Redes de Supermercados
11/06/2013 09:12 - Hipermercados se destacam nas vendas de eletroeletrônicos
Os hipermercados vêm ganhando espaço nas vendas de bens duráveis. Em especial nas de eletroeletrônicos. Segundo levantamento da empresa de pesquisas GfK, o grupo de canais que inclui os hiper, chamado de generalista, teve alta de 16,2% na venda de aparelhos considerados “de entretenimento” no primeiro trimestre deste ano, em relação aos mesmos meses de 2012. No mesmo período, os estabelecimentos especializados nesse tipo de produto registraram crescimento de apenas 1,5%.
A cesta de entretenimento inclui tablets, computadores, televisões e outros itens, e representou, no primeiro trimestre, 63% do total das vendas de bens duráveis, arrecadando R$ 15,3 bilhões. A evolução dos hipermercados nesse segmento mostra a relevância que os não alimentos vêm adquirindo para seus resultados, sobretudo com a crescente preferência do consumidor pelos atacarejos e lojas menores na compra de alimentos.
Esse comportamento se repete em outros segmentos de produtos analisados pela GfK. No de telecomunicações, o canal que inclui os hiper aumentou a receita em 52,3%, enquanto nas especializadas o avanço foi de 7,4%. Na linha marrom (itens como aparelhos de som e de dvd, entre outros), as generalistas cresceram 24,5%, enquanto as rivais tiveram queda de 6,4%. Finalmente, considerando todos os bens duráveis, as lojas especializadas perderam 1,1% de sua receita entre 2012 e 2013, enquanto as generalistas ganharam 18,7% mais. A participação do grupo que inclui os hipermercados no total de vendas subiu, em um ano, de 21% para 24%. A venda de bens duráveis no primeiro trimestre totalizou R$ 23,6 bilhões.
A ascensão dos hiper na venda de produtos eletroeletrônicos está relacionada a diversos motivos, como a melhora do atendimento e formas de pagamento disponibilizadas ao consumidor. Eles foram os mais representativos no crescimento observado das lojas generalistas. “Nos últimos dois anos, os hipermercados ampliaram o sortimento e melhoraram o atendimento, além de oferecer condições de pagamento que os outros canais não possuem, como cartão próprio da loja. Com isso eles atraem, em especial, a classe C”, explica Simone Aguiar, diretora de varejo da GfK. Incentivos à indústria nacional, desonerações tributárias e a própria concorrência acirrada baratearam o preço médio de categorias nas quais é possível obter margens maiores, o que também favoreceu o consumo nessas lojas, que têm um apelo mais popular que as lojas especializadas.
Novas oportunidades
Outro produto que se destacou foram os tablets. Por ser uma categoria nova, a distância a ser tirada pelos hipermercados era menor. Embora esses aparelhos representem apenas 3% das vendas de bens duráveis, eles vêm se popularizando rapidamente. Entre março deste ano e o mesmo mês de 2012, a procura por tablets aumentou nada menos que 230%, mais que triplicando a receita. E o grupo de lojas do qual os hiper fazem parte já responde por 48,4% das vendas totais da categoria. Há um ano, o percentual era de 37,2%. O lançamento de modelos mais baratos, motivado pela concorrência entre as marcas e por uma desoneração tributária ocorrida em 2011, favoreceu as vendas dos hipermercados.
Concorrência
De acordo com o estudo da GfK, atualmente os maiores concorrentes dos hipermercados nas vendas de eletroeletrônicos não estão nas ruas, mas na internet. “O e-commerce também vem se fortalecendo. É um canal que deve continuar crescendo nos próximos anos e que possui a facilidade da compra dentro de casa”, ressalta Simone. No ano passado, as vendas do comércio eletrônico cresceram 29%, faturando R$ 24,1 bilhões, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Já outro estudo, da consultoria especializada e-bit, prevê vendas de R$ 28 bilhões na internet em 2013.
Veículo: Site Supermercado Moderno
Veja mais >>>
08/01/2025 15:06 - Grupo Pereira compra rede de supermercados Schmit07/01/2025 17:42 - Supermercado Adonai reinaugura loja no Recanto, em Rio das Ostras (RJ)
06/01/2025 11:06 - Palhoça (SC) ganha segunda loja do Brasil Atacadista
03/01/2025 15:37 - Cometa Supermercados inaugura duas lojas no fim de 2024
02/01/2025 16:58 - Xanxerê (SC) ganha primeira loja da bandeira Econômico Atacadão
02/01/2025 14:39 - Rede Nilo inaugura primeira loja em Jussara (GO)
02/01/2025 14:38 - Grupo Centerbox adquire seis lojas do Ismael Supermercados no CE
02/01/2025 14:36 - Americana (SP) terá unidade do Pão de Açúcar em 2025
01/01/2025 08:56 - Boa Supermercados inaugura nova unidade em Jundiaí (SP)
30/12/2024 17:03 - Prezunic reinaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)
30/12/2024 16:35 - Higa’s Supermercados inaugura loja na Curuçá Velha, bairro de SP
30/12/2024 16:33 - Unidade do Comper Jardim Itália é reinaugurada em Cuiabá (MT)
30/12/2024 16:33 - Supermercados BH abre lojas nas cidades mineiras de Raposos e Felixlândia
30/12/2024 10:44 - Mineirão Atacarejo abre loja em Feira de Santana (BA)
27/12/2024 17:42 - Superviza Atacadista inaugura primeira loja em Pato Branco (PR)