Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

18/09/2014 13:05 - Grupo chileno Cencosud continua atento a possíveis aquisições no País

No Brasil, a companhia já adquiriu bandeiras como a GBarbosa, Bretas, Perini, Presumi e Plumam, tornando-se a quarta maior varejista, e não descarta oportunidades estratégicas



Depois de comprar as bandeiras GBarbosa, Bretas, Perini, Prezunic e Pluma, o grupo chileno Cencosud continua atento às oportunidades no País. Graças às aquisições, a empresa hoje já figura como quarta maior do setor supermercadista no Brasil.

Concorrente das redes líderes Grupo Pão de Açúcar (GPA), Walmart e Carrefour, o Cencosud não descarta novas compras em áreas estratégicas, segundo o fundador e presidente da empresa, Horst Paulmann. "Estamos de olho no mercado, apesar de, no momento, nossa intenção ser a de fortalecer as marcas que já temos no País", disse ele, durante a 48º Convenção Abras, que acontece esta semana em Atibaia (SP).

Colômbia x Brasil

As últimas aquisições feitas pela empresa na América Latina foram as lojas do Carrefour na Colômbia, em 2012. A medida fez com que a marca se consolidasse naquele mercado, por isso agora os esforços estão voltados às operações brasileiras, explica o executivo. "As redes que compramos são de excelentes empresários e aprendemos muito com eles. Mas precisaria morar uns 30 anos aqui para compreender o varejo brasileiro ", brincou.

O executivo acredita que, com mais alguns anos de experiência, não repetirá equívocos como o de converter a bandeira Super Família em GBarbosa. "Com isso, as vendas acabaram caindo 25% na época. Foi o maior erro aqui".

Ao ser questionado sobre a possibilidade de trazer algumas das suas marcas internacionais (Paris e Easy) ao País, Paulmann afirmou que a rede tem procurado inovar, "logo, tudo é possível".

Concorrentes

No Grupo Pão de Açúcar, a palavra de ordem agora é a otimização das operações. Com isso, a rede acredita que a qualificação das suas lojas ajudará a expansão orgânica a continuar surtir efeitos positivos. "Mesmo com o cenário complicados mantemos o nosso otimismo e temos procurado ações de curto prazo (dois anos), para aumentar a nossa rentabilidade", afirmou o vice-presidente de infraestrutura e desenvolvimento estratégico, Peter Estermann.

Mesmo com pouco tempo de casa - Estermann assumiu o cargo em junho -, o executivo planeja a ampliação dos programas de fidelidade da rede, assim como as opções de ter multicanais de vendas. "Temos dois programas de fidelidade. O Programa + para clientes do Pão de Açúcar e o Club Extra, lançado em março, apenas para esta bandeira", explicou o executivo.

Hoje, o Programa + tem 3,5 milhão de clientes ativos, o que representa 60 % das vendas no Pão de Açúcar. Em seis meses do lançamento do Club Extra, o programa soma 1,6 milhões de usuários ativos, que representam 25% das vendas da bandeira. "Vamos ampliar os processos de fidelização, mas por questões estratégicas, não posso mencionar quais", afirma Estermann, alegando período de silêncio da empresa por causa das ações em bolsa.

O gerenciamento do estoque de forma mais efetiva também está entre as iniciativas para os próximos dois anos. "Precisamos ser mais assertivos na escolha do sortimento e evitar a ruptura no ponto de venda", explicou o executivo. Mesmo que haja uma redução no número de produtos expostos na gôndola, o mais importante, segundo ele, é que nenhum espaço fique vazio.

Império francês


Após quatro anos sem investir no Brasil, apenas em processo de reformulação, o grupo francês Carrefour retomou os investimentos no País. "O Brasil é o segundo melhor mercado para o Carrefour, por isso estamos investindo bastante aqui", disse o CEO da bandeira, Charles Desmartis. O executivo ressaltou que no ano que vem o varejo eletrônico - fechado em 2012 - volta a operar. "Contratamos um executivo de mercado experiente para nos ajudar nesse processo. Queremos uma integração precisa entre a loja virtual e a física".

As operações de proximidade e vizinhança também terão reforço. Com 41 unidades, as lojas Carrefour Bairro serão reformuladas para, em breve, ser retomada a expansão.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/01/2025 11:06 - Palhoça (SC) ganha segunda loja do Brasil Atacadista
03/01/2025 15:37 - Cometa Supermercados inaugura duas lojas no fim de 2024
02/01/2025 16:58 - Xanxerê (SC) ganha primeira loja da bandeira Econômico Atacadão
02/01/2025 14:39 - Rede Nilo inaugura primeira loja em Jussara (GO)
02/01/2025 14:38 - Grupo Centerbox adquire seis lojas do Ismael Supermercados no CE
02/01/2025 14:36 - Americana (SP) terá unidade do Pão de Açúcar em 2025
01/01/2025 08:56 - Boa Supermercados inaugura nova unidade em Jundiaí (SP)
30/12/2024 17:03 - Prezunic reinaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)
30/12/2024 16:35 - Higa’s Supermercados inaugura loja na Curuçá Velha, bairro de SP
30/12/2024 16:33 - Unidade do Comper Jardim Itália é reinaugurada em Cuiabá (MT)
30/12/2024 16:33 - Supermercados BH abre lojas nas cidades mineiras de Raposos e Felixlândia
30/12/2024 10:44 - Mineirão Atacarejo abre loja em Feira de Santana (BA)
27/12/2024 17:42 - Superviza Atacadista inaugura primeira loja em Pato Branco (PR)
27/12/2024 15:22 - São José dos Pinhais (PR) recebe nova loja do Jacomar Supermercados
27/12/2024 15:20 - Grupo Mateus inaugura loja em São Luís (MA)

Veja mais >>>