Redes de Supermercados
20/12/2012 12:00 - Pão de Açúcar vai ampliar modelo de minimercados
Meta da companhia é abrir 100 novas unidades desse tipo ao longo do próximo ano
O Grupo Pão de Açúcar elegeu a bandeira Minimercado Extra como um dos destaques do plano de expansão da companhia para o próximo ano. A estratégia é inaugurar 100 lojas sob esse formato, conhecido como supermercado de proximidade.
A maior varejista do país concluiu este ano as conversões de lojas no antigo formato Extra Fácil para Minimercado Extra, que chegou a 100 unidades em dezembro. Até o fim de 2012, devem ser abertas outras cinco unidades, totalizando 105 lojas, a maior parte delas concentradas em São Paulo.
“Vamos focar muito no desenvolvimento dessa bandeira nos próximos anos”, afirma Vitor Fagá, diretor de Relações com os Investidores da companhia. Este ano, foram abertas 44 unidades de Minimercado, enquanto o restante foi resultado de conversões. “O consumidor tem reduzido as idas ao supermercado em cerca de 4% e no caso dos hipermercados, essa redução é mais significativa, pela existência do supermercado de proximidade”, diz José Roberto Tambasco, diretor de Negócios do Varejo do grupo.
Segundo, o formato de minimercados ainda tem a vantagem de requerer menor investimento e garante retorno mais rápido. A empresa também tem dado mais atenção ao formato de “atacarejo” — que mistura características de atacado e do varejo tradicional —, segmento no qual o grupo planeja investir mais de R$ 1 bilhão nos próximos três anos para dobrar o tamanho da operação.
Na semana passada, o diretor de autosserviço e presidente do Assaí — bandeira de atacarejo do Pão de Açúcar —, Belmiro Gomes, disse que o grupo espera inaugurar 60 unidades nesse formato até 2015, dobrando a quantidade atual de lojas. Metas O Pão de Açúcar informou ontem também que deve encerrar 2012 com investimentos ao redor de R$ 1,8 bilhão, em linha com o previsto no início do ano. “Temos bastante clareza em atingir as metas traçadas para este ano”, diz Fagá.
Em termos de expansão da área de vendas, o executivo afirmou que o crescimento deve ser de cerca de 6% no segmento alimentar, no piso da projeção traçada, entre 6% e 6,7%. “Expansão é um dos nossos principais objetivos para 2013. Também queremos ampliar participação do segmento de eletroeletrônicos nos hipermercados e fortalecer os pontos de venda para atender o aumento das refeições fora de casa”, acrescentou Tambasco, sobre à implantação de restaurantes nas lojas.
Veículo: Brasil Econômico
Veja mais >>>
09/01/2025 16:55 - Ipojuca (PE) terá unidade do Arco-Vita09/01/2025 14:08 - Covabra recruta para nova loja em Indaiatuba (SP)
08/01/2025 15:06 - Grupo Pereira compra rede de supermercados Schmit
07/01/2025 17:42 - Supermercado Adonai reinaugura loja no Recanto, em Rio das Ostras (RJ)
06/01/2025 11:06 - Palhoça (SC) ganha segunda loja do Brasil Atacadista
03/01/2025 15:37 - Cometa Supermercados inaugura duas lojas no fim de 2024
02/01/2025 16:58 - Xanxerê (SC) ganha primeira loja da bandeira Econômico Atacadão
02/01/2025 14:39 - Rede Nilo inaugura primeira loja em Jussara (GO)
02/01/2025 14:38 - Grupo Centerbox adquire seis lojas do Ismael Supermercados no CE
02/01/2025 14:36 - Americana (SP) terá unidade do Pão de Açúcar em 2025
01/01/2025 08:56 - Boa Supermercados inaugura nova unidade em Jundiaí (SP)
30/12/2024 17:03 - Prezunic reinaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)
30/12/2024 16:35 - Higa’s Supermercados inaugura loja na Curuçá Velha, bairro de SP
30/12/2024 16:33 - Unidade do Comper Jardim Itália é reinaugurada em Cuiabá (MT)
30/12/2024 16:33 - Supermercados BH abre lojas nas cidades mineiras de Raposos e Felixlândia