Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

21/11/2012 12:01 - Walmart.com vai "mostrar a cara" na TV e acirra disputa

Maior rede de varejo do mundo, o Walmart vai mostrar mais a cara no Brasil. Pela primeira vez, a operação de comércio eletrônico da varejista será alvo de uma campanha publicitária no país, com ator de novela global como personagem, em veiculação durante 30 dias em horário nobre em São Paulo. A rede quer contar a que veio e explicar melhor o que o seu braço de venda on-line oferece ao consumidor. A campanha (o investimento em mídia será o dobro da média mensal) vai ajudar a colocar mais lenha na fogueira da já agressiva disputa por mercado, às vésperas da chegada da Amazon no Brasil.

"Nós nos questionamos se não estava na hora de mostrarmos mais a cara. Decidimos que esse era o momento", disse Flávio Dias, diretor de e-commerce do Walmart Brasil, terceira maior rede de varejo alimentar do país. O site da empresa opera desde 2008.

A partir de hoje, até o dia 21 de dezembro, a rede veicula campanhas na TV, nas rádios e em mídia "indoor" (como telas em elevadores) em que vai garantir aos consumidores uma espécie de prêmio, caso a compra feita pelo site na rede não seja entregue na data prevista. A empresa vai dizer que dará um ano de frete grátis para clientes que receberem o pedido com atraso. Assume um compromisso para tentar passar credibilidade ao consumidor e não perdê-lo, caso algum problema ocorra.

Na mesma campanha, o Walmart também vai informar que, em caso de necessidade de troca de mercadorias, vai enviar um novo produto antes de receber de volta aquele com defeito. Na propaganda, que terá como personagem José Loreto, o Darkson da novela "Avenida Brasil", serão mencionados cinco compromissos da rede: preço, segurança, entrega, troca e sortimento. A expectativa é que as vendas em dezembro no site do Walmart sejam 65% superiores ao mesmo mês em 2011. No acumulado do ano, o crescimento está em 60%. O negócio de comércio eletrônico da cadeia deve faturar cerca de R$ 1,5 bilhão em 2012, apurou o Valor.

Ao garantir benefícios extras em uma operação já sensível - o negócio on-line tem uma série de variáveis, como logística, que exigem planejamento - o Walmart tenta se posicionar e ganhar mercado. Num período em que a guerra de preços se acentuou muito, como disse semanas atrás o comando da Nova Pontocom, do Grupo Pão de Açúcar (que reúne as operações on-line Casas Bahia e Ponto Frio). A B2W, dona do Submarino e Americanas.com, está em processo de reestruturação e a líder mundial Amazon ameaça entrar no Brasil em 2013.

Na semana passada, o presidente mundial do Walmart, Michael Duke, citou a operação on-line da filial brasileira. Disse aos analistas que está melhorando a oferta na internet de produtos no Brasil, China e Reino Unido. "Nós, ao lado da China e da Índia, somos mercados prioritários para o grupo no mundo. É um bom momento de fazermos isso [criar uma campanha]", disse Dias. "Somos relativamente pouco conhecidos fora das praças que atuamos. Além de vendar mais, obviamente, o objetivo é elevar o conhecimento da marca Walmart no país."

A questão é que, ao ir à TV apresentar a empresa, erros não podem ser cometidos. O executivo do Walmart diz que os riscos dessas novas ações estão sob controle. O percentual de erro, no caso de entregas em atraso, deve ser "muito inferior a 5%", afirma. "É uma ação calculada. Temos conhecimento de que há um aumento de demanda no fim de ano. Assim como sabemos que essas campanhas atraem ainda mais tráfego de clientes. Mas nos preparamos para isso".

E se preparar consiste em reforçar a infraestrutura de atendimento, aprimorar sistemas de tecnologia e ter estoque disponível, evitando gargalos. Em 2010, sites no país tiveram problemas de entrega no Natal e foram duramente criticados. Neste ano, a empresa dobrou de 200 para 400 o número de funcionários do negócio on-line, que opera separado da operação de lojas físicas. Desde setembro, a rede tem um novo centro de distribuição para o site, alugado em Barueri (SP), com 11 mil m2, que se soma a outros dois, com 40 mil m2.

A navegação no site passou por mudanças também. Se há dois anos levava cerca dois segundos para abrir uma página da rede na internet, esse intervalo caiu para 0,3 segundo em 2012. Foi reduzida ainda a terceirização da área de tecnologia da informação, para ampliar os controles internos. O primeiro teste do Natal ocorrerá na sexta-feira, na ação do "Black Friday", quando os sites no país dão descontos agressivos nos preços. Nesse dia, a campanha do Walmart já estará no ar. "Será um bom termômetro. Esperamos vender no 'Black Friday' o triplo da data no ano passado", afirmou Dias.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)

Veja mais >>>