Redes de Supermercados
14/08/2012 12:43 - Adega do mercadinho
Mesmo a pequena pizzaria do bairro também quer agradar os clientes enófilos. Quem está dando o empurrãozinho necessário é a rede Makro, que, em 2009, criou o Speciale Adega & Emporium. Trata-se de um espaço dentro da loja que vende uma seleção de 700 rótulos que custam de R$ 10 a R$ 100, além de espumantes e destilados para o cliente de food service. O projeto também engloba uma consultoria completa para esses pequenos comerciantes, varejistas, donos de restaurantes, de lojas de fast food que perceberam a demanda. "Esses clientes profissionais não tinham esse tipo de atendimento com os atacadistas. Então nós treinamos uma equipe não apenas para vender, mas também para ajudar na elaboração da carta de vinhos, em como armazenar corretamente as garrafas, na harmonização com a comida e até na precificação e margem", afirma Artur Illiano, gerente de vendas e operações. Das 76 lojas Makro no país, 13 oferecem o serviço. Mas esse ano, com os bons resultados, o projeto será ampliado. São 140 mil garrafas vendidas por mês nas lojas Speciale, um crescimento de 60%. "Percebemos um aumento no número de compradores e no ticket médio."
A previsão é a abertura de dez lojas até o final do ano. Mas não serão abertas no modelo "loja dentro da loja". "Um dos nossos clientes chegou a falar que ia se vestir melhor para entrar na loja Speciale. Muitos julgavam inibidor e esse não era nosso objetivo. Então, com esse feedback percebemos que o melhor era integrar o Speciale ao restante da loja." Os novos espaços serão inaugurados em lojas Makro instaladas em cidades que serão sede da Copa do Mundo. "Implementamos um em Brasília e os próximos serão em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Maceió, Aracaju e Cuiabá." Eles também estão focados em apresentar o projeto em cidades com potencial. Pela primeira vez, montaram um estande no Market Plaza, shopping sazonal de Campos do Jordão durante a temporada de julho. E o que se viu foi um "Makro gourmet": gôndolas com vinhos e itens importados para harmonizar. "Temos Makro em Taubaté, cidade próxima. Mas Campos do Jordão é um local com muitos restaurantes, portanto, tínhamos de estar por lá. Foi uma forma de sentirmos o mercado da região."
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)