Redes de Supermercados
11/06/2013 09:12 - Hipermercados se destacam nas vendas de eletroeletrônicos
Os hipermercados vêm ganhando espaço nas vendas de bens duráveis. Em especial nas de eletroeletrônicos. Segundo levantamento da empresa de pesquisas GfK, o grupo de canais que inclui os hiper, chamado de generalista, teve alta de 16,2% na venda de aparelhos considerados “de entretenimento” no primeiro trimestre deste ano, em relação aos mesmos meses de 2012. No mesmo período, os estabelecimentos especializados nesse tipo de produto registraram crescimento de apenas 1,5%.
A cesta de entretenimento inclui tablets, computadores, televisões e outros itens, e representou, no primeiro trimestre, 63% do total das vendas de bens duráveis, arrecadando R$ 15,3 bilhões. A evolução dos hipermercados nesse segmento mostra a relevância que os não alimentos vêm adquirindo para seus resultados, sobretudo com a crescente preferência do consumidor pelos atacarejos e lojas menores na compra de alimentos.
Esse comportamento se repete em outros segmentos de produtos analisados pela GfK. No de telecomunicações, o canal que inclui os hiper aumentou a receita em 52,3%, enquanto nas especializadas o avanço foi de 7,4%. Na linha marrom (itens como aparelhos de som e de dvd, entre outros), as generalistas cresceram 24,5%, enquanto as rivais tiveram queda de 6,4%. Finalmente, considerando todos os bens duráveis, as lojas especializadas perderam 1,1% de sua receita entre 2012 e 2013, enquanto as generalistas ganharam 18,7% mais. A participação do grupo que inclui os hipermercados no total de vendas subiu, em um ano, de 21% para 24%. A venda de bens duráveis no primeiro trimestre totalizou R$ 23,6 bilhões.
A ascensão dos hiper na venda de produtos eletroeletrônicos está relacionada a diversos motivos, como a melhora do atendimento e formas de pagamento disponibilizadas ao consumidor. Eles foram os mais representativos no crescimento observado das lojas generalistas. “Nos últimos dois anos, os hipermercados ampliaram o sortimento e melhoraram o atendimento, além de oferecer condições de pagamento que os outros canais não possuem, como cartão próprio da loja. Com isso eles atraem, em especial, a classe C”, explica Simone Aguiar, diretora de varejo da GfK. Incentivos à indústria nacional, desonerações tributárias e a própria concorrência acirrada baratearam o preço médio de categorias nas quais é possível obter margens maiores, o que também favoreceu o consumo nessas lojas, que têm um apelo mais popular que as lojas especializadas.
Novas oportunidades
Outro produto que se destacou foram os tablets. Por ser uma categoria nova, a distância a ser tirada pelos hipermercados era menor. Embora esses aparelhos representem apenas 3% das vendas de bens duráveis, eles vêm se popularizando rapidamente. Entre março deste ano e o mesmo mês de 2012, a procura por tablets aumentou nada menos que 230%, mais que triplicando a receita. E o grupo de lojas do qual os hiper fazem parte já responde por 48,4% das vendas totais da categoria. Há um ano, o percentual era de 37,2%. O lançamento de modelos mais baratos, motivado pela concorrência entre as marcas e por uma desoneração tributária ocorrida em 2011, favoreceu as vendas dos hipermercados.
Concorrência
De acordo com o estudo da GfK, atualmente os maiores concorrentes dos hipermercados nas vendas de eletroeletrônicos não estão nas ruas, mas na internet. “O e-commerce também vem se fortalecendo. É um canal que deve continuar crescendo nos próximos anos e que possui a facilidade da compra dentro de casa”, ressalta Simone. No ano passado, as vendas do comércio eletrônico cresceram 29%, faturando R$ 24,1 bilhões, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Já outro estudo, da consultoria especializada e-bit, prevê vendas de R$ 28 bilhões na internet em 2013.
Veículo: Site Supermercado Moderno
Veja mais >>>
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

