Redes de Supermercados
30/09/2014 12:21 - Pequeno negócio cresce com curso adaptado
Supermercados, mercearias, farmácias e pet shops estão entre os beneficiados pelo projeto da Abad, que profissionalizou cerca de 2 mil varejistas independentes em mais de 15 estados
A parceria da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) com o Sebrae Nacional ajudou cerca de 2 mil varejistas de pequeno porte a aumentar a lucratividade em até 20%. A perspectiva é que o Programa Varejo Competitivo seja ampliado.
"Em 2010, criamos o projeto que tinha como intuito ajudar tanto a cadeia de fornecedores quanto os varejistas", explicou o coordenador do Comitê de Varejo Competitivo da Abad, Walter de Souza ao DCI.
A entidade adaptou alguns dos cursos ofertados pelo Sebrae Nacional e, juntos, conseguiram fazer com que 66% dos participantes aumentassem o faturamento. "Na grande maioria dos casos foi constatado um aumento nas vendas que repercutiu no faturamento mensal desses empresários", disse Souza.
Resultados
Segundo pesquisa realizada após cinco anos da inserção do projeto entre os empresários, foi constatado que o incremento no rendimento mensal dos participantes ficou entre 6% e 10%. "Todos saíram ganhando. Os atacadistas que fornecem quase todos os produtos ofertados por esses empreendedores e os empresários, que melhoraram a competitividade de suas operações", disse Souza.
No caso do Supermercado Pinheiro, localizado em Santa Cruz, município do Rio Grande do Norte (RN), participar do programa rendeu ao proprietário José Pinheiro de Andrade a ideia de ampliar a sua loja. "Mais espaço servirá para acomodar melhor os produtos", explicou o empreendedor em depoimento após a finalização de todo o processo de melhoria de seu pequeno mercado.
Ainda segundo Andrade, a adequação do mix de produtos ofertados o ajudou a reduzir os custos de sua operação. "Eu mantinha grande quantidade de produtos armazenados. Hoje, eu calculo melhor a necessidade dos produtos na loja, de acordo com o giro, e evito investimento indevido."
Gestão
O coordenador do Programa Varejo Competitivo, Walter de Souza, explicou que, após a realização do curso, esses empreendedores contam com um apoio do representante de venda dos atacadistas regionais. "Eles têm o papel de consultores desses empresários. Mais do que vender produtos, eles os ajudam a gerir os estoques e saber o que pode atender a demanda do consumidor", afirmou Souza.
Essa pequena iniciativa aumenta a competitividade dessas empresas frente às grandes redes de varejo. "Os empresários menores têm a vantagem de ser mais rápidos na resposta ao consumidor. Isso não acontece no grande varejo."
Segundo o especialista, a administração que antes era feita de forma intuitiva, para os primeiros 2 mil participantes tornou-se profissionalizada e rentável. Souza explicou também que a primeira fase do projeto contemplou ainda os seguintes números: os participantes tiveram aumento de 10% no faturamento real; aumento de 5% nos postos de trabalho e 60% de melhoria no relacionamento com o atacado fornecedor.
Dos 500 participantes do Programa Varejo Competitivo que responderam ao questionário da Associação Brasileira dos Atacadistas; 83% afirmaram ter feito ajustes no sortimento das lojas. A exposição dos produtos nas gôndolas foi feita por 89% deles.
"Todos os envolvidos no projeto criaram a cultura da ajuda mútua, fato esse pouco comum no País", argumentou Souza. A melhoria na relação com o fornecedor atacadista distribuidor foi destacada por 80% dos varejistas.
A estimativa da Abad e do Sebrae Nacional é que na segunda fase do projeto outros 2 mil empresários passem pelo mesmo processo e obtenham resultados tão bons quanto os da primeira fase.
Resistência
"O complicado foi fazer com que os empresários não desistissem do curso. Nos dois primeiros dias eles iam às aulas. No meio do caminho, muitos desistiam", explicou o coordenador do projeto. Segundo Souza, ao longo dos cinco anos do projeto, a Abad e o Sebrae remodelaram os cursos algumas vezes.
"Para fazer com que o dono da empresa participasse de 100% das aulas, dividimos o curso em duas vezes a três vezes por semana". As entidades tiveram o cuidado de escolher os dias de menor movimento das lojas para que o aproveitamento fosse melhor.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

