Redes de Supermercados
25/08/2014 08:06 - Grupo Martins aumenta investimentos de olho nas lojas de vizinhança
Segundo colocado no ranking nacional das maiores do segmento atacadista distribuidor da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), o grupo mineiro Martins, com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, praticamente dobrará seus investimentos no biênio 2014-15.
Nos dois últimos anos, os aportes totais ficaram entre R$ 20 milhões e R$ 30 milhões por ano. Em 2014 e 2015, os investimentos deverão somar cerca de R$ 100 milhões. A decisão é justificada pela tendência do consumidor de freqüentar mais as lojas de vizinhança na procura por maior comodidade e tempo e ante uma desaceleração da economia e inflação alta.
"O momento é de o consumidor fazer suas compras em lojas de bairro. Esse movimento no interior é maior, mas é tendência e já está chegando nas grandes capitais. O consumidor não quer enfrentar trânsito, o tempo é crucial para as pessoas. Além disso, a tendência também é de fazer compras menores, sem estoques, ante a uma inflação crescente e a uma economia fraca", explica o diretor-geral do Grupo, Walter Faria.
Hoje, o grupo atende 350 mil pequenos varejistas em todos os estados do Brasil de diversos setores, como alimentos, materiais de construção, farmácias, eletroeletrônicos, telefonia, entre outros. A empresa tem 4,5 mil profissionais, sendo 540 operadores de televendas e uma frota de 1,1 mil veículos.
No ano passado, a companhia teve faturamento de R$ 4,4 bilhões, aumento de 15,3% frente ao resultado de 2013. A performance é maior do que o do setor atacadista distribuidor que, no ano passado, avançou 10,6% (nominal) e 4,4% (real), conforme dados da Abad. Para 2014, a meta é chegar aos R$ 5 bilhões em receita bruta.
"Até agora, o crescimento do faturamento está em 12,5%", informou o executivo, dando sinais de que o montante pode ficar acima do previsto. A diferença do grupo para outras varejistas, explica Faria, é que o Martins pensa em não somente oferecer produtos para vendas, mas na gestão do negócio, com até o financiamento de capital de giro desse pequeno varejista e o treinamento de seus proprietários.
Além do atendimento a pequenos varejistas, o grupo também atua com sua rede de franquias de lojas de bairro, a Smart. Até neste mês, o Martins soma 912 estabelecimentos desse perfil em operação e pretende chegar a 950 até o final do ano. " uma operação que cresce em torno de 7% e 10% ao ano". (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

