Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

06/11/2013 12:04 - Rede de supermercados e fornecedores reforçam ações sustentáveis

Segundo a rede varejista, o programa Sustentabilidade Ponta a Ponta impediu, desde 2010, a emissão de 4.291 toneladas de CO2

 



O Walmart Brasil lançou ontem em São Paulo a terceira edição do programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, para apresentar os novos produtos que estarão nas gôndolas das lojas da rede a partir de hoje. O programa é uma iniciativa da rede varejista junto com seus fornecedores parceiros (indústria) para o desenvolvimento de produtos com diferenciais de sustentabilidade. Participaram do evento presidentes e executivos de empresas como JBS, Unilever, Grandene e Palmolive, entre outras.

“Consumir mais vai gerar mais impacto no meio ambiente? Não, se nós conseguirmos reduzir o impacto dos produtos. As empresas que não cuidarem do meio ambiente não vão sobreviver”, afirmou o presidente do Walmart Brasil, Guilherme Loureiro. “Aqueles que fizerem o que a gente entende como correto, vão ter privilégios nas nossas lojas”, afirmou ainda.

Segundo a vice-presidente de Sustentabilidade do Walmart Brasil, Daniela de Fiori, os produtos escolhidos para integrar o programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta foram aqueles com maior impacto sobre o meio ambiente em sua cadeia produtiva e as empresas foram eleitas por já trabalharem a questão da sustentabilidade. “Não consigo falar com o consumidor sobre melhorar o produto se não avaliar a cadeia de ponta a ponta”, afirmou.

De acordo com o Walmart, 29 empresas participam do programa, com 41 produtos. Segundo os dados divulgados, o programa impediu, desde 2010, a emissão de 4.291 toneladas de CO2, deu destinação correta a 1.340 toneladas de resíduos, reduziu o consumo de combustível em 290 mil litros, o de eletrecidade em 19.883 Gwh e economizou ainda 745 mil m3 de água.

A executiva apresentou números que mostram o bom desempenho comercial dos produtos que integram o programa. As empresas que participam do projeto representam 21% das vendas do Walmart no Brasil. Os produtos que integram o programa tiveram um aumento de 43% nas vendas desde o início da ação. De acordo com Daniela, a questão principal é garantir a rastreabilidade dos produtos. “Nós não conseguíamos dizer com certeza se era ou não era sustentável”, disse ela.

Durante o evento, o representante de cada empresa falou dos novos produtos e das questões envolvidas na implantação das práticas sustentáveis. Nenhuma das empresas quis revelar quanto está investindo no programa. Segundo o diretor industrial da Embalixo, Eder Bortoleto Junior, o investimento para o desenvolvimento de seu novo produto foi apenas de “horas trabalhadas”.

As práticas ambientalmente corretas também podem gerar economia para as empresas – já que se economizam insumos como combustível, energia e água. “O preço só pode diminuir. Dentro da empresa, nós queremos oferecer produtos diferenciados a quem pode pagar por isso, porém nós acreditamos que a sustentabilidade tem de ser para todos. Se ele conseguir fazer uma melhoria, tem de fazer pelo mesmo preço. É isso que vai tornar o projeto de fato sustentável”, afirmou Daniela.

O gerente de sustentabilidade da Itambé, Maurício Petenusso, afirmou que os ganhos com os projetos vão muito além do que se pode mensurar financeiramente. “Mas, para dar um número, nós, com dois projetos, conseguimos uma economia de R$ 1,5 milhão por ano, descontado o investimento. Isso é produto de uma evolução da gestão para a sustentabilidade. Num primeiro momento, a proposta é o fim de tudo, tratar, dar uma destinação adequada. No segundo momento, se fala de uma ecoeficiência, reduzir consumo de água, de energia, tornar o processo mais eficiente. No terceiro estágio da evolução, você chega ao que traz essas 18 empresas para cá, pensar muito além de dentro da fábrica, de dentro da indústria. É pensar no seu produto pós-indústria e antes de chegar na indústria, pensando na matéria-prima”, relata.



Veículo: Jornal do Comércio - RS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)

Veja mais >>>