Redes de Supermercados
28/10/2014 12:05 - Dia tem novo modelo de loja no Brasil
A rede de supermercados espanhola Dia decidiu trazer um novo formato de lojas ao país. Alguns pontos da bandeira Dia no Brasil têm sido transformados em "Dia Market", modelo de lojas de vizinhança que começou a ser testado nos últimos meses.
Em São Paulo, pelo menos quatro unidades foram transformadas em "Dia Market" desde o mês de agosto, segundo uma fonte. Também estão sendo definidos planos de aberturas de unidades novas no Brasil. O país representa quase 20% das vendas do Dia no mundo.
Desta forma, a varejista entra no mesmo segmento de atuação do Grupo Pão de Açúcar, com a rede "Minimercado Extra", e do Carrefour, com o "Carrefour Express", na tentativa de ganhar participação de mercado em áreas mais populosas das capitais, onde terrenos de grande porte são mais raros. As lojas deste formato, no caso de GPA, Carrefour e Dia, têm menos de mil metros quadrados, layout mais moderno e oferta segmentada de produtos de conveniência.
O "Dia Market" já existe na Espanha no modelo de minimercado (de 400 metros a 700 metros quadrados) com um formato de lojas que oferece, além de itens industrializados, produtos de padaria e área de frutas, verduras e legumes. No Brasil, a rede está sendo criada para ter cerca de dois a três mil itens por loja, segundo uma fonte.
Os minimercados têm sido apresentados como solução para expansão orgânica mais acelerada das grandes supermercadistas. Uma unidade de 200 metros quadrados custa cerca de R$ 700 mil - 10% de um supermercado tradicional. Mas esses pontos menores são alugados ou comprados por valores altos, por estarem em regiões valorizadas, o que (a depender do movimento de clientes) pode estender o período de retorno sobre o investimento.
A rede Dia foi separada do Carrefour em 2011, quando acionistas da rede francesa receberam papéis do Dia, numa troca de ações entre sócios. Há 1,4 mil pontos do Dia Market no mundo. No país, a rede também tem aberto, desde 2013, unidades da rede Dia Maxi, supermercados maiores que o Dia Market com quatro mil itens.
Ontem, em relatório sobre resultados do terceiro trimestre, o comando do Dia ressaltou os resultados positivos no Brasil. Ricardo Currás, diretor executivo, informou que a cadeia ganhou participação de mercado no Brasil e Argentina, países onde os investimentos aumentaram 36% de janeiro a setembro. Currás ressaltou que em outubro o Dia entrou na Bahia, o quarto Estado no Brasil.
A rede informou que as vendas líquidas no país de janeiro a setembro passaram de € 1,074 bilhão para € 1,109 bilhão, alta de 3,3% - ou 19,1% das vendas totais do grupo. Em 2013, era 18%. Equivale a mais de R$ 3 bilhões no ano. No mundo, as vendas caíram 1,6% de janeiro a setembro e cresceram 0,3% (para pouco mais de € 2 bilhões) de julho a setembro.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)