Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

13/06/2012 07:39 - O gigante é o canal

Grandes redes de supermercados desenvolvem projetos para vender produtos de ONGs e de pequenos agricultores em suas prateleiras.



A rotina da Associação para o Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional (Adere) é repleta de oficinas diárias de artesanato. Nessas aulas, os 84 alunos da ONG paulistana, jovens e adultos com necessidades especiais, produzem cerca de 40 produtos, como bandejas, porta-copos e caixas de presentes, entre outros artigos domésticos. O que poderia ser uma atividade restrita, quase lúdica para essas pessoas, se transformou em uma importante fonte de renda para manter a instituição. É que esses objetos são vendidos nos supermercados da maior rede do Brasil, o Pão de Açúcar. A Adere foi a primeira entidade a fazer parte do projeto Caras do Brasil, criado em 2002, pela companhia, com o objetivo de abrir espaço nas prateleiras para a venda de produtos elaborados por pequenas organizações sem fins lucrativos.
 
Dez anos depois, o projeto já conta com a adesão de 64 associações. Os itens produzidos por essas ONGs são vendidos em 70 lojas da bandeira Pão de Açúcar. Até o fim deste ano, eles chegarão às 159 unidades espalhadas pelo País. “Estamos avaliando a expansão para a rede Extra e o início da venda no comércio eletrônico”, diz Daryalva Bacellar, gerente de responsabilidade social do grupo Pão de Açúcar. O projeto Caras do Brasil não se restringe a apoiar associações de artesanato. Ele trabalha com uma diversa gama de ONGs, que produzem de pano de pratos, jogos americanos, peças de decoração até mel.
 
Uma de suas missões é ajudar essas organizações, oferecendo condições comerciais especiais para melhorar a produção. “Queremos que esses fornecedores se tornem aptos para trabalhar com os demais concorrentes”, diz Daryalva. Por conta disso, o Pão de Açúcar criou uma estrutura exclusiva para essas ONGs e desenvolveu condições especiais de negociação. Um fornecedor comum, depois de vender para a rede varejista, demorará, em média, 40 dias para receber o pagamento. No caso de uma ONG do projeto Caras do Brasil, esse prazo cai para dez dias. Quem investe também no contato direto com pequenos produtores é a rede varejista americana Walmart.
 
A empresa tem uma plataforma global para incentivar a agricultura familiar. No Brasil, criou o Clube dos Produtores, em 2002, com apenas 14 famílias no Rio Grande do Sul. Naquele ano, comprou R$ 647 mil em produtos. Dez anos depois, o programa tinha dado um salto e tanto, reunindo nove mil famílias em 365 municípios de 12 Estados brasileiros, e adquiriu mais de R$ 125 milhões em produtos. Os itens do Clube já representam 17% do sortimento no setor de hortifrutigrangeiros. A meta é chegar a 50%. Um dos objetivos da Walmart com o projeto é a eliminação do intermediário, que pressiona o pequeno agricultor com um preço baixo e revende para o varejista por um preço alto.
 
“Comprando diretamente, pago um preço melhor, que permite um investimento na agricultura das famílias”, diz Alain Benvenuti, vice-presidente de perecíveis do Walmart. Para recrutar novos membros do clube, uma equipe do Walmart viaja pelo País em busca de produtores qualificados. O investimento da varejista nessas parcerias tem duplo resultado: deixa as gôndolas com maior variedade e melhora a imagem da empresa junto às comunidades. Um dos exemplos mais bem-sucedidos é a parceria com a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves, na Bahia. O Walmart absorve 70% de suas vendas, formada por 199 associados e famílias que vivem exclusivamente da terra. De suas lavouras vão para as gôndolas produtos como farinha de mandioca, banana-da-terra e abacaxi.

 

 


 

Veículo: Revista Isto É Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)
19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

Veja mais >>>