Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

04/02/2014 07:57 - Varejista vai centralizar compras

Depois de implantar um sistema de gestão integrado para todas as suas franquias, a rede de lojas Mundo Verde quer usar as informações para rever o mix - formado, basicamente, por alimentos, cosméticos e artigos de higiene pessoal - e centralizar a compra da maior parte dos produtos. A operação tem potencial para somar cerca de R$ 160 milhões ao faturamento, que em 2013 foi de R$ 350 milhões. Com isso, o diretor executivo da rede de franquias, Sérgio Bocayuva, diz que pode ganhar fôlego até para abrir o capital.

"Temos governança, conselho de administração, auditoria independente. Fomos até sondados pela Bovespa, mas não temos tamanho para ir a mercado", diz Bocayuva, executivo que veio do mercado financeiro e é sócio do fundo de private equity Aaxxon Group.O piloto do projeto entra em operação neste ano em São Paulo e nas regiões Sul e Centro Oeste. Em 2015, toda a rede estará operando nesse formato.

Para viabilizar a operação, o mix de produtos está sendo revisto com base no desempenho e no perfil das lojas: o que está sendo vendido, onde e qual o mix adotado por cada unidade.Hoje, a área de suprimentos é descentralizada e até o franqueado pode fazer as compras, desde que o fornecedor seja homologado. A rede tem um operador logístico que atende as franquias e faz as compras.

No novo modelo, o operador cuidará apenas da logística e as compras de todos os franqueados serão centralizadas. Apenas produtos que precisam ser comprados localmente, como pães, ou com abordagem sustentável, como mel, não entrarão na reformulação.

A nova equipe de compras foi estruturada a partir do grupo que já trabalhou no cadastramento de produtos e que participou da integração das lojas. "Nossa ideia é passar dos atuais 4,5 mil itens para cerca de 8 mil e essa equipe tem informações para revisar o mix, já sabe a participação de cada item", diz Bocayuva.

A nova estratégia embute uma revisão geral dos fornecedores. Na linha de suplementos, por exemplo, dos atuais 267 fornecedores a rede deve manter apenas 30. "Queremos manter a variedade de produtos, mas com uma maior concentração. Hoje, a loja trabalha com uma quantidade maluca de fornecedores. Vamos acabar com a dispersão de marcas", explica o diretor.

A estratégia terá que considerar as diferenças no perfil dos clientes da Mundo Verde nas várias regiões e até dentro de mercado mais específicos. A rede tem apostado sua estratégia de expansão na dispersão geográfica, e procura adaptar o mix de produtos de acordo com o perfil do consumidor da região.

Em regiões de renda mais alta, como alguns bairros da zona sul do Rio, o foco é apostar em lançamentos, com uma linha mais premium. Já para a classe C, a rede aposta em produtos já testados. No Nordeste, linhas como a de produtos esotéricos, já abandonadas em outras regiões, continuam em destaque.

"Usamos marcas diferentes e posicionamento de preço diferente. O consumidor de classe C tem menos recursos para experimentar. Ele vai no que já foi testado e aprovado", lembra, explicando que a estratégia diferenciada permite a expansão por locais com diferentes perfis, mas torna a compra centralizada mais complexa.

Para o executivo, a iniciativa também é complementar à estratégia de marcas próprias: uma complementa a outra. O objetivo é chegar a 2018 com 600 itens exclusivos da marca Mundo Verde Seleção, o que deve representar 30% dos itens vendidos e 20% do faturamento. A média brasileira para marcas próprias é de 5% do faturamento. Para isso, Bocayuva aposta em uma característica dos clientes da Mundo Verde. De acordo com as pesquisas realizadas pela rede, eles não reconhecem nem fabricantes nem marcas.

"Como a rede não usa grande marcas, com muita publicidade, quem acaba capturando a notoriedade é o próprio Mundo Verde. Muitos consumidores acham que somos produtores", conta.

Por isso, para lançar os novos produtos, a Mundo Verde está conversando com os próprios fornecedores. "Nossa estratégia é buscar inovações ou agregar novos valores. Um exemplo é a barrinha de cereal com chia, que chegou ao mercado por proposta da Mundo Verde", conta.

Bocayuva aposta na fidelização dos clientes como a principal vantagem para os franqueados na nova estratégia.Em 2013, o faturamento da rede cresceu 22%, sendo 12% no conceito 'mesmas lojas', que considera lojas abertas pelo menos nos últimos 12 meses. No quarto trimestre o desempenho foi expressivo, de 39%.lém das 262 lojas em operação, outras 20 já têm contrato assinado. "Esperamos 62 contratos assinados esse ano", completa.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)

Veja mais >>>