Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

17/11/2014 11:36 - Marcas líderes perdem espaço nas prateleiras de redes pequenas

Movimento de downtrading, mais nítido entre os consumidores da classe C, se acentua neste final de ano. Varejistas estão preocupados com a redução das margens de lucro

 



O Yamato, supermercado localizado no bairro do Jabaquara, zona Sul de São Paulo, foi obrigado a alterar toda a sua rotina de compras e ainda buscar novos fornecedores para a sua loja. Acostumado a adquirir 30 caixas (cada uma com 20 unidades) de sabão em pó Omo por quinzena, agora compra apenas cinco.

O caso se repete com o café Pilão, o leite Batavo, o arroz Camil, os iogurtes da Danone, o feijão Guto, o leite condensado Moça e centenas de outros produtos considerados de primeira linha. As compras de marcas líderes foram reduzidas em torno de 35% neste semestre e o estoque das mercadorias de segunda linha, ao contrário, aumentou.

O fato é que, depois da Copa, o consumidor reduziu o volume de compras e também passou a trocar as marcas mais caras por mais baratas. “Esta situação me faz lembrar o período das remarcações, quando os preços subiam cada vez que chegava uma nova remessa de mercadoria à loja e quando o consumidor passou a adquirir produtos de marcas desconhecidas”, afirma Flávio Augusto Pandolfi, sócio-gerente do Yamato.

Assim como o Yamato, outras dez redes de pequeno porte espalhadas por São Paulo, que compram produtos em forma de pool - isto é, em conjunto, para tentar obter preços mais em conta das indústrias-, também cortaram as compras de marcas líderes. “Se eu não participasse deste grupo, provavelmente, já teria fechado as portas. As margens de lucro estão apertadíssimas”, afirma Pandolfi.

A situação exposta por Yamato e outros supermercados de pequeno porte expõe o que o Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo) constatou em uma pesquisa realizada neste mês para identificar o comportamento dos consumidores, principalmente da classe C, formada por cerca de metade da população brasileira, neste final de ano, considerando, claro, a situação econômica atual do país: preços e juros em alta e famílias mais endividadas.

Das pessoas consultadas, 51% informaram que diminuíram as compras e trocaram de marcas neste ano e 53,1% passaram a comprar produtos de marcas desconhecidas. Em relação às compras específicas para o Natal, 58% disseram que vão diminuir e 50,5% que vão substituir itens --leia-se procurar produtos mais em conta, de segunda linha.


“O consumidor não tem alternativa, tem de se defender como pode”, afirma Álvaro Furtado, presidente do Sincovaga, entidade que representa cerca de 50 mil estabelecimentos no Estado de São Paulo. “O Natal deste ano será mais pobre, pois o consumidor vai preferir pagar as dívidas. Será novamente um Natal de lembrancinhas”.

Na primeira sondagem do Sincovaga, realizada em agosto deste ano, já havia sinais de que os consumidores estavam comprando menos e também adotando a prática de downtrading de marcas. Na época, 25% dos entrevistados informaram que estavam reduzindo o volume de compras e também trocando as marcas mais caras por mais baratas. Agora, este percentual dobrou.

A pesquisa do Sincovaga também constatou neste mês que as marcas próprias dos supermercados estão sendo mais procuradas por uma parte dos consumidores porque são cerca de 20% mais em conta do que as das empresas líderes.

Das pessoas ouvidas pelo sindicato que trocaram de marcas, 46,9% informaram que as próprias são alternativas para que o orçamento não fique tão comprometido com alimentação - a pesquisa revelou que, para a maioria das famílias (58% dos entrevistados), com renda de três a cinco salários mínimos, o comprometimento da renda com alimentação já representa de 21% a 50% do orçamento.

É bom lembrar que, muitas vezes, a marca própria de um supermercado é produzida por uma empresa líder de mercado. O que significa que o consumidor está comprando o mesmo produto da marca de primeira linha, só que com outra marca e embalagem.



Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)
04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

Veja mais >>>