Redes de Supermercados
14/08/2012 12:43 - Adega do mercadinho
Mesmo a pequena pizzaria do bairro também quer agradar os clientes enófilos. Quem está dando o empurrãozinho necessário é a rede Makro, que, em 2009, criou o Speciale Adega & Emporium. Trata-se de um espaço dentro da loja que vende uma seleção de 700 rótulos que custam de R$ 10 a R$ 100, além de espumantes e destilados para o cliente de food service. O projeto também engloba uma consultoria completa para esses pequenos comerciantes, varejistas, donos de restaurantes, de lojas de fast food que perceberam a demanda. "Esses clientes profissionais não tinham esse tipo de atendimento com os atacadistas. Então nós treinamos uma equipe não apenas para vender, mas também para ajudar na elaboração da carta de vinhos, em como armazenar corretamente as garrafas, na harmonização com a comida e até na precificação e margem", afirma Artur Illiano, gerente de vendas e operações. Das 76 lojas Makro no país, 13 oferecem o serviço. Mas esse ano, com os bons resultados, o projeto será ampliado. São 140 mil garrafas vendidas por mês nas lojas Speciale, um crescimento de 60%. "Percebemos um aumento no número de compradores e no ticket médio."
A previsão é a abertura de dez lojas até o final do ano. Mas não serão abertas no modelo "loja dentro da loja". "Um dos nossos clientes chegou a falar que ia se vestir melhor para entrar na loja Speciale. Muitos julgavam inibidor e esse não era nosso objetivo. Então, com esse feedback percebemos que o melhor era integrar o Speciale ao restante da loja." Os novos espaços serão inaugurados em lojas Makro instaladas em cidades que serão sede da Copa do Mundo. "Implementamos um em Brasília e os próximos serão em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Maceió, Aracaju e Cuiabá." Eles também estão focados em apresentar o projeto em cidades com potencial. Pela primeira vez, montaram um estande no Market Plaza, shopping sazonal de Campos do Jordão durante a temporada de julho. E o que se viu foi um "Makro gourmet": gôndolas com vinhos e itens importados para harmonizar. "Temos Makro em Taubaté, cidade próxima. Mas Campos do Jordão é um local com muitos restaurantes, portanto, tínhamos de estar por lá. Foi uma forma de sentirmos o mercado da região."
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado


