Redes de Supermercados
18/06/2013 11:44 - Itaú e Cencosud se unem na AL
Por Felipe Marques e Karin Sato | De São Paulo
O Itaú Unibanco firmou ontem uma parceria com a rede de varejo chilena Cencosud, válida apenas para as operações da varejista no Chile e na Argentina, em que o banco passará a ser responsável pela operação de financiamento ao consumo da rede de supermercados. O acordo prevê que o banco pagará ao todo US$ 307 milhões por 51% das administradoras de cartões que a Cencosud tem em cada país. Juntas, as carteiras de crédito de ambas operações somam algo em torno de US$ 1,3 bilhão. A aliança terá duração de 15 anos, e prevê possibilidade de renovação.
A parceria não vale para o Brasil, informou a assessoria de imprensa da Cencosud. Aqui, a varejista chilena opera com o grande rival do Itaú, o Bradesco. O acordo brasileiro foi firmado em 2011, por cerca de R$ 200 milhões, e deu ao Bradesco o direito de administrar o portfólio de cartões da varejista no país. A Cencosud opera aqui com as redes Prezunic, Bretas, Mercantil Rodrigues, G.Barbosa e Perini.
Nos próximos 90 dias, as partes vão trabalhar para concretizar os termos finais. A transação está sujeita à aprovação regulatória no Chile, na Argentina e no Brasil.
"Com essa parceria, mais de três milhões de clientes de cartão de crédito serão favorecidos em ambos os países, acessando diretamente a novos produtos e serviços financeiros", afirmou o Itaú em comunicado. O acordo fará do banco brasileiro o responsável pelos plásticos de redes como Jumbo, Santa Isabel, Paris, Easy e Johnson.
"Esta parceria faz parte do plano estratégico de longo prazo da Cencosud, que visa melhorar o serviço financeiro oferecido aos seus clientes, sem ter que utilizar seus próprios recursos, alinhado ao modelo que já funciona em suas operações no Brasil e na Colômbia", informa o Itaú em nota.
A expansão internacional do modelo de parcerias com o varejo do Itaú ocorre após profunda reorganização em suas alianças no Brasil. Desde o fim de 2010, o Itaú cancelou cerca de 300 parcerias com o varejo brasileiro, incluindo nomes como Lojas Americanas, C&C e Sonda Supermercados. O banco ficou com cerca de 50 acordos, entre eles Carrefour e Pão de Açucar.
No Brasil, a parceria do Bradesco com a rede encontra dificuldades de crescimento. No país, a Cencosud perdeu vendas neste ano, enquanto Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart cresceram. As 206 lojas do grupo chileno, entre supermercados e hipermercados, apuraram receita líquida de US$ 1,08 bilhão (R$ 2,1 bilhões) no primeiro trimestre, recuo de 4,9% em relação ao mesmo período de 201 2. O Brasil foi o único país com queda no indicador. (Colaborou Adriana Mattos)
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)