Redes de Supermercados
30/06/2014 08:57 - O novo perfil dos supermercados
Izaias Berni
Ir ao supermercado não é tarefa das mais simples, mesmo para os apaixonados por compras. Das mais básicas e corriqueiras aos estoques mensais, o passeio requer tempo e paciência do consumidor.
Talvez seja esse um dos principais motivos para encontrarmos, cada vez mais, supermercados que se assemelham a shoppings centers e dispõem de diversos serviços para aqueles que passam muito tempo no local.
De acordo com dados divulgados pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), os hipermercados cresceram 5,5% em 2013 e os supermercados 9,3%. No total, o setor faturou R$ 272 bilhões no ano passado, o que nos dá dimensão do potencial supermercadista.
Pegando carona na ascensão do setor, um segundo mercado é impactado positivamente: o de alimentação fora do lar. Isso porque o novo perfil dos estabelecimentos contempla verdadeiros centros gastronômicos que incorporam restaurantes, cafés e fast-foods.
Dessa forma, o consumidor, além de fazer as compras para o seu lar, ainda conta com uma gama variada de serviços e opções, o que aumenta o faturamento dos estabelecimentos e fornece aos clientes opções práticas e interessantes. As lojas geralmente são terceirizadas pelos supermercados, que alugam os espaços. embora, em alguns casos, também existam redes que disponibilizam serviços próprios também nesse setor.
Assim, essa praticidade que já é oferecida começa a se tornar uma tendência de mercado, com amplo potencial para crescimento. No médio prazo, portanto, é possível que esse, mais do que um diferencial, seja uma necessidade.
Dessa forma, quem escolhe o período da manhã para fazer a compra do mês, por exemplo, pode tomar um café ou almoçar no próprio supermercado. O mesmo acontece para quem opta pelo final da tarde, podendo lanchar ou jantar no local.
Frente a esse cenário as empresas alocadas nos supermercados precisam se equipar com produtos que ofereçam alta produtividade e, ao mesmo tempo, que se adequem a espaços menores.
Nesse sentido, a indústria que servia apenas aos restaurantes, hoje serve às padarias, hotéis e até aos supermercados. O que nos permite concluir com esse movimento é que cada vez mais diferentes setores precisam se atualizar e se adaptar aos novos hábitos do consumidor.
Veículo: Portal Todo Dia
Veja mais >>>
06/01/2025 11:06 - Palhoça (SC) ganha segunda loja do Brasil Atacadista03/01/2025 15:37 - Cometa Supermercados inaugura duas lojas no fim de 2024
02/01/2025 16:58 - Xanxerê (SC) ganha primeira loja da bandeira Econômico Atacadão
02/01/2025 14:39 - Rede Nilo inaugura primeira loja em Jussara (GO)
02/01/2025 14:38 - Grupo Centerbox adquire seis lojas do Ismael Supermercados no CE
02/01/2025 14:36 - Americana (SP) terá unidade do Pão de Açúcar em 2025
01/01/2025 08:56 - Boa Supermercados inaugura nova unidade em Jundiaí (SP)
30/12/2024 17:03 - Prezunic reinaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)
30/12/2024 16:35 - Higa’s Supermercados inaugura loja na Curuçá Velha, bairro de SP
30/12/2024 16:33 - Unidade do Comper Jardim Itália é reinaugurada em Cuiabá (MT)
30/12/2024 16:33 - Supermercados BH abre lojas nas cidades mineiras de Raposos e Felixlândia
30/12/2024 10:44 - Mineirão Atacarejo abre loja em Feira de Santana (BA)
27/12/2024 17:42 - Superviza Atacadista inaugura primeira loja em Pato Branco (PR)
27/12/2024 15:22 - São José dos Pinhais (PR) recebe nova loja do Jacomar Supermercados
27/12/2024 15:20 - Grupo Mateus inaugura loja em São Luís (MA)