Redes de Supermercados
30/04/2014 12:32 - Via Varejo busca sinergia com Nova Pontocom
A Via Varejo, maior rede de eletroeletrônicos do país, busca maior integração com seu braço na internet, a Nova Pontocom. O novo presidente da Via Varejo, Líbano Barroso, mostrou ontem resultados do primeiro trimestre além do consenso do mercado, segundo relatórios de Santander, HSBC e Concórdia.
Os investidores reagiram positivamente ao balanço da varejista. As units subiram 3,74%, a R$ 23,60. O Ibovespa teve alta de 0,89%.
A receita líquida da Via Varejo subiu 5,9% de janeiro a março, as despesas gerais e administrativas caíram 20%. Os gastos com vendas ficaram estáveis. O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) subiu 44,2%, para R$ 485 milhões.
A empresa conseguiu, ao vender produtos de maior valor e reduzir promoções nas lojas, ampliar a margem bruta em 0,6 ponto para 30,8%. O lucro líquido cresceu 57,4%, para R$ 179 milhões.
O que a Via Varejo colhe hoje é resultado de um processo de ajustes iniciado há cerca de um ano. Após a fusão em 2010, a companhia uniu dois negócios, de Casas Bahia e Ponto Frio, que mostravam ineficiências. Existiam espaços para reduzir despesas operacionais e custos logísticos, por exemplo. Isso foi feito mais amplamente em 2013 e ações têm sido tomadas também em 2014.
Com ganhos mais claros após ajustes na operação, a companhia passa a avaliar medidas para uma integração mais ampla com seu braço de comércio eletrônico, a Nova Pontocom. A Mckinsey foi contratada para estudar ganhos de sinergia entre os negócios.
Em entrevista ao Valor, Líbano Barroso, presidente da Via Varejo, disse que medidas já foram tomadas para compartilhamento de centros de distribuição (CD) da operação física e on-line - no fim de 2013, começaram a dividir espaços do CD de Camaçari (BA) e desde o primeiro trimestre, a compartilhar o CD de Contagem (MG).
Desde janeiro, o site e a operação física faz compras conjuntas com a indústria em alguns segmentos. "Identificamos que existem áreas em que conseguimos avançar nessa sinergia e em outras em que não há como ter ganhos. Entre as áreas que dá para avançar está por exemplo, o compartilhamento de entregas para mesmas regiões cobertas pela Via Varejo e Nova Pontocom", disse Barroso.
A companhia ainda deixou mais claro ontem a expectativa de que no primeiro e terceiro trimestres as vendas aconteçam em ritmo mais fraco que no segundo e quarto trimestres. "Isso não mudará nossa estratégia de ganho de rentabilidade porque nossas iniciativas na contenção de despesas devem continuar a se refletir na lucratividade", disse Vitor Fagá, diretor de relações com investidores.
Consultores de varejo ressaltam que ganhos com revisão em despesas ou custos na empresa devem ser feitos dentro de um limite que não afete a operação, como o nível de serviço das lojas.
Fagá ainda disse ontem que a empresa vendeu "mais da metade" das 74 lojas que precisam ser alienadas conforme acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Pelo tratado, para aprovação da fusão Casas Bahia e Ponto Frio, a empresa teria que se desfazer de pontos por questões ligadas à defesa da concorrência. "Se não concluirmos isso em dois ou três meses, vamos devolver os pontos alugados".
Barroso também falou sobre o estudo inicial que está sendo feito para a empresa explorar a área de provedor de serviços de tecnologia. A ideia inicial, disse ele, é usar o espaço que já existe nas lojas para vender celulares e adicionar novos serviços.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)