Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

15/12/2014 12:03 - Aos 88 anos, empresa quer manter loja única

Para especialistas emvarejo, estratégia éarriscada, especialmente com a chegada de rivaiscomo a Eataly

 



No último sábado, a Casa Santa Luzia, sinônimo de supermercado de luxo dos paulistanos, completou 88 anos. A empresa continua fiel ao princípio do fundador, o imigrante português Daniel Lopes: o de nunca transformar a marca numa rede sob o risco de perder o controle da qualidade dos produtos.

"Não pretendemos abrir filiais, nosso foco é no cliente e nos produtos diferenciados", afirma Ana Maria Lopes, diretora-geral da empresa. Segundo ela, essa fórmula tem tido sucesso. Nos últimos quatro anos, o faturamento real (descontada inflação) com uma única loja, localizada no bairro paulistano dos Jardins, cresceu 5% ao ano.

Mas com o crescimento do mercado de produtos gourmet e a chegada no País de redes internacionais, como a italiana Eataly, prevista para começo do ano que vem, consultores de varejo acham a estratégia de loja única arriscada. "Um local só me parece problemático. Na lógica do capitalismo, se você não cresce, desaparece", diz o presidente do Conselho do Provar, Claudio Felisoni de Angelo, em referência a empresas do ramo gourmet.

Marcos Gouvêa de Souza, sócio da GS&MD, tem avaliação semelhante à de Felisoni em relação à estratégia de loja única. Segundo ele, esse modelo de negócio extremamente conservador usado para obter excelência no atendimento pode ameaçar o crescimento, especialmente no momento em que o mercado de produtos gourmet no País cresce a olhos vistos e é alvo empresas estrangeiras e também de nacionais.

Na avaliação de Ana Maria, o foco da Casa Santa Luzia é diferente da empresa que está chegando ao País. Ela ressalta que a companhia não pretende ter restaurante e quer se manter como referência na venda de alimentos de qualidade. Apesar disso, desde 1989, a empresa tem uma rotisserie que responde por 30% do faturamento. "É uma cozinha artesanal para atender à demanda dos nossos clientes por praticidade."



Veículo: O Estado de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/01/2025 11:06 - Palhoça (SC) ganha segunda loja do Brasil Atacadista
03/01/2025 15:37 - Cometa Supermercados inaugura duas lojas no fim de 2024
02/01/2025 16:58 - Xanxerê (SC) ganha primeira loja da bandeira Econômico Atacadão
02/01/2025 14:39 - Rede Nilo inaugura primeira loja em Jussara (GO)
02/01/2025 14:38 - Grupo Centerbox adquire seis lojas do Ismael Supermercados no CE
02/01/2025 14:36 - Americana (SP) terá unidade do Pão de Açúcar em 2025
01/01/2025 08:56 - Boa Supermercados inaugura nova unidade em Jundiaí (SP)
30/12/2024 17:03 - Prezunic reinaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)
30/12/2024 16:35 - Higa’s Supermercados inaugura loja na Curuçá Velha, bairro de SP
30/12/2024 16:33 - Unidade do Comper Jardim Itália é reinaugurada em Cuiabá (MT)
30/12/2024 16:33 - Supermercados BH abre lojas nas cidades mineiras de Raposos e Felixlândia
30/12/2024 10:44 - Mineirão Atacarejo abre loja em Feira de Santana (BA)
27/12/2024 17:42 - Superviza Atacadista inaugura primeira loja em Pato Branco (PR)
27/12/2024 15:22 - São José dos Pinhais (PR) recebe nova loja do Jacomar Supermercados
27/12/2024 15:20 - Grupo Mateus inaugura loja em São Luís (MA)

Veja mais >>>