Redes de Supermercados
11/04/2014 12:09 - Supermercadista tem alta de vendas de 6,4%
Em um trimestre no qual o ritmo de crescimento na Europa continuou abaixo do observado nos países emergentes, a varejista francesa Carrefour observou expansão significativa nas operações brasileiras. Por aqui, o grupo avançou 6,4% no quesito "mesmas lojas", que compara o desempenho de unidades abertas há pelo menos um ano, e viu sua receita subir 8,3% quando desconsiderado o efeito cambial.
O problema é que o real voltou a se desvalorizar em relação ao euro nos 12 meses até março, derrubando novamente a porção do faturamento que a companhia contabiliza em seu balanço. Em conjunto com o peso argentino, a moeda foi responsável por derrubar em 26,2 pontos percentuais a variação da receita na região.
A América Latina apresentou faturamento de € 3,43 bilhões no total de janeiro a março. Em termos nominais, a cifra representou queda de 13,6% na comparação anual, a mais expressiva dentre os mercados em que o Carrefour tem suas operações - em razão principalmente do efeito cambial. Desconsiderando a variação das moedas, as vendas teriam subido 12,6% na região.
O Brasil é um dos principais mercados para o Carrefour fora da França. A empresa já informou que quer levantar recursos para o negócio e, em março, durante teleconferência sobre o balanço anual de 2013, Georges Plassat, presidente da varejista, afirmou que estão em estudo tanto a possibilidade de uma oferta pública inicial de ações quanto a venda de participação a um sócio estratégico.
A receita global da rede chegou a € 19,79 bilhões no primeiro trimestre, uma queda de 3,7% sobre igual período do ano passado, influenciada principalmente pelo efeito cambial adverso e pela Páscoa mais tardia em 2014.
O pior desempenho foi o da filial italiana. As vendas em "mesmas lojas" na Itália caíram 5,9% no trimestre. Enquanto isso, na França, país natal do grupo, houve alta de 1,7% nesse indicador. A performance foi impulsionada pelo avanço de 1,58% em supermercados.
Na Ásia, as vendas recuaram 2,5%, enquanto na América Latina foi observado ganho de 12,7%. Em geral, o indicador para todos os mercados emergentes em que a rede está presente subiu 7,2%.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)