Redes de Supermercados
28/05/2013 11:56 - Caixa sem operador tenta emplacar no varejo do PR
Fazia três anos que a empresa de Paulo Soares, que fornece softwares e equipamentos para redes de varejo, havia trazido para o Brasil os caixas sem operadores, em que o próprio cliente passa as compras e faz o pagamento.
Até outubro do ano passado, porém, nenhum havia sido vendido. "Todo mundo falava: Isso não é para o Brasil'.", diz Soares, presidente da RMS. "É o medo do novo."
Em novembro do ano passado, a rede de mercados Muffato, do Paraná, resolveu instalar os seus, quase dez anos depois da primeira experiência brasileira.
O Pão de Açúcar fez uma tentativa anteriormente, mas os autocaixas foram instalados em apenas um loja e extintos alguns anos depois.
Hoje, duas lojas do Muffato, em Londrina e Maringá, têm a tecnologia, e outras dez redes, inclusive farmácias e lojas de departamento, já fizeram suas encomendas.
Segundo Everton Muffato, diretor do grupo paranaense, a aceitação foi muito boa. O sistema é utilizado principalmente em pequenas compras e em horários de pico, por clientes que querem escapar das filas.
"Tínhamos a impressão de que pessoas mais sofisticadas usariam. Na verdade, elas não gostam de pôr a mão na mercadoria. Quem usa é quem tem pressa", diz o presidente da RMS.
MONITORAMENTO
Ao usar a tecnologia, importada do Japão, o consumidor está sob a vigilância permanente de uma microcâmera e é obrigado a colocar os itens numa sacola, que está sobre uma balança.
O sistema checa se o peso bate com os produtos informados no leitor. Tudo é monitorado à distância por supervisores.
"É tão ou mais seguro que o caixa normal", diz Muffato, que afirma nunca ter registrado casos de furtos no sistema.
O pagamento é feito apenas no cartão. "As máquinas com dinheiro nós nem trouxemos. São bem mais caras e têm problema de segurança. Elas viram uma caixa-forte", diz Soares, da RMS.
Para Muffato, o autocaixa representa "uma nova era" no relacionamento do mercado com o cliente, que agora pode fazer toda a compra de forma autônoma.
"Faz muito bem para a imagem", diz Soares. "Você dá mais conforto ao cliente."
Segundo o grupo Muffato, não houve corte de funcionários, que foram transferidos para monitorar o novo sistema. Cada autocaixa custa R$ 50 mil --cerca de 40% a mais que um caixa normal.
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

