Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

06/11/2013 12:03 - Redes apostam em soluções para fidelizar o consumidor

Investimentos em ferramentas capazes de identificar os pontos fracos da loja e a efetividade dos treinamentos feitos com o funcionários têm ganhado força no varejo. Chamados de clientes ocultos, eles ajudam os empresários do setor a entender as preferências do consumidor e, por consequência, incrementar a fidelização e aumentar as vendas.

No mercado norte-americano e europeu essas soluções são empregadas há muito tempo; no Brasil elas podem ser consideradas algo novo. Atualmente, duas empresas - Pinion e OnYou - estão preenchendo essa lacuna.

A Pinion é nova no mercado (em atuação desde fevereiro), mas já atendeu players como a calçadista Di Santini, a Track&Field, o Buscapé, além de uma das principais indústrias fornecedoras ao setor supermercadista, a Unilever. "Com o consumidor misterioso, os varejistas conseguem fazer uma investigação profunda das práticas de consumo", enfatizou o sócio-fundador da empresa, Eduardo Grinberg. O executivo, ao ser questionado sobre a efetividade da ferramenta, mencionou o caso de uma rede de restaurantes que resolveu melhorar o seu sistema de delivery(sem mencionar o nome). Ao receber as impressões do consumidor, a empresa mudou algumas embalagens após identificar as condições em que o alimento pedido chegava à casa do cliente.

"Na operação de delivery foi uma pesquisa que identificou a necessidade de mudar algumas embalagens, pois por meio de fotos tiradas por esse consumidor misterioso a empresa percebeu que o alimento não chegava de uma forma correta", explicou ele.

Outro case que o executivo destacou foi de uma indústria farmacêutica que queria descobrir como o consumidor armazenava seus medicamentos. "Esse processo foi feito com fotografias. O cliente oculto contratado fotografava sua 'minifarmácia'. Com a medida, a empresa conseguiu, além de melhorar seus produtos, identificar seus concorrentes", explicou.

Grinberg afirmou que o investimento de contratação de um cliente oculto varia de R$ 10 mil a R$ 200 mil, pois tudo depende da complexidade da pesquisa solicitada pelo empresário. "São formatos específicos e que se diferem de um cliente ao outro, nós da Pinion trabalhamos com uma plataforma flexível."

Outro player que presta este tipo de serviço e que reafirma a efetividade da ferramenta é o fundador da OnYou, José Worcman. "Hoje vivemos no mundo em que os clientes é que dão as coordenadas, não atender as suas necessidades é um erro", disse ele ao DCI, ao que completou. "Temos um número enorme de pessoas formadoras de opinião que utilizam as redes sociais para expressar suas experiências, positivas ou não. Com isso as empresas ficaram mais vulneráveis".

Worcman explicou que para que a ferramenta do cliente oculto dê resultados, a utilização tem que ser periódica. Isso muda apenas quando a pesquisa envolver, por exemplo, o lançamento de um produto. "Temos empresas que fazem monitoramento mensal. Mas já firmamos contratos bimestrais e semestrais". O executivo disse que em todos os canais de venda é possível ter um cliente oculto. "Ele pode estar on-line, pelo telefone, nas lojas. Em todo o lugar é possível ter um cliente oculto", concluiu.

Na opinião de Luiz Goes, sócio-sênior de Inteligência de Mercado da GS&MD - Gouvêa de Souza, os empresários devem encarar a utilização do cliente oculto e de outras ferramentas como uma oportunidade de profissionalização da operação. "Com o cliente oculto, por exemplo, você coloca consumidores reais para opinar, seja sobre um serviço prestado ou por um atendimento. Em alguns casos, as empresas que prestam esse tipo de serviço contratam pesquisadores que são capazes de provocarem ações só para identificar como será a resposta da empresa", disse.

Pode parecer algo simples em primeiro momento, mas Goes explicou que, por ser uma pesquisa qualitativa, você deve tomar cuidado com as respostas romanceadas das análises. "Algumas respostas podem ser: 'o vendedor foi educado' ou a 'fui bem atendido'. Essas análises devem ser mais profundas e não superficiais", disse.

Além do cliente oculto, Goes mencionou outras ferramentas como as câmeras que detectam os pontos com maior fluxo dentro das lojas, até pesquisadores de opinião que têm efeito similar na hora de entender as reais necessidades do consumidor. "As câmeras que detectam as zonas quentes das lojas são caras, assim como as que medem com precisão o tempo que o consumidor fica em frente a uma gôndola. Mas existem formas quase sem custo", argumentou ele.

Luiz Goes afirmou que cadastrar seus clientes (ter nome completo, e-mail, telefone) pode ajudar na profissionalização do ponto de venda. "Hoje existem softwares gratuitos em que é possível fazer pesquisas via e-mail, basta ter um cadastro", concluiu.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

07/01/2025 17:42 - Supermercado Adonai reinaugura loja no Recanto, em Rio das Ostras (RJ)
06/01/2025 11:06 - Palhoça (SC) ganha segunda loja do Brasil Atacadista
03/01/2025 15:37 - Cometa Supermercados inaugura duas lojas no fim de 2024
02/01/2025 16:58 - Xanxerê (SC) ganha primeira loja da bandeira Econômico Atacadão
02/01/2025 14:39 - Rede Nilo inaugura primeira loja em Jussara (GO)
02/01/2025 14:38 - Grupo Centerbox adquire seis lojas do Ismael Supermercados no CE
02/01/2025 14:36 - Americana (SP) terá unidade do Pão de Açúcar em 2025
01/01/2025 08:56 - Boa Supermercados inaugura nova unidade em Jundiaí (SP)
30/12/2024 17:03 - Prezunic reinaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)
30/12/2024 16:35 - Higa’s Supermercados inaugura loja na Curuçá Velha, bairro de SP
30/12/2024 16:33 - Unidade do Comper Jardim Itália é reinaugurada em Cuiabá (MT)
30/12/2024 16:33 - Supermercados BH abre lojas nas cidades mineiras de Raposos e Felixlândia
30/12/2024 10:44 - Mineirão Atacarejo abre loja em Feira de Santana (BA)
27/12/2024 17:42 - Superviza Atacadista inaugura primeira loja em Pato Branco (PR)
27/12/2024 15:22 - São José dos Pinhais (PR) recebe nova loja do Jacomar Supermercados

Veja mais >>>