Redes de Supermercados
29/10/2012 08:12 - Hortifrútis ampliam faturamento com açougue e até sushi
Serviços adicionais, como padarias, já representam mais da metade dos ganhos de alguns mercados
A Globo Verde, que tem quatro unidades em São Paulo, diz que planeja inaugurar uma academia na Pompéia
De olho no aumento dos lucros, os mercados hortifrúti estão investindo cada vez mais em serviços adicionais, que já representam metade do faturamento deles.
Além de frutas, verduras e legumes, os clientes têm agora acesso a padarias, a açougues e até mesmo a degustação de sushis.
"Os consumidores não têm tempo de ir à feira, ao açougue e à padaria para comprar um produto diferente em cada lugar. Queremos atender a essa necessidade", diz Ricardo Costa, diretor-geral do Quitanda em Pinheiros.
Hoje, 60% do faturamento do Quitanda vem de serviços adicionais, que incluem um restaurante e uma casa de sucos. Mesmo assim, o foco do negócio ainda é o mercado de frutas e verduras.
"Não queremos virar um supermercado. O cliente que procura um mercado de hortifrúti busca um padrão diferenciado desses produtos".
Na rede Hortifruti, presente no Rio e no Espírito Santo, os itens agregados representavam 35% das vendas em 2008 e e hoje são 40%.
A estrutura física é um dos principais entraves para que os hortifrúti passem a operar como supermercados. Em geral, estão instalados em pequenos prédios e adquirem produtos em menor volume.
APOSTA EM QUALIDADE
A escala menor, no entanto, é compensada com a qualidade do produto. "As frutas são fornecidas duas vezes por dia, e a carne, três vezes", diz Gabriel Pinheiro, diretor de compras da rede Globo Verde, que faz degustação de sushi em algumas unidades.
"Os produtos têm um preço maior do que nos supermercados, mas atendemos a um cliente que não quer abrir mão de uma experiência de compra sem filas no caixa e em que recebe orientação de funcionários", afirma.
Metade do faturamento da Globo Verde vem de serviços adicionais. No ano passado, a receita teve crescimento de 25% -puxada em grande parte por esses serviços.
"Está em nossos planos abrir até mesmo uma academia na unidade da Pompeia [zona oeste]", diz Pinheiro.
Já o Quitanda deverá inaugurar uma nova loja nos Jardins no próximo ano. "Temos quatro nutricionistas em nossa loja. Queremos nos especializar", diz Costa.
A especialização é um caminho adotado por outras lojas, como o Sacolão Higienópolis. Localizada em um bairro com grande presença de judeus, a unidade oferece produtos kosher (preparados de acordo com procedimentos religiosos).
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
09/01/2025 16:55 - Ipojuca (PE) terá unidade do Arco-Vita09/01/2025 14:08 - Covabra recruta para nova loja em Indaiatuba (SP)
08/01/2025 15:06 - Grupo Pereira compra rede de supermercados Schmit
07/01/2025 17:42 - Supermercado Adonai reinaugura loja no Recanto, em Rio das Ostras (RJ)
06/01/2025 11:06 - Palhoça (SC) ganha segunda loja do Brasil Atacadista
03/01/2025 15:37 - Cometa Supermercados inaugura duas lojas no fim de 2024
02/01/2025 16:58 - Xanxerê (SC) ganha primeira loja da bandeira Econômico Atacadão
02/01/2025 14:39 - Rede Nilo inaugura primeira loja em Jussara (GO)
02/01/2025 14:38 - Grupo Centerbox adquire seis lojas do Ismael Supermercados no CE
02/01/2025 14:36 - Americana (SP) terá unidade do Pão de Açúcar em 2025
01/01/2025 08:56 - Boa Supermercados inaugura nova unidade em Jundiaí (SP)
30/12/2024 17:03 - Prezunic reinaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)
30/12/2024 16:35 - Higa’s Supermercados inaugura loja na Curuçá Velha, bairro de SP
30/12/2024 16:33 - Unidade do Comper Jardim Itália é reinaugurada em Cuiabá (MT)
30/12/2024 16:33 - Supermercados BH abre lojas nas cidades mineiras de Raposos e Felixlândia