Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

15/12/2014 12:03 - Aos 88 anos, empresa quer manter loja única

Para especialistas emvarejo, estratégia éarriscada, especialmente com a chegada de rivaiscomo a Eataly

 



No último sábado, a Casa Santa Luzia, sinônimo de supermercado de luxo dos paulistanos, completou 88 anos. A empresa continua fiel ao princípio do fundador, o imigrante português Daniel Lopes: o de nunca transformar a marca numa rede sob o risco de perder o controle da qualidade dos produtos.

"Não pretendemos abrir filiais, nosso foco é no cliente e nos produtos diferenciados", afirma Ana Maria Lopes, diretora-geral da empresa. Segundo ela, essa fórmula tem tido sucesso. Nos últimos quatro anos, o faturamento real (descontada inflação) com uma única loja, localizada no bairro paulistano dos Jardins, cresceu 5% ao ano.

Mas com o crescimento do mercado de produtos gourmet e a chegada no País de redes internacionais, como a italiana Eataly, prevista para começo do ano que vem, consultores de varejo acham a estratégia de loja única arriscada. "Um local só me parece problemático. Na lógica do capitalismo, se você não cresce, desaparece", diz o presidente do Conselho do Provar, Claudio Felisoni de Angelo, em referência a empresas do ramo gourmet.

Marcos Gouvêa de Souza, sócio da GS&MD, tem avaliação semelhante à de Felisoni em relação à estratégia de loja única. Segundo ele, esse modelo de negócio extremamente conservador usado para obter excelência no atendimento pode ameaçar o crescimento, especialmente no momento em que o mercado de produtos gourmet no País cresce a olhos vistos e é alvo empresas estrangeiras e também de nacionais.

Na avaliação de Ana Maria, o foco da Casa Santa Luzia é diferente da empresa que está chegando ao País. Ela ressalta que a companhia não pretende ter restaurante e quer se manter como referência na venda de alimentos de qualidade. Apesar disso, desde 1989, a empresa tem uma rotisserie que responde por 30% do faturamento. "É uma cozinha artesanal para atender à demanda dos nossos clientes por praticidade."



Veículo: O Estado de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)
19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

Veja mais >>>