Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

03/12/2013 14:35 - Naouri planeja rede de supermercado

O presidente do grupo Casino, Jean Charles Naouri, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), viaja a São Paulo na próxima semana para discutir o planejamento estratégico da maior varejista do mercado brasileiro para o período de 2014 a 2016. Ontem, em Paris, ele mostrou estar pronto para falar de negócios, após uma fase difícil nas relações entre acionistas, em particular com o ex-controlador Abilio Diniz.

"Após um período agitado, é hora de falar de assuntos da empresa", afirmou Naouri, na sede do Casino, em Paris. Abilio Diniz, que nos últimos anos vinha travando disputas acirradas com Naouri no Pão de Açúcar, deixou a presidência do conselho de GPA no início de setembro. Abilio Diniz continua como acionista minoritário da varejista fundada por seu pai, Valentim Diniz, nos anos de 1940.

Sobre a situação da economia no Brasil, Naouri disse que não segue a linha de análises pessimistas: "Eu não vejo dessa forma, o Brasil é um dos nossos mercados que mais crescem".

Além do GPA, Naouri tem negócios na Colômbia, no Uruguai, na Argentina, na Tailândia e no Vietnã. Neste ano, até setembro, o faturamento do Casino soma € 35,5 bilhões, um aumento de 22,1% em relação a igual período de 2012 - 60% das vendas do grupo são feitas fora da França e no exterior o Brasil é seu maior mercado.

No planejamento de médio e longo prazos para o Brasil, o Casino tem meta ambiciosa para sua atuação na internet. A Nova Pontocom, empresa formada pelos sites de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, deve se tornar a maior empresa desse setor no país - ultrapassando, portanto, a B2W, que reúne Lojas Americanas e Submarino, entre outros negócios. "Temos toda a possibilidade de sermos os primeiros. Não falo em tempo, é algo para alguns anos", disse Philippe Alarcon, executivo responsável pela área internacional do Casino.

Alarcon observa que tem ocorrido uma troca de conhecimentos entre as marcas da Nova Pontocom e a empresa Cdiscount, o site de vendas do Casino na Franca. "Nós temos viajado e analisado as experiências no Brasil para nos ajudar com nossos negócios [de sites] aqui na França", diz Alarcon.

No varejo físico, o processo de crescimento orgânico do GPA no mercado brasileiro passa por adaptações das bandeiras já instaladas. Executivos do Casino, na França, não cogitam a possibilidade, a curto prazo, de exportar algum formato de loja da França. Com isso, fica menos provável a chegada no Brasil da rede do Casino que mais cresce hoje, a Monoprix - espécie de mistura da varejista de moda sueca H&M e dos supermercados Pão de Açúcar. A Monoprix vendeu neste ano, até setembro, € 2,5 bilhões.

Segundo Alarcon, os atuais formatos de lojas do GPA, especialmente o Mimimercado Extra, são ajustáveis a regiões, tipos de público e espaços disponíveis para a abertura de lojas no país. O processo de investimento atual do GPA passa, necessariamente, pela expansão do Minimercado Extra - com R$ 300 milhões em vendas líquidas até setembro, alta de 85% sobre 2012, e 160 lojas no Brasil - e pelo crescimento orgânico do atacado Assaí, com R$ 4,4 bilhões em vendas em 2013, expansão de 34% até setembro.

Além do Monoprix, o Casino também opera uma loja de conveniência com cerca de 100 metros quadrados, em média. "Temos lojas de vizinhança na França com 70, 80 metros quadrados, mas operar pontos desse tamanho implica em questões de logística e distribuição que tem que ser levadas em conta ao analisar cada país", disse Alarcon.

Em lojas de grande porte na França, a estratégia do Casino para atrair mais demanda em tempos de crise econômica tem sido pela redução de preços. Já no Brasil, o GPA vem tentando ampliar as vendas oferecendo preços mais agressivos em suas redes de supermercados e hipermercados como estratégia de longo prazo, e não apenas como resposta a um período de economia fraca. "Nós reduzimos preço nas lojas dos hipermercados Géant e já temos resultados com isso", disse Alarcon. A rede Géant é a bandeira do Casino para hipermercados e neste ano, suas vendas caem 8,4% até setembro, mas no terceiro trimestre, a queda foi mais suave, de 3,8%.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)

Veja mais >>>