Redes de Supermercados
25/08/2014 08:06 - Grupo Martins aumenta investimentos de olho nas lojas de vizinhança
Segundo colocado no ranking nacional das maiores do segmento atacadista distribuidor da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), o grupo mineiro Martins, com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, praticamente dobrará seus investimentos no biênio 2014-15.
Nos dois últimos anos, os aportes totais ficaram entre R$ 20 milhões e R$ 30 milhões por ano. Em 2014 e 2015, os investimentos deverão somar cerca de R$ 100 milhões. A decisão é justificada pela tendência do consumidor de freqüentar mais as lojas de vizinhança na procura por maior comodidade e tempo e ante uma desaceleração da economia e inflação alta.
"O momento é de o consumidor fazer suas compras em lojas de bairro. Esse movimento no interior é maior, mas é tendência e já está chegando nas grandes capitais. O consumidor não quer enfrentar trânsito, o tempo é crucial para as pessoas. Além disso, a tendência também é de fazer compras menores, sem estoques, ante a uma inflação crescente e a uma economia fraca", explica o diretor-geral do Grupo, Walter Faria.
Hoje, o grupo atende 350 mil pequenos varejistas em todos os estados do Brasil de diversos setores, como alimentos, materiais de construção, farmácias, eletroeletrônicos, telefonia, entre outros. A empresa tem 4,5 mil profissionais, sendo 540 operadores de televendas e uma frota de 1,1 mil veículos.
No ano passado, a companhia teve faturamento de R$ 4,4 bilhões, aumento de 15,3% frente ao resultado de 2013. A performance é maior do que o do setor atacadista distribuidor que, no ano passado, avançou 10,6% (nominal) e 4,4% (real), conforme dados da Abad. Para 2014, a meta é chegar aos R$ 5 bilhões em receita bruta.
"Até agora, o crescimento do faturamento está em 12,5%", informou o executivo, dando sinais de que o montante pode ficar acima do previsto. A diferença do grupo para outras varejistas, explica Faria, é que o Martins pensa em não somente oferecer produtos para vendas, mas na gestão do negócio, com até o financiamento de capital de giro desse pequeno varejista e o treinamento de seus proprietários.
Além do atendimento a pequenos varejistas, o grupo também atua com sua rede de franquias de lojas de bairro, a Smart. Até neste mês, o Martins soma 912 estabelecimentos desse perfil em operação e pretende chegar a 950 até o final do ano. " uma operação que cresce em torno de 7% e 10% ao ano". (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

