Redes de Supermercados
01/12/2014 12:00 - Hipermercados buscam nova identidade
Os hipermercados se transformaram, em todo o mundo, em um desafio para as grandes empresas de varejo. E no Brasil não é diferente. As lojas gigantescas e cheias de produtos não combinam mais com o estilo de vida do consumidor das grandes cidades, que procura fazer as compras o mais rápido possível e com apenas o mínimo necessário de deslocamento. É por isso que as empresas estão repensando o modelo. Em alguns casos, a proposta tão vencedora até os anos 90 está sendo abandonada por completo.
Foi o que ocorreu com uma unidade do Extra na Barra da Tijuca, bairro de classe média alta da zona oeste do Rio de Janeiro. Lá, o Grupo Pão de Açúcar simplesmente deixou para trás a proposta de ter um hiper do Extra como ponto de atração de clientes. Aproveitou o ponto para fazer um shopping da GPA Malls. Como a renda da região é alta, o Extra não sobreviveu nem como parte do centro comercial: em seu lugar, entrou uma loja do Pão de Açúcar.
A rede francesa Carrefour, que também sofre com o desgaste do modelo de hipermercados, lançou uma ofensiva para ocupar melhor as áreas de suas lojas. Em maio, em parceria com a Odebrecht Realizações Imobiliárias, a empresa anunciou a reformulação da unidade da Marginal Pinheiros, justamente a primeira da companhia no País, que ganhará um minishopping de 15 mil metros quadrados. A tendência é que outras lojas sofram transformações semelhantes.
Essa corrida pelo aproveitamento do ativo imobiliário tem razão de ser: hoje, conta uma fonte do Grupo Pão de Açúcar, abrir a unidade de 19 mil metros quadrados que o Extra tem na região do Panamby, na zona sul de São Paulo, exigiria um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões - um valor que tornaria o projeto economicamente inviável.
A loja, na verdade, foi herdada do grupo Paes Mendonça, que foi adquirido pelo GPA em 1999. "Na época em que aquele hiper foi aberto, o Panamby era só mato. Era muito diferente do que é hoje", lembra um executivo do setor. "Hoje, o ativo imobiliário acaba sendo mais interessante do que a operação da loja em si."
Outra razão para o hipermercado perder espaço é a complexidade da operação. De acordo com o consultor em varejo Alberto Serrentino, a quantidade de itens dentro dessas lojas é dez vezes maior do que a oferecida nos atacarejos, que hoje têm margens de lucro bem superiores. "Os atacarejos hoje se consolidaram como um destino de compras para as famílias de baixa renda", explica o especialista. "Trata-se de uma invenção brasileira que hoje 'rouba' a fatia de mercados que antes era do hipermercado."
Conveniência
Embora o presidente do Pão de Açúcar, Ronaldo Iabrudi, afirme que a companhia ainda busque formas de expandir a operação de hipermercados, ele admite que o modelo das unidades precisa ser adaptado. "Temos planos de evoluir, de aumentar o espaço das galerias, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Vamos redesenhar e reconceituar os hipermercados", explica.
Mas o consenso de fontes do setor é que as varejistas devem dar prioridade a outros formatos. A emergência dos hipermercados rimava com a hiperinflação dos anos 80 e início dos anos 90. Era uma forma de o cliente comprar o máximo de itens para o mês em apenas um local, garantindo que a renda não fosse consumida pelo dragão inflacionário.
Além da emergência dos atacarejos, que abocanhou as classes C e D, o consumidor de alta renda está valorizando a conveniência: é por isso que a marca Pão de Açúcar está acelerando a abertura de minimercados em bairros nobres. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Veículo: O Estado de S. Paulo

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)