Redes de Supermercados
29/05/2014 11:59 - Pão de Açúcar e Vivo analisam ações para a logística reversa
Criado em parceria com a empresa AES Eletropaulo, o projeto Recicla Mais do Grupo Pão de Açúcar (GPA) prevê desconto na conta de luz para os clientes da rede atacadista Assaí que devolverem o material descartável fruto dos produtos comprados exclusivamente nas lojas da marca. Já a empresa de telecomunicação Telefônica Vivo, que tem lojas espalhadas em todo o País, está com a plataforma Recicle Seu Celular, que irá recolher e reciclar os eletrônicos antigos, sem utilidade para o consumidor.
Com pelo menos seis projetos de logística reversa em prática, a GPA sai na frente no que diz respeito aos investimentos nessa área, tendência que começa a ganhar corpo no comércio varejista devido também às mudanças na legislação de tratamentos de resíduos. Detentora das redes Extra, Pão de Açúcar, Assaí e Casas Bahia, o Grupo acompanha os desafios do varejo brasileiro atualmente em relação às políticas de reciclagem no País.
"Temos investido muito em logística eficiente, isso se comprova nas construções verdes desenvolvidas pelo grupo. Hoje vários de nossos empreendimentos seguem esses padrões eco sustentáveis que envolve desde a redução do uso da energia e consumo de água a utilização consciente dos recursos da companhia", afirmou o diretor de Relações Corporativas e Responsabilidade do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompílio.
O executivo falou ainda sobre os programas ambientais desenvolvidos nas empresas da companhia, que ele garante ter entre seus pilares de negócios a sustentabilidade, assim como afirmam outras redes líderes do mercado, como Walmart e Carrefour, por exemplo.
Criado para atender a demanda dos resíduos sólidos das Casas Bahia e Ponto Frio, o Amigos do Planeta é uma das propostas da GPA para suprir a demanda do setor. "Em média reciclamos 10 toneladas de embalagens derivadas dos produtos e CDs", contou.
De olho nas plataformas digitais, a empresa investiu também
no projeto Casa Verde. Desenvolvido especialmente para estimular os hábitos ecológicos na população. "Entendemos que nosso grande desafio ainda é a educação, para isso estamos produzindo alguns vídeos institucionais que estimulam as pessoas a praticarem ações sustentáveis".
Fruto de uma parceria com a Unilever e P&G, a Estação da Reciclagem é o maior e mais antigo projeto do grupo. "No mercado há 13 anos, a Estação está presente nas unidades do Pão de Açúcar e Extra. Ao todo beneficiamos mais de oito mil pessoas e 67 cooperativas", disse Pompílio.
Outra companhia que tem investido no setor é a Telefônica Vivo. Criadora do projeto Recicle Seu Celular, a empresa afirma ter dificuldades em expandir a plataforma pelo País, uma vez que muitas pessoas ainda insistem em guardar os aparelhos celulares antigos em casa. "O case nasceu em 2006 e inicialmente funcionava apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Hoje, a iniciativa está presente em pelo menos 3.600 lojas da rede em todo território nacional", disse a gerente de sustentabilidade da Telefônica Vivo, Juliana Limonta.
Para ela, o sistema possui vários desafios pela frente, já que as tributações do segmento mudam muito de acordo com o estado.
"Preciso atender a demanda que surge do Acre até São Paulo. Isso torna o trabalho realmente bem complicado, principalmente por conta das regulamentações que mudam muito conforme o local", falou Juliana.
Com três milhões de eletrônicos reciclados nos últimos anos, sendo um milhão só de celulares, os postos de descartes estão disponíveis para qualquer pessoa, independente da operadora filiada. "Recebemos todo tipo de material, desde cabos, a computadores e celulares. Assim que são recolhidos eles passam por uma triagem em São José dos Campos, onde separamos as baterias dos aparelhos", informou Juliana.
De acordo com ela, o Brasil ainda não possui tecnologias que permitem a reciclagens de metais, o que faz com a empresa tenha que exportar o material. "Mandamos os resíduos para Chicago, nos Estados Unidos, lá o material é processado", contou.
Setor
O número de empresas que passaram a investir no segmento de reciclagem cresceu nos últimos anos. Esse foi o tema do debate realizado ontem em São Paulo, pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio) e o jornal O Estado de S. Paulo.
O evento explorou entre outros assuntos os desafios do varejo brasileiro em relação às políticas de reciclagem no País, onde foi anunciado que São Paulo ganhará quatro centros de reciclagem.
"Até 2034 pretendemos levar para os aterros apenas 35% do que não conseguimos reaproveitar. Hoje reciclamos apenas 1,8% do que recolhemos", diz o representante da Secretaria Municipal de Serviços, Simão P. Chiovetti.
Veículo: DCI
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