Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

15/08/2014 12:34 - Walmart vê fim de integração em 2015

Por Adriana Mattos | De São Paulo

 

 

O comando do Walmart nos Estados Unidos informou ontem que prevê concluir o processo de integração de suas lojas no Brasil até o fim de 2015. A empresa tem pontos em operação no Sudeste, Nordeste e Sul, num total de cerca de 540 lojas, trabalhando com sistemas de gestão de lojas diferentes por região, e precisa concluir a união dessas redes dentro de um mesmo formato.

 

No momento, a empresa está implantando o mesmo sistema de lojas, chamado "Smart", do Sudeste para a rede no Sul e, em 2015, o trabalho será feito nas unidades no Nordeste do país. A empresa adquiriu redes varejistas há cerca de uma década, com a compra do Bompreço (no Nordeste) e das lojas do Sonae (no Sul), nos anos de 2004 e 2005, respectivamente. Porém, num período focado basicamente em crescer de forma rápida no Brasil, a integração das operações não avançou na empresa.

 

Esse processo de unificação de sistemas se iniciou em 2012 e chegaram a ser divulgados planos de término em 2014. "Continuamos a investir em integração das lojas no Brasil e convertemos mais 80 lojas neste trimestre para os novos sistemas. Os esforços estão na integração e simplificação dos processos, oferecendo melhor visibilidade para os resultados do negócio e reduzindo o risco de compliance", disse ontem para analistas David Cheesewright, presidente do Walmart International.

 

Cheesewright ainda disse que o lucro operacional no Brasil foi positivo de abril a junho, mas não informou valores. As vendas líquidas do grupo no segundo trimestre no país subiram 9,1%, e as vendas líquidas "mesmas lojas" (em operação há mais de um ano) cresceram 9,7%, impulsionada por um impacto positivo de vendas de Páscoa e Copa do Mundo.

 

São as taxas de crescimento mais altas já verificadas nos últimos anos de operação da cadeia no país. E o Brasil registrou a melhor taxa de crescimento entre os cinco maiores mercados internacionais considerados prioritários para o Walmart no mundo - para todos os indicadores, expansão em vendas, tíquete e vendas "mesmas lojas". Superou Reino Unido, México, Canadá e China.

 

A operação brasileira enfrenta uma reestruturação nos últimos anos, com mudanças na política comercial, redução de despesas e congelamento temporário de aberturas de lojas, na tentativa de se tornar um negócio mais eficiente e rentável.

 

Além do efeito calendário, a base de comparação mais fraca, porém, também pode explicar um índice mais alto neste momento. As vendas líquidas subiram de 2,8% de abril a junho de 2013 e as vendas "mesmas lojas", apenas 1,1%

 

Nos índices anunciados estão os desempenhos das lojas físicas e do site no país, sendo que a área de comércio eletrônico da empresa tem crescido "dois dígitos", disse o executivo. O site pode, portanto, ter puxado o indicador geral. O tráfego de clientes nas lojas no Brasil ficou estável de abril a junho e o valor do tíquete subiu 9,7%.

 

O Walmart informou que, segundo a consultoria Nielsen, caiu a participação de mercado da empresa no fim do segundo trimestre, em parte pelo fechamento de lojas nos últimos 12 meses - foram 25 lojas fechadas. "No entanto, nós crescemos vendas comparáveis mais rápido do que nosso maior concorrente [ Grupo Pão de Açúcar ]", disse Cheesewright.

 

O GPA informa as suas vendas "mesmas lojas" dos pontos físicos e dos sites no indicador de vendas consolidadas. Nessa linha, as vendas brutas "mesmas lojas" subiram 9% e líquidas, 9,5%, abaixo do Walmart, portanto. Esse indicador do GPA também inclui vendas da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio). Ao se retirar os números da Via Varejo, as vendas líquidas "mesmas lojas" do GPA (na categorias de alimentos) crescem 9,7%. No Carrefour, a alta nas vendas "mesmas lojas" foi de 11%, puxada, em parte, pelo desempenho do Atacadão.

 

 

Veículo: Valor Econômico

 





Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)

Veja mais >>>