Redes de Supermercados
28/10/2014 12:05 - Dia tem novo modelo de loja no Brasil
A rede de supermercados espanhola Dia decidiu trazer um novo formato de lojas ao país. Alguns pontos da bandeira Dia no Brasil têm sido transformados em "Dia Market", modelo de lojas de vizinhança que começou a ser testado nos últimos meses.
Em São Paulo, pelo menos quatro unidades foram transformadas em "Dia Market" desde o mês de agosto, segundo uma fonte. Também estão sendo definidos planos de aberturas de unidades novas no Brasil. O país representa quase 20% das vendas do Dia no mundo.
Desta forma, a varejista entra no mesmo segmento de atuação do Grupo Pão de Açúcar, com a rede "Minimercado Extra", e do Carrefour, com o "Carrefour Express", na tentativa de ganhar participação de mercado em áreas mais populosas das capitais, onde terrenos de grande porte são mais raros. As lojas deste formato, no caso de GPA, Carrefour e Dia, têm menos de mil metros quadrados, layout mais moderno e oferta segmentada de produtos de conveniência.
O "Dia Market" já existe na Espanha no modelo de minimercado (de 400 metros a 700 metros quadrados) com um formato de lojas que oferece, além de itens industrializados, produtos de padaria e área de frutas, verduras e legumes. No Brasil, a rede está sendo criada para ter cerca de dois a três mil itens por loja, segundo uma fonte.
Os minimercados têm sido apresentados como solução para expansão orgânica mais acelerada das grandes supermercadistas. Uma unidade de 200 metros quadrados custa cerca de R$ 700 mil - 10% de um supermercado tradicional. Mas esses pontos menores são alugados ou comprados por valores altos, por estarem em regiões valorizadas, o que (a depender do movimento de clientes) pode estender o período de retorno sobre o investimento.
A rede Dia foi separada do Carrefour em 2011, quando acionistas da rede francesa receberam papéis do Dia, numa troca de ações entre sócios. Há 1,4 mil pontos do Dia Market no mundo. No país, a rede também tem aberto, desde 2013, unidades da rede Dia Maxi, supermercados maiores que o Dia Market com quatro mil itens.
Ontem, em relatório sobre resultados do terceiro trimestre, o comando do Dia ressaltou os resultados positivos no Brasil. Ricardo Currás, diretor executivo, informou que a cadeia ganhou participação de mercado no Brasil e Argentina, países onde os investimentos aumentaram 36% de janeiro a setembro. Currás ressaltou que em outubro o Dia entrou na Bahia, o quarto Estado no Brasil.
A rede informou que as vendas líquidas no país de janeiro a setembro passaram de € 1,074 bilhão para € 1,109 bilhão, alta de 3,3% - ou 19,1% das vendas totais do grupo. Em 2013, era 18%. Equivale a mais de R$ 3 bilhões no ano. No mundo, as vendas caíram 1,6% de janeiro a setembro e cresceram 0,3% (para pouco mais de € 2 bilhões) de julho a setembro.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

