Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

30/07/2014 12:26 - Operação online do Casino cresce 24%

É raro atualmente na França uma empresa utilizar a expressão "forte crescimento" ao se referir às operações no país. O grupo Casino, controlador do Pão de Açúcar, abriu uma exceção ao comentar ontem, na apresentação do balanço semestral, o desempenho da filial Cdiscount, de vendas online: o volume de vendas de produtos não alimentares cresceu 24% no segundo trimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano passado, e totalizou € 466 milhões.

A performance da Cdiscount é atribuída principalmente ao desenvolvimento rápido do "market place" ("shoppings virtuais" que unem diferentes lojas em um único site). A filial tem uma fatia de 20% a 35% na maioria das categorias de produtos na França, segundo o grupo. Em janeiro, foram lançados sites da marca na Tailândia, no Vietnã e na Colômbia, mas o alto crescimento da Cdiscount no último trimestre foi realizado "majoritariamente" na França.

O bom desempenho no segmento de varejo online do grupo é importante em um momento em que Jean-Charles Naouri, presidente do Casino, prepara a listagem na bolsa americana da Cnova, companhia criada em junho e que reúne as operações da Cdiscount e da Nova Pontocom, de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Juntas, as duas empresas somaram receita de US$ 4,9 bilhões (€ 3,6 bilhões) em 2013. O Casino deterá 46,5% da nova empresa e a Nova Pontocom ficará com 53,5%.

O Casino aposta cada vez mais no comércio eletrônico, deixou claro Naouri ontem, em Paris. Uma das "prioridades estratégicas" do grupo é se tornar "um representante de peso do varejo online de artigos não alimentares", disse o CEO. Daí a criação da Cnova, que o grupo denomina "polo de referência do setor em escala mundial".

Naouri não informou data da realização da oferta inicial de ações da Cnova na bolsa americana ou possíveis valores movimentados na operação. Ele apresentou o diretor financeiro da nova empresa, Jean-Jacques Charhon, e o secretário-geral, David Mossé.

Os números da Nova Pontocom, do GPA, deixam Naouri entusiasmado. O volume de negócios da Nova Pontocom, subsidiária da Via Varejo, que reúne os sites da Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, cresceu 44,1% no segundo trimestre, totalizando R$ 1,5 bilhão. Juntas, a Cdiscount e a Nova Pontocom, que formam a Cnova, "tiveram crescimento médio anual de 25% entre 2008 e 2013", frisou Naouri.

Além do comércio online, outro segmento de atividades do grupo na França registrou boa performance no segundo trimestre: os hipermercados, justamente os mais afetados pela crise iniciada em 2008. Pela primeira vez em muito tempo, as vendas do Géant cresceram 2,1% entre abril e junho, segundo o critério de "mesmas lojas" em igual período anterior. Até mesmo o volume de negócios de produtos não alimentares, que vinha registrando quedas significativas, aumentou 3,5%. Fato raro, foram os hipermercados que contribuíram para atenuar o recuo de 0,2% das vendas do grupo na França no segundo trimestre. As atividades internacionais tiveram alta de 10,9% nesse período.

O faturamento do Casino totalizou € 23,2 bilhões no primeiro semestre, com queda de 2%. Os resultados foram afetados pela redução dos preços da rede de descontos Leader Price, na França, o que diminuiu a rentabilidade, e pelas fortes variações cambiais na América Latina e na Tailândia. "O impacto do câmbio deverá ser bem mais fraco ou talvez até positivo no segundo semestre", disse Naouri.

O lucro operacional, de € 880 milhões, caiu 9%, mas descontados os efeitos cambiais, houve aumento de 13,3%. Naouri disse estar confiante e ressaltou que os objetivos do grupo serão atingidos em 2014. Entre eles, o crescimento do faturamento na França, que já está perto de sair do vermelho, segundo o CEO, e a progressão das atividades internacionais.

O grupo também prevê acelerar o desenvolvimento das lojas de descontos, como Leader Price e Assaí, do GPA e, ao mesmo tempo, reforçar a presença no segmento premium (Monoprix, na França, e Pão de Açúcar), além claro, de expandir fortemente o comércio eletrônico.




Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)
19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

Veja mais >>>