Redes de Supermercados
31/08/2012 10:12 - Pão de Açucar contrata Telefônica para rede IP com mais de 30 mil ramais
O Pão de Açucar contratou a Telefônica para montar a maior rede IP do varejo brasileiro. A nova infraestrutura envolve as 626 lojas de Pão de Açúcar, Extra (hiper, super e minimercado) e Assaí no Brasil.
A nova rede - que já começou a ser implementada na sede da companhia e tem previsão de ser finalizada em 2013 - dará suporte a novas aplicações, como videoconferência, quiosques multimídia, treinamento a distância, aplicativos para o consumidor utilizar nas lojas através de seu celular, melhorando e simplificando sua experiência de compra.
“Trata-se de um passo importante para que possamos oferecer o que há de mais inovador tanto para o nosso consumidor quanto para o nosso cliente interno. Queremos estar totalmente preparados para as tendências do varejo do futuro”, diz Ney Santos, CIO do Grupo Pão de Açúcar.
Outros serviços como quiosques multimídia e treinamento a distância também poderão ser oferecidos a partir da rede IP, como reuniões virtuais para promover maior colaboração e integração entre os 150 mil funcionários do Grupo, espalhados em cerca de 700 locais diferentes no País.
“Além de reduzir custos com viagens, o objetivo é otimizar nossos recursos de comunicação. O aumento dos recursos de colaboração irão permitir mais agilidade na tomada de decisões”, acrescenta Santos. Possibilitar que os executivos e colaboradores tenham acesso a informações gerenciais por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets também irão garantir agilidade e produtividade.
A rede IP do Grupo Pão de Açúcar permitirá a integração de mais de 30 mil ramais de voz espalhados em quase 700 localidades, que funcionarão com a tecnologia VoIP, voz sobre IP, plataforma que é cada vez mais empregada como alternativa ao sistema tradicional de telefonia fixa. A plataforma de telefonia IP escolhida é da Cisco.
Além da infraestrutura da rede corporativa, o contrato com a Telefônica |Vivo – por meio de sua unidade especializada no mercado corporativo que atende mais de duas mil empresas na América Latina – abrange outros serviços.
Entre eles, destaca-se a gestão proativa da rede corporativa, incluindo monitoramento e ações preventivas com alarmes automáticos, caso seja detectado algum problema no tráfego de voz e dados entre a matriz, escritórios e as lojas do grupo.
O Segmento Corporativo da Telefônica | Vivo será responsável pelo outsourcing total da rede corporativo do Grupo, incluindo gestão proativa, plataforma de call center, sistema de tarifação e gestão de contas, manutenção e suporte com técnicos no site do cliente e toda a plataforma de voz e dados.
Veículo: Convergência Digital

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)