Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

21/10/2013 10:44 - Marcas próprias turbinam receita e agregam valor às redes varejistas

Primeiros produtos desse tipo surgiram no Brasil nos anos 1980 mas, naquela época, a preocupação dos supermercados limitava-se a oferecer preços baixos. Hoje, empresas vendem de produtos de limpeza a quitutes importados - e a qualidade não deixa a desejar às marcas tradicionais

Ao ir às compras, é comum encontrar nas prateleiras diversos produtos de marcas próprias. Nos últimos anos, as principais redes varejistas vêm apostando nesses itens para conquistar novos clientes e incrementar as receitas. Só em 2012, os faturamento com esses produtos foi de R$ 2,9 bilhões, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Nielsen, publicada no fim do ano passado na revista SuperHiper, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

O baixo preço e a qualidade similar à dos produtos tradicionais são os principais atrativos oferecidos por essas marcas. Além disso, nos últimos anos as redes varejistas estão investindo em diferentes linhas de produtos próprios, que englobam desde itens de limpeza a produtos importados. É o caso da rede Walmart (detentora das marcas Hiper, Bompreço, Todo Dia, Maxxi Atacado e Sam’s Club), que possui sete linhas de produtos exclusivos.

“O posicionamento no mercado leva em consideração o perfil do consumidor. Hoje, as pessoas têm consciência da boa qualidade dos produtos”, destaca o diretor de marcas próprias do Walmart, Antônio Sá. Tanto que a companhia prevê um crescimento de 20% no consumo desses produtos até o fim do ano. Ele explica que, diferentemente das marcas tradicionais, não há custos para fazer a propaganda dos produtos na grande mídia, gerando uma economia que é repassada à população. “Dependendo da linha, a diferença chega a 25%”, informa.

Já o Grupo Pão de Açúcar, que possui quatro linhas exclusivas, deve fechar o ano com um crescimento um pouco maior. Só nos primeiros nove meses deste ano, a rede registrou um aumento de 20% no consumo dos produtos de marca própria no Nordeste, em relação ao mesmo período do ano passado. “Os consumidores estão em busca de um custo-benefício interessante, além de novidades”, destaca o gerente de marcas exclusivas, André Svartman.

Ele lembra que a rede decidiu apostar em marcas próprias em 2006, na busca por diferenciais que fidelizassem novos clientes. “Apesar dos preços estarem atrelados ao posicionamento de cada marca, nossos produtos são, em média, 20% mais baratos”, comenta. Uma das linhas do Grupo Pão de Açúcar engloba apenas vinhos, oriundos de diferentes países. “Nossos produtos atendem a todas as classes sociais”, reforça Svartman.

E o Nordeste desponta como um mercado em potencial, já que nos últimos três anos a região tem registrado bons índices de crescimento no consumo de produtos de marca própria. “A região ainda tem muito a crescer, e o mercado necessitava de investimento. Os bons índices econômicos alcançados pelo Nordeste fizeram com que as redes de supermercados dessem uma atenção especial à região, o que explica o aumento do consumo”, explica o gerente de Atendimento da Nielsen, Fábio Gomes. Ele diz que os itens mais procurados por aqui são os sucos (todos os tipos), derivados do tomate, produtos descartáveis, entre outros.

Apesar da boa aceitação do consumidor, as redes varejistas precisam enfrentar alguns desafios. O crescimento da classe C, por exemplo, é um deles. Se por um lado essa ascensão introduziu novos clientes, a demanda pelos produtos de marcas próprias não tem aumentado como o esperado. “Essas pessoas estão entrando num mercado de consumo que antes não tinham acesso. Sendo assim, é natural que elas queiram adquirir produtos de marcas mais conhecidas”, afirma Gomes. Tanto que, apesar do faturamento apresentar um bom desempenho nos últimos anos, a participação das linhas próprias é oscilante.

 “O consumo em supermercados, como um todo, vem crescendo, o que beneficia as marcas próprias. No entanto, elas perdem importância porque as marcas tradicionais estão se fortalecendo cada vez mais”, explica Gomes. Para enfrentar o desafio, as redes precisam melhorar a gestão e o direcionamento das linhas exclusivas e conquistar o público.

“As redes precisam desconstruir o preconceito que ainda há sobre as linhas próprias”, lembra Fábio Gomes. De acordo com ele, os primeiros produtos desse tipo surgiram no Brasil nos anos 1980, mas, naquela época, a preocupação dos supermercados limitava-se apenas ao preço. “A qualidade deixava muito a desejar, o que acabou criando uma imagem negativa”, diz.

A partir da década de 1990, as empresas começaram a melhorar os produtos e a investir em gestão de marcas. “Nos próximos anos, o consumo deve se fortalecer no Brasil, principalmente porque os varejistas estão se especializando em lançar diferentes linhas de marcas próprias, direcionadas a públicos específicos”, finaliza. Procurada pela reportagem, a rede Carrefour não se pronunciou até o fechamento desta matéria.



Veículo: Diário de Pernambuco

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)

Veja mais >>>