Redes de Supermercados
13/06/2014 11:43 - Grupo Casino coloca marcas brasileiras em lojas no exterior
Cerca de 30 fornecedores de pequeno e médio porte, sendo que todos eles fazem parte da equipe de abastecimento das lojas do Grupo Pão de Açúcar (GPA), agora são empresas com atuação internacional.
Com a ajuda daquela que é a maior rede supermercadista do País - seguida pelos grupos estrangeiros Carrefour e Walmart -, esses empresários de portes menores tiveram de reformular a composição de alguns produtos, além de criar rótulos diferenciados e no idioma inglês e tailandês para terem suas operações vendidas em outros países. Desta maneira, agora os empresários têm seu portfólio, ou parte dele, comercializado nas gondôlas da bandeira Casino, em cidades da França, além das gôndolas das operações das redes Big C e Big C Extra, em regiões da Tailândia.
Segundo o gerente de comércio exterior da rede, Olivier Virthe, desde junho de 2013, o projeto "Casino do Brasil" passou a vigorar e artigos - alimentos e não-alimentos - produzidos por pequenas e médias indústrias nacionais têm sido vendidos lá fora. "Selecionamos alguns de nossos produtores para ofertar ao Casino. A receptividade lá fora foi excelente", disse. Virthe explicou que, para que o projeto desse certo, em primeiro momento o GPA e o Casino colocaram os produtos, para degustação. "Com isso identificamos a demanda e escolhemos os locais em que esses produtos seriam expostos."
As lojas do Casino na França e nas das bandeiras Big C e Big C Extra, na Tailândia contam com uma gôndola exclusiva para produtos brasileiros. "A partir disso, conseguiremos, identificar quais produtos foram os mais vendidos e colocá-los à venda nas gôndolas de sua respectiva categoria."
Alguns itens tiveram de ser adaptados ao gosto dos consumidores estrangeiros. "Na França o consumo de açúcar é menor que no Brasil, com isso, os fornecedores tiveram que reduzir a quantidade de açúcar ao fabricar os produtos", argumentou Virthe.
Essa iniciativa começou em janeiro deste ano, quando 64 diferentes itens típicos do Brasil passaram a ser comercializados em 286 lojas do Grupo Casino. "Fizemos os testes necessários para que nesse período de Copa do Mundo, o projeto estivesse mais estruturado", disse o gerente de comércio exterior.
Os itens de marca própria do GPA - Taeq e Qualitá - também estão sendo comercializados lá fora, e segundo Virthe, um dos cuidados que a rede tomou ao levar essas e os mais de 100 itens ao consumidor europeu e tailandês, foi ofertar produtos premiuns.
"Temos excelentes produtos de café premium aqui no Brasil e foi justamente esse fornecedor que ajudamos a entrar no mercado europeu", disse. O mesmo aconteceu em todas as categorias (alimento, têxtil e bazar) que agora fazem parte das gôndolas do Casino.
Todo o processo de exportação, custos e distribuição dos produtos fica por conta do GPA que contou com o auxílio técnico da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Essas indústrias precisam apenas garantir a produção e a qualidade exigida pela rede.
Franquias
O intercâmbio de marcas nacionais não tem ocorrido apenas entre empresas com atuação na indústria e no varejo. Outro setor que tem comemorado crescimento dos negócios em terras estrangeiras é o de franquias, que contabiliza atualmente 121 marcas de empresas com operações no exterior. A demanda na procura de clientes de outras culturas interessados em itens nacionais, sejam alimentícios, acessórios, calçados ou roupas, tem dado certo. A perspectiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Apex é que esse número chegue a 140 ainda este ano.
Conforme o diretor internacional da ABF André Friedheim, o segmento que pode ter dificuldade em relação à sua operação no exterior pode ser o alimentício. "Eles escolhem parceiros e fornecedores locais. Pouca coisa tem que ser exportada", explicou ele.
Ainda segundo Friedheim, antes de abrir uma unidade, a empresa deve pesquisar o mercado, contratar consultoria e advogados especializados e entender o regime tributário, pois são bem distintos uns dos outros.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado


