Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

16/10/2013 10:45 - Walmart vai fechar até 25 lojas de baixo desempenho no país

O Walmart, terceiro maior grupo supermercadista do país, vai fechar de 20 a 25 lojas "com baixo desempenho" até o fim deste ano. Segundo comunicado da varejista, as unidades serão principalmente de pequeno e médio porte. A companhia não informa quais bandeiras serão atingidas pelo corte, mas considerando o tamanho descrito, é provável que pontos da rede de atacado Maxxi (lojas médias) e de supermercados de bairro TodoDia (que são pequenas) estejam nesse grupo. A empresa tem 560 unidades em operação no Brasil, de nove marcas diferentes.

"Como parte do processo de melhoria da performance da empresa no Brasil, o Walmart está focando na construção de uma base sólida para o futuro, tornando o negócio mais eficiente para continuar a investir e a crescer no país", informou a filial, que está sob novo comando desde o fim de agosto. Guilherme Loureiro (ex-Unilever) assumiu a presidência no lugar de Marcos Samaha, que deixou a rede.

No comunicado divulgado ontem, a subsidiária informa que serão abertas 22 lojas e reformadas mais de 40 no Brasil até dezembro, o que corresponde a um investimento de cerca de R$ 1 bilhão.

A nota foi divulgada após Doug McMillon, presidente internacional da rede, anunciar, durante a 20ª reunião anual da companhia com analistas nos Estados Unidos, que 50 lojas serão fechadas no Brasil e na China. Segundo ele, essa medida terá um impacto positivo no lucro operacional da companhia no ano fiscal de 2015 (que se inicia em fevereiro do ano que vem), de 0,2 ponto percentual no Brasil e de 0,3 ponto na China. No trimestre fiscal encerrado em julho, a varejista teve prejuízo operacional no mercado brasileiro.

O impacto negativo do fechamento das lojas no Brasil e na China sobre as vendas pode ficar entre 2% e 3%, segundo McMillon. O efeito deve ser verificado principalmente no quarto trimestre, mas pode respingar no primeiro trimestre do próximo ano.

McMillon acrescentou que o Walmart International - que reúne as operações fora dos Estados Unidos - precisa melhorar o retorno que obtém sobre os investimentos. "Nosso objetivo é ser 'o melhor da classe' em todos os mercados", afirmou. E citou Brasil, China e Japão como países que mais precisam melhorar. Segundo ele, a companhia já alcançou a meta no México e no Canadá.

O presidente da divisão internacional também observou, no evento de ontem, que a rede fez ajustes operacionais positivos no Brasil, mas que ainda há trabalho a fazer. As redes Maxxi e o clube de compras Sam's Club ainda não têm o desempenho esperado, e a estrutura de custos do grupo no país é muito alta, segundo o executivo.

Apesar disso, o Brasil foi incluído no rol de países onde o grupo ganhou participação de mercado no primeiro semestre e teve o desempenho destacado por Enrique Ostale, presidente do Walmart para a América Latina. "Estamos satisfeitos com a nossa performance nas áreas de alimentos e produtos de higiene e limpeza e estamos focando na melhoria do desempenho das áreas de não alimentos e atacado, que tiveram resultados promissores das últimas semanas", disse Ostale, na conferência.

O Walmart anunciou ontem que projeta aumentar suas vendas globais de 3% a 5% no próximo ano fiscal, que se inicia em fevereiro de 2014, o que representa um incremento de até US$ 24 bilhões. A varejista também divulgou um investimento de US$ 11,8 bilhões a US$ 12,8 bilhões para o próximo ano. Fora dos Estados Unidos, o montante foi reduzido em US$ 500 milhões, para uma faixa entre US$ 4 bilhões a US$ 4,5 bilhões, devido a um menor número de abertura de lojas.

Segundo o CEO mundial, Michael Duke, as prioridades do grupo para o próximo ano são retomar o crescimento das vendas nos Estados Unidos, melhorar os retornos internacionais e a alavancagem operacional. "Não importa o ambiente que tivermos em um ano ou em cinco anos, nós venceremos. E não estaremos satisfeitos até que isso aconteça", afirmou.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

08/01/2025 15:06 - Grupo Pereira compra rede de supermercados Schmit
07/01/2025 17:42 - Supermercado Adonai reinaugura loja no Recanto, em Rio das Ostras (RJ)
06/01/2025 11:06 - Palhoça (SC) ganha segunda loja do Brasil Atacadista
03/01/2025 15:37 - Cometa Supermercados inaugura duas lojas no fim de 2024
02/01/2025 16:58 - Xanxerê (SC) ganha primeira loja da bandeira Econômico Atacadão
02/01/2025 14:39 - Rede Nilo inaugura primeira loja em Jussara (GO)
02/01/2025 14:38 - Grupo Centerbox adquire seis lojas do Ismael Supermercados no CE
02/01/2025 14:36 - Americana (SP) terá unidade do Pão de Açúcar em 2025
01/01/2025 08:56 - Boa Supermercados inaugura nova unidade em Jundiaí (SP)
30/12/2024 17:03 - Prezunic reinaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)
30/12/2024 16:35 - Higa’s Supermercados inaugura loja na Curuçá Velha, bairro de SP
30/12/2024 16:33 - Unidade do Comper Jardim Itália é reinaugurada em Cuiabá (MT)
30/12/2024 16:33 - Supermercados BH abre lojas nas cidades mineiras de Raposos e Felixlândia
30/12/2024 10:44 - Mineirão Atacarejo abre loja em Feira de Santana (BA)
27/12/2024 17:42 - Superviza Atacadista inaugura primeira loja em Pato Branco (PR)

Veja mais >>>