Redes de Supermercados
17/02/2014 14:08 - Varejista mantém foco com estratégias nos preços
Apesar do ano "complexo" o Grupo Pão de Açúcar (GPA) bateu as metas previstas para 2013, com resultados, na maioria dos indicadores, acima da estimativa inicial da empresa e de analistas. A empresa prevê investir até R$ 2 bilhões em 2014, mesma meta anunciada para 2013, como antecipou o Valor em dezembro. O GPA investiu R$ 1,85 bilhão no ano passsado, 18% acima do ano anterior.
A receita bruta atingiu R$ 64,4 bilhões em 2013 - o grupo previa superar R$ 63 bilhões. A receita líquida somou R$ 57,7 bilhões, alta de 13,4%. De outubro a dezembro, as vendas subiram 15,8%. A margem líquida passou de 2,3% para 2,4% no ano. No quarto trimestre, de 3,7% para 4,1%. A margem ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu 7,8%, acima da previsão do GPA de 7,2%. O lucro líquido no ano subiu 21% para R$ 1,4 bilhão.
Houve redução no índice que mede a relação entre receita e despesas para um dos patamares mais baixos dos últimos sete anos - de 19% de outubro a dezembro de 2012 para 16,8% em 2013.
A companhia, controlada pelo francês Casino, está conseguindo reduzir preços (e aumentar vendas) ampliando a margem de lucro, numa estratégia iniciada em maio de 2013, após a empresa ter verificado queda no tráfego de clientes nas lojas.
Reduzir de preços sem afetar rentabilidade foi uma conta que só fechou com o controle despesas, principalmente na área alimentar. A varejista de eletroeletrônicos do grupo, Via Varejo (que une Casas Bahia e Ponto Frio), tem seguido caminho parecido. "Foi um ano complexo e bastante desafiador, mas a empresa teve a estratégia mais adequada para o período", disse Ronaldo Iabrudi, presidente do GPA desde janeiro, quando substituiu Enéas Pestana.
A empresa não informou estimativas de desempenho para 2014. O Valor antecipou em dezembro que o grupo prevê abrir cerca de 655 lojas até 2016. A estratégia é manter a política de redução de preços financiada pela revisão constante de despesas. Pelo menos em 2014 essa orientação continua, "até se estabilizar em algum ponto", diz Christophe Hidalgo, vice-presidente de finanças. "Não é uma medida oportunista, são [medidas] genuínas, perenes e sustentáveis no tempo".
Na área alimentar, por exemplo, a ação envolvendo os supermercados Pão de Açúcar seguiram a estratégia chamada "Every Day Fair Price" (Preço Justo Todo Dia), disse Jorge Faiçal, diretor comercial. Trata-se do aumento de descontos para chegar a um preço considerado justo para certas mercadorias. O rival Walmart trabalha com o "Every Day Low Price" (Preço Baixo Todo Dia), com redução de promoções e definição de preços em geral, diz a rede, abaixo da média.
Analistas questionaram, em teleconferência com o comando da empresa na sexta-feira, a sustentação dessa política ao longo do tempo, já que a concorrência pode reagir também com redução de preços e custos. Para manter a competitividade, o caminho pode ser intensificar mais os cortes de despesas - mas há limites para isso.
"Em algum momento, isso chega num limite, porque objetivos mudam, e os cortes não podem afetar nível de serviço e atendimento. Sete anos atrás, Galleazi [Claudio Galeazzi] foi presidente do GPA e fez uma série de ajustes na mesma linha vivida agora pela empresa. São fases que as companhias passam", disse Nelson Barrizzelli, professor da Universidade de São Paulo e especialista em varejo.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

