Redes de Supermercados
12/04/2013 08:12 - Gôndolas cooperativadas
Faturamento de supermercados ligados a produtores rurais cresce acima da média do setor
Impulsionados pelo poder de compra de seus associados, os sindicatos rurais e as cooperativas agrícolas do Estado têm obtido sucesso em outro setor: o varejo. Segundo levantamento da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o faturamento dessas redes no último ano foi de R$ 1,2 bilhão. O crescimento de 51% em relação a 2011 é quase quatro vezes o aumento médio do setor no período, de 12%.
O produtor é fiel e opta prioritariamente por gastar na rede da qual, no final das contas, também faz parte, garantem os gestores das unidades.
– O foco das cooperativas é criar oportunidades aos associados, e o consumo desses associados também acaba sendo feito dentro da cooperativa – observa Vitor Koch, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul.
Outro fator que contribui para o sucesso, avalia Koch, o fato de que as cooperativas conseguem oferecer vantagens únicas aos clientes associados:
– O associado pode entregar feijão, por exemplo, e comprar açúcar. Esses supermercados acabam trabalhando com uma margem de lucro menor e muitas vezes nem mesmo ocorre a transação financeira. O produtor entrega seus produtos e recebe crédito para comprar outros produtos do varejo. Isso facilita as operações.
Um dos destaques de faturamento em 2012 no setor foi a Cotripal Agropecuária Cooperativa, de Panambi, do noroeste do Estado. Com cinco unidades, a cooperativa colhe bons frutos na atividade: faturou R$ 143,37 milhões em 2012. O valor é pouco inferior ao alcançado pela primeira colocada no ranking, a Cotrijuí. Com mais do que o triplo de lojas, o faturamento com a operação foi apenas 20% maior.
– O varejo dá o suporte às demais operações. Temos um cliente natural. O nosso associado vai aos supermercados e lojas de peças e compra lá tudo o que precisa – avalia o gerente do setor de varejo da Cotripal, Elmo Kläsener, que tem a perspectiva de aumentar o faturamento em 15% neste ano.
VENDENDO A MARCA PRÓPRIA
Com os ventos a favor do setor, a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), no Vale do Taquari, deve finalizar ainda neste ano o investimento de R$ 7 milhões na construção de seu segundo supermercado, em Arroio do Meio. De acordo com Gilberto Piccinini, presidente da Cosuel, que opera com a marca Dália Alimentos, o fortalecimento dos pontos de venda ganha ainda mais importância:
– As cooperativas devem comercializar os seus produtos. É importante ter esse contato com o consumidor e suas avaliações.
Veículo: Zero Hora - RS
Veja mais >>>
19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado


