Redes de Supermercados
26/08/2014 12:46 - Grupo Dadalto lidera o mercado capixaba
Da mercearia de secos e molhados aberta em um anexo no quintal de casa, a uma das principais redes varejistas do Espírito Santo (ES). Esta é a história do Grupo Dadalto, empresa familiar que desde 1937 atua no mercado capixaba. Fundada por Antonio Dadalto, hoje a marca contempla, além das operações para a casa - Dadalto (loja de departamento) e D&D (material de construção) -, a Dacasa Financeira, a Promov (voltada para a área de call center) e a Fundação Educacional Antonio Dadalto (FEAD).
O grande passo da rede foi na década de 1970, quando a família Dadalto saiu do sul Espírito Santo - de Santa Luzia, no município de Conceição do Castelo - e abriu a sua primeira loja na capital. "Um marco importante na história da rede é a inauguração da primeira loja na capital na década de 1970. Localizada no Parque Moscoso, o projeto se mostrava audacioso, não só pelo tamanho, mas, também, por adotar pela primeira vez no estado, o modelo de autoatendimento", explicou ao DCI o diretor de varejo do Grupo Dadalto, Fabio Regis.
Reformulação
De lá para cá a rede expandiu a atuação e em 2010 mudou a gestão, como parte da reestruturação da empresa. "Nesse período, o Grupo Dadalto instituiu uma nova equipe de gestores de forma estratégica, que possibilitou o maior crescimento de sua história", disse Regis. Na época, a rede conseguiu incremento de 40% (comparação dezembro de 2010 com o mesmo período de 2009). No ano seguinte, em fevereiro de 2011, o grupo chegou a R$ 32 milhões em vendas, o que representou alta de 90% no período.
Após a reformulação, a empresa familiar sobre administração de gestores de mercado chegou a 37 lojas (no Espírito Santo e em Minas Gerais) da Dadalto loja de departamento. Ela atua com cama, mesa e banho, eletrodomésticos, eletroportáteis e afins e projeta crescimento der 10% em suas operações. "Até o final de 2014, mais uma unidade da Dadalto será aberta no Shopping Vila Velha, considerado o maior do estado do Espírito Santo", apontou Regis.
Com um portfólio de mais de 10 mil itens, ter produtos exclusivos em suas lojas faz com que a Dadalto deixe os seus principais concorrentes, a Lojas Americanas por exemplo, para trás. "Toda a nossa produção é terceirizada, porém trabalhamos com algumas marcas e produtos exclusivos", argumentou Regis.
Com tíquete médio de R$ 205, a Dadalto tem como público alvo as mulheres (70% dos consumidores) pertencentes principalmente às classes B e C. "Mas, somos conhecidos pela versatilidade e capacidade de atendimento para todas as classes sociais e idade", enfatizou o executivo.
Material de construção
Toda essa 'versatilidade' fez o grupo lançar uma nova marca no comércio capixaba- sendo que a bandeira foi expandida para a Bahia -, a operação D&D, no ramo de material de construção, que hoje compete diretamente com a gigante desse mercado C&C. "A primeira loja D&D foi fundada em 2005, na Avenida Vitória em Vitória, na capital do Espírito Santo", afirmou o diretor de varejo do grupo, Fabio Regis.
Sem mencionar o quanto foi investido para a criação da nova marca, Regis afirmou que a intenção do Grupo foi de ofertar ao consumidor um número maior de produtos em uma mesma operação. "São mais de oito mil itens nos segmentos de pisos, revestimentos, tintas, banheiros, cozinhas, material elétrico e hidráulico, iluminação, ventilação, ferramentas e jardinagem, portas, janelas, fechaduras e ferragens, organização e móveis para jardim", enfatizou ele.
Além disso, a ambientação da loja foi cuidadosamente pensada para trazer comodidade ao consumidor. "Investimos em lojas confortáveis, climatizadas e organizadas de uma forma simples, com o objetivo de facilitar a busca pelos produtos. Por fim, prezamos pelo bom atendimento que com certeza, faz toda a diferença na hora da escolha do cliente", argumentou o executivo.
Com tíquete médio de R$ 350, o carro-chefe da D&D são os pisos e os revestimentos, considerados os produtos de maior valor agregado em uma loja de construção. "Nosso publico alvo está focado em homens acima de 30 anos, da classe social B e C", explicou Regis. Em quase 10 anos de operação, a rede projeta incremento de dois dígitos em seu faturamento este ano. "Nossa projeção é de crescimento de 10% para o ano."
Sem a perspectivas de novas unidades até o final do ano, a D&D hoje soma hoje 12 unidades, sendo, 10 lojas divididas pelo Espírito Santo e outras duas na Bahia. "Não iremos abrir mais nenhuma loja esse ano, pois inauguramos uma grande loja D&D na Glória, Vila Velha, ao lado da Dadalto, com 2.200 metros quadrados de área de vendas e estacionamento exclusivo. É uma loja maior e mais completa ao lado da Dadalto da Glória, trazendo para o cliente maior conforto e facilidade no momento da compra", explicou.
Outras atividades
Com 95 lojas, contabilizando as duas operações de varejo mais o braço financeiro com a Dacasa Financeira - 45 unidades atualmente, o Grupo Dadalto atua também com a prestação de serviços de atendimento ao consumidor, cobranças e análise de crédito por meio da Promov. No ramo educacional, o fundador da rede criou a Fundação Educacional Antônio Dadalto (FEAD).
Veículo: DCI
Veja mais >>>
19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

