Redes de Supermercados
25/08/2014 08:06 - Grupo Martins aumenta investimentos de olho nas lojas de vizinhança
Segundo colocado no ranking nacional das maiores do segmento atacadista distribuidor da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), o grupo mineiro Martins, com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, praticamente dobrará seus investimentos no biênio 2014-15.
Nos dois últimos anos, os aportes totais ficaram entre R$ 20 milhões e R$ 30 milhões por ano. Em 2014 e 2015, os investimentos deverão somar cerca de R$ 100 milhões. A decisão é justificada pela tendência do consumidor de freqüentar mais as lojas de vizinhança na procura por maior comodidade e tempo e ante uma desaceleração da economia e inflação alta.
"O momento é de o consumidor fazer suas compras em lojas de bairro. Esse movimento no interior é maior, mas é tendência e já está chegando nas grandes capitais. O consumidor não quer enfrentar trânsito, o tempo é crucial para as pessoas. Além disso, a tendência também é de fazer compras menores, sem estoques, ante a uma inflação crescente e a uma economia fraca", explica o diretor-geral do Grupo, Walter Faria.
Hoje, o grupo atende 350 mil pequenos varejistas em todos os estados do Brasil de diversos setores, como alimentos, materiais de construção, farmácias, eletroeletrônicos, telefonia, entre outros. A empresa tem 4,5 mil profissionais, sendo 540 operadores de televendas e uma frota de 1,1 mil veículos.
No ano passado, a companhia teve faturamento de R$ 4,4 bilhões, aumento de 15,3% frente ao resultado de 2013. A performance é maior do que o do setor atacadista distribuidor que, no ano passado, avançou 10,6% (nominal) e 4,4% (real), conforme dados da Abad. Para 2014, a meta é chegar aos R$ 5 bilhões em receita bruta.
"Até agora, o crescimento do faturamento está em 12,5%", informou o executivo, dando sinais de que o montante pode ficar acima do previsto. A diferença do grupo para outras varejistas, explica Faria, é que o Martins pensa em não somente oferecer produtos para vendas, mas na gestão do negócio, com até o financiamento de capital de giro desse pequeno varejista e o treinamento de seus proprietários.
Além do atendimento a pequenos varejistas, o grupo também atua com sua rede de franquias de lojas de bairro, a Smart. Até neste mês, o Martins soma 912 estabelecimentos desse perfil em operação e pretende chegar a 950 até o final do ano. " uma operação que cresce em torno de 7% e 10% ao ano". (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)