Redes de Supermercados
23/07/2013 10:30 - Supermercado Koch insere etiquetas eletrônicas em sua nova operação
É cada vez mais perceptível no setor empresários que apostam em tecnologias de automação para melhorarem o desempenho. O mais recente caso é o da rede sulista Supermercado Koch, que ao inaugurar sua nona operação apostou nas etiquetas eletrônicas em suas gôndolas. Com o investimento de R$ 18 milhões na nova loja, a rede pretende fechar o ano com faturamento de R$ 400 milhões, registrando o crescimento de 25%. A Rede Koch espera abrir mais cinco lojas nos próximos anos, todas com a nova tecnologia de precificação e gestão.
A implantação envolveu 14 mil etiquetas eletrônicas da empresa Seal Tecnologia, que há 25 anos atua no mercado de soluções dedicadas a processos de automação. Além das etiquetas de segmento, a loja conta ainda com etiquetas gráficas, em produtos de maior valor agregado, na adega e setor de eletrônicos, e vídeo pôster, na padaria e açougue.
"Além de garantir uma experiência de compra mais confortável e segura aos nossos clientes, com a garantia que o preço na etiqueta é o mesmo apresentando no caixa (check-out), aumentamos nossa agilidade quanto à gestão dos produtos e estoque, uma vez que os nossos gerentes podem conferir na própria etiqueta as informações do produto e não precisam mais se deslocarem ao depósito e sistema. Assim ganhamos tempo e produtividade", afirmou por meio de nota Fabiano Conrado Diesel, gerente de Tecnologia da rede. Com as etiquetas eletrônicas, o supermercado conseguiu agilizar também o processo de troca de preços dos produtos, que passou de três horas para poucos minutos. Para Diesel, as etiquetas também proporcionaram ao supermercado um ambiente mais moderno. "A loja esta mais 'limpa' visualmente, e que leva a sensação de mais organização e confiabilidade aos clientes", afirma.
Segundo o diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Alberto dos Santos, esse número crescente de investimentos deve-se ao menor custo de implementação da tecnologia. "A redução dos preços de equipamentos e softwares, nos últimos anos, tornou possível a automação comercial nos pequenos negócios. Ainda é um investimento alto, mas hoje podemos mostrar aos empresários que o retorno em melhoria de gestão compensa a automação", disse ao DCI.
Para Santos, isso é um benefício também as micro e pequenas empresas de varejo. "A operação torna-se muito mais profissionalizada com a implementação dessas medidas de automação, pois evitam-se erros humanos, previnem-se perdas e torna-se possível ter informação bastante atualizada sobre o fluxo de produtos na empresa. Isso ajuda a entender melhor o funcionamento da empresa e dá informações que ajudam no planejamento dos negócios", concluiu o especialista.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)