Redes de Supermercados
21/02/2014 11:52 - Grupo Bahamas de supermercados tem plano ousado para expansão
O Grupo Bahamas de supermercados, com sede em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, estima crescer mais de 30% em 2014 e atingir faturamento de R$ 1,6 bilhão. Os planos são ambiciosos, já que o setor supermercadista mineiro aposta em crescimento bem mais discreto neste ano - de no máximo 6% -, mas estão embasados em um planejamento iniciado há dois anos, que prevê a abertura de mais cinco lojas no Estado até o final deste exercício. E os investimentos da rede serão superiores a R$ 70 milhões no período.
De acordo com o gerente de Marketing do Bahamas, Nelson Júnior, tudo começou em 2011, quando o grupo contratou uma consultoria para analisar as oportunidades de negócios e o mercado mineiro. "Com esse raio X do mercado nas mãos, fizemos planejamento arrojado que começou a sair do papel em 2013 e vai se desenrolar até 2015. Decidimos investir no Triângulo Mineiro e abrimos a primeira loja em Uberlândia no ano passado, e neste ano serão mais quatro na cidade e uma em Uberaba", afirma.
E os resultados já começaram a aparecer. Somente no ano passado, o Bahamas cresceu 20%, enquanto o restante do setor teve um acréscimo de apenas 4,93% em Minas. "Essa expansão se deu principalmente em função da implantação do nosso novo centro de distribuição em Juiz de Fora, que melhorou nossa logística e nos possibilitou melhor desempenho", ressalta.
Além disso, a expansão da rede para o Triângulo Mineiro também foi uma decisão acertada, o que levou o grupo a rapidamente ampliar o número de lojas na região. "Em 18 de março vamos inaugurar nossa segunda unidade em Uberlândia e as demais previstas também começam a operar neste ano", diz.
Desafio - O plano do Bahamas é atingir R$ 2 bilhões de faturamento em 2015. "O desafio, que começou em 2013, é crescer 30 anos em três. A meta é ousada, mas pretendemos fechar 2015 com 50 lojas, 12 no Triângulo. Tudo indica que vamos conseguir. Somente em janeiro, tivemos incremento de 33% no faturamento. A ideia é permanecer neste ritmo o ano todo", observa Júnior.
O gerente da rede supermercadista, que hoje é a maior do interior e a quarta no ranking do setor mineiro, diz que o fato de este ano ter eventos importantes, como a Copa do Mundo e eleições, deve favorecer ainda mais as vendas. "Somos um setor que vende por emoção. Os brasileiros vão assistir aos jogos e consumir bastante durante o mundial de futebol. Já as eleições geram empregos informais e formais. Com isso, o consumo também aumenta", completa.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)