Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

16/01/2013 12:50 - Pão de Açúcar se torna maior que o francês Casino

Dinamismo e bom desempenho do mercado interno faz com que vendas da rede brasileira superem as da matriz


Está explicada a sede do empresário Jean Charles Naouri, dono do Casino, pelo controle total do Grupo Pão de Açúcar: no quatro trimestre de 2012, as vendas da rede de supermercado brasileira superaram as da empresa francesa.

A diferença é grande, ¤ 1 bilhão a mais em vendas para a operação brasileira (já levando em conta as variações cambiais ), e ajudou o Casino a mostrar força frente ao combalido mercado francês. Naouri, dono do Casino, assumiu o controle da rede brasileira no dia 22 de junho de 2012, um ano marcado por conflitos e várias iniciativas de minar o poder do empresário Abilio Diniz no Pão de Açúcar — o que vem fazendo com primor, ao ponto de o empresário brasileiro buscar outras saídas para seus investimentos além do Pão de Açúcar, como é o caso da BRF (ver matéria abaixo).

Paralelamente, o dono do Casino enfrentou um clima difícil de negócios na França, agravados pela crise financeira que se alastra na Zona do Euro. Com a confiança dos consumidores em queda, o Casino teve de fazer promoções e segurar aumento de preços para criar um clima menos pessimista. Os esforços pouco fizeram diferença. As vendas líquidas da empresa no quatro trimestre na França tiveram queda de 3,1%, fechando em ¤ 4,7 bilhões.

O Pão de Açúcar, por outro lado, teve um aumento de 9,1% nas vendas no período, para ¤ 5,8 bilhões — mesmo assim, os resultados da empresa brasileira ainda foram aquém do esperado pelo mercado, uma vez que a velocidade de expansão mostrou desaceleração no quatro trimestre, em relação aos demais períodos do ano.

As vendas no conceito mesmas lojas do Casino, levando-se em consideração apenas unidades abertas há pelo menos um ano, despencaram 9,9% no último trimestre. No Pão de Açúcar, no entanto, o crescimento foi de 5,8%.

O Casino fechou o ano com queda de 1,6% nas vendas na França, mas alta de 22,1%, para ¤ 41,9 bilhões, nas vendas totais do grupo. Isso porque a rede pode consolidar em seu balanço as vendas do Grupo Pão de Açúcar, a partir do dia 2 de julho de 2012, com a troca do controle.

O grupo destacou ainda boa performance nos negócios da Viavarejo (Casas Bahia e Ponto Frio) no resultado do Pão de Açúcar, principalmente por conta das medidas de isenção de impostos para eletrodomésticos do governo brasileiro. O grupo francês ressaltou em seu balanço que, caso tivesse se tornado o controlador da rede brasileira em janeiro de 2012, as vendas totais da América Latina no fechamento em 31 de dezembro teriam sido de € 24,9 bilhões, trazendo o total de venda do grupo para €47,7 bilhões em 2012. A boa notícia é que a empresa ainda vai conseguir capitalizar com essa manobra contábil no primeiro semestre deste ano. Só no quatro trimestre de 2012, com a consolidação do Pão de Açúcar, as vendas da área internacional do Casino representam 63% dos negócios do grupo, em comparação com 48% no quatro trimestre de 2011, segundo informações divulgadas pela empresa.

Na França, o Casino opera basicamente com cinco grandes bandeiras — Géant Casino (Hipermercados), Casino supermercados (lojas de conveniência), Franprix - Leader Price (varejo de desconto) e Monoprix (loja de departamento). A maior queda nas vendas no quatro trimestre ficou por conta da rede de hipermercados do grupo, com vendas 12% menores no período. Franprix e Monoprix foram as únicas marcas com leve alta nas vendas, 1% e 0,7%, respectivamente no período.

Os resultados da Ásia também foram destaque no balanço do grupo francês. A empresa, que tem lojas na Tailândia e no Vietnã, teve vendas de ¤ 916 milhões no quatro trimestre, alta de 21,2% em relação ao mesmo período de 2011. No ano, a alta foi de 17,7% nas vendas.



Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)
19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

Veja mais >>>