do setor de supermercados

                               Estratégia utilizada pelas redes para fugir da concorrência acirrada e buscar atendimento próximo ao consumidor.



Para fugir da concorrência acirrada e buscar um atendimento mais próximo ao consumidor, supermercados mineiros apostam cada vez mais nas unidades de bairros fora do hipercentro e das vias principais da cidade. Entre os formatos de unidades que se destacam nesse movimento está o supermercado gourmet, que oferece em um espaço menor tudo o que o cliente precisa, de forma prática e rápida.

O superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, afirma que a maior procura pelo público dos bairros é uma tendência natural no segmento, que está em busca de mercados menos explorados. " natural que os empresários façam esse movimento. Se existe um bairro novo, sem supermercado e pouco explorado, claro que será muito mais fácil ter sucesso lá", diz.

De acordo com ele, a região central de Belo Horizonte é a que tem a maior concentração de supermercados, caracterizando-se, portanto, como uma área saturada. Por causa disso, muitas marcas têm optado por bairros que não estão nas principais vias da Capital e até por outras cidades no interior do Estado, que apresentem demanda.

"O empresário é movido de acordo com a oportunidade de mercado. Então, se ele encontrar um ponto onde não tem tanta concorrência, onde as pessoas estão desabastecidas e precisam sair de longe para comprar, então ele encontrou uma oportunidade", afirma. Entretanto, Rodrigues destaca que o investidor precisa ter o cuidado de adaptar o formato da loja à realidade do bairro para onde está indo.

"Se for na Lagoa dos Ingleses, talvez ele tenha que levar um empório ou uma loja gourmet, o que é totalmente diferente de um supermercado na periferia de Belo Horizonte ou em um bairro novo com público da classe E, que precisa atender às demandas específicas dessa população", afirma.

Passagens - Ele ainda sugere um terceiro exemplo, que é a abertura de unidades em regiões que são passagens para outros bairros ou até cidades, como no caminho da Serra do Cipó. "Em uma região como essa, o ideal é um atacarejo, que atende a população, mas o pequeno atacado também, beneficiando, por exemplo, as pousadas no entorno", diz.

Para o superintendente, a chegada desses supermercados mais conhecidos nos bairros fora do centro não ameaça os empresários que porventura já atuam nessas regiões com pequenos armazéns. De acordo com ele, independente do tamanho do estabelecimento e da importância da marca que está chegando, o que vai prevalecer é a relevância que aquele supermercado tem para a comunidade.

"Pode ser uma mercearia, mas que conhece os clientes, que tem atendimento diferenciado, que entrega em casa e tem produtos frescos. Se o outro chegou oferecendo muito mais vantagens, então ele pode ganhar mais relevância, mas se o pequeno trabalha bem, ele vai continuar", analisa.

Super Nosso - Entre os supermercados que estão apostando nesse movimento de fortalecer sua presença nos bairros está o Super Nosso, que tem investido em um formato gourmet de lojas chamado "Momento Super Nosso". A estratégia é explorar o nicho de varejo de proximidade, atingindo principalmente aqueles consumidores que trocaram as compras mensais pelas diárias ou semanais. O modelo reúne itens de padaria, hortifrúti e perecíveis, além de um minimercado.

"Acreditamos que a praticidade, comodidade e proximidade são os pontos fortes desse novo formato. Com o "Momento Super Nosso", conseguimos estar a poucos quarteirões do cliente e proporcionar a ele uma experiência de compra prática e prazerosa. Claro, mantendo nosso padrão de qualidade", afirma o presidente da rede, Euler Nejm.

Estratégia parecida está adotando o grupo mineiro Bahamas, que tem sede em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Em maio deste ano, o supermercado investiu R$ 30 milhões em quatro lojas em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com o conceito de empório. O modelo possui produtos de mercearia, hortifrúti, padaria, laticínio, pratos prontos, carnes exóticas e um espaço especial para bebidas.


Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)
19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

Veja mais >>>