Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

08/09/2014 12:17 - Redes projetam expansão amparadas no perfil social e demográfico no País

A economia desacelerada faz com que os empresários do comércio apostem em pesquisas de geomarketing para identificar qual local trará maior rentabilidade e retorno dos investimentos




O aumento da renda em determinadas regiões do País tem feito o varejo reformular sua expansão. Conversão de bandeira, abertura de unidades em locais antes inexplorados e até a ampliação por meio de operações casadas começam a ganhar fôlego.

No Grupo Pão de Açúcar (GPA), por exemplo, uma das estratégias para atender de forma específica a demanda do consumidor é a conversão da bandeira Extra Supermercados em Pão de Açúcar.

"Fazemos estudos constantes em várias regiões e identificamos similaridades entre os perfis e hábitos de compras dos clientes. Antes de promover as conversões, vemos os clientes que frequentavam as lojas Extra e as lojas Pão de Açúcar próximas umas às outras", afirmou ao DCI o diretor de operações do GPA, Luiz Elisio Castello de Melo.

Com essa estratégia, a rede supermercadista já identificou nove lojas que podem ser convertidas - a primeira que teve mudança na bandeira foi a localizada na Vila Monumento, no Ipiranga, em São Paulo. Ainda na capital, as outras lojas estão em bairros e regiões como Clodomiro Amazonas, Mandaqui, Planalto Paulista, Alto de Pinheiros e João de Luca. Já no Rio de Janeiro serão nas regiões de Voluntários da Pátria, Botafogo e Icaraí.
No total, o GPA investirá R$ 30 milhões nas conversões, e segundo Melo existe a perspectiva de novas mudanças no ano que vem. "Constantemente analisamos o comportamento dos clientes e avaliamos as lojas. Por ser um processo de estudos demorados, porém, não se pode fazer tudo com rapidez. Passamos meses e meses fazendo análises para chegar a este resultado final", conclui.

Franquias

Para atender à demanda do público cativo de suas marcas, mulheres pertencentes às classes A e B, o Grupo Andare S.A. lançou há cerca de um mês a operação Coisinha de Menina. A empresa já operava anteriormente com as marcas de franquias Esmalteria Nacional, Serafina Estética Especializada, Escovar, Capim Limão, Sobrancelha Express e Esmaltitude. "Identificamos a oportunidade de ampliar os serviços agregados em nossa operação- -âncora [Esmalteria Nacional] e lançamos o serviço de micropigmentação e designer de sobrancelha ", explicou o diretor de expansão, Rodrigo Soeiro.

Segundo o executivo, novas operações serão lançadas, todas baseadas na mudança de hábito e nas necessidades do público-alvo levando em conta o potencial econômico de cada região em que a Esmalteria já atua. "Estamos em fase de pesquisa, mas até o final do ano teremos outros serviços complementares aos ofertados hoje no segmento de beleza."

Soeiro afirmou também que, atualmente, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre são os locais em que a rede vê maior potencial para investimentos. "A pesquisa que fazemos para a identificação do potencial de consumo nos mostrou essas três regiões, com validade de três anos. Continuaremos focados nesses locais até identificarmos oportunidades".

Shopping center

Os shopping centers e os centros comerciais costumam seguir o movimento do mercado imobiliário para investir, conforme argumentou o diretor de atendimento da Lopes Curitiba, Luiz Augusto Brenner Rose. "Os varejistas procuram se estabelecer onde está o público consumidor deles e, a partir do momento em que o mercado imobiliário vai ocupando determinadas regiões, vão juntos. Não só hipermercados, mas bancos, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, e toda a cadeia de comércio e serviços seguem as ocupações habitacionais para atender ao novo público que está se formando e suprir a demanda de mercado", disse.

O crescimento populacional e a carência de um shopping levou o Grupo Partage a lançar, em 2010, o Boulevard Shopping São Gonçalo, no Rio de Janeiro (RJ), com investimento de R$ 180 milhões. Dois anos depois da inauguração, outros R$ 15 milhões foram aplicados na melhoria do empreendimento. Recentemente, a empresa anunciou a construção do Alcântara Plaza Shopping, também no Rio de Janeiro, previsto para abrir em 2016.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/01/2025 11:06 - Palhoça (SC) ganha segunda loja do Brasil Atacadista
03/01/2025 15:37 - Cometa Supermercados inaugura duas lojas no fim de 2024
02/01/2025 16:58 - Xanxerê (SC) ganha primeira loja da bandeira Econômico Atacadão
02/01/2025 14:39 - Rede Nilo inaugura primeira loja em Jussara (GO)
02/01/2025 14:38 - Grupo Centerbox adquire seis lojas do Ismael Supermercados no CE
02/01/2025 14:36 - Americana (SP) terá unidade do Pão de Açúcar em 2025
01/01/2025 08:56 - Boa Supermercados inaugura nova unidade em Jundiaí (SP)
30/12/2024 17:03 - Prezunic reinaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)
30/12/2024 16:35 - Higa’s Supermercados inaugura loja na Curuçá Velha, bairro de SP
30/12/2024 16:33 - Unidade do Comper Jardim Itália é reinaugurada em Cuiabá (MT)
30/12/2024 16:33 - Supermercados BH abre lojas nas cidades mineiras de Raposos e Felixlândia
30/12/2024 10:44 - Mineirão Atacarejo abre loja em Feira de Santana (BA)
27/12/2024 17:42 - Superviza Atacadista inaugura primeira loja em Pato Branco (PR)
27/12/2024 15:22 - São José dos Pinhais (PR) recebe nova loja do Jacomar Supermercados
27/12/2024 15:20 - Grupo Mateus inaugura loja em São Luís (MA)

Veja mais >>>