Redes de Supermercados
11/06/2012 09:34 - Maior cooperativa da América Latina muda para crescer
Para ganhar força dentro do mercado supermercadista brasileiro, com ênfase na região do ABCD, a Cooperativa de Consumo (Coop) anunciou na última semana uma mudança de posicionamento no setor. A primeira ação da empresa foi um amplo estudo de mercado, espalhado pelas 28 unidades com a marca.
Nele, confirmou-se que a Coop tem uma imagem positiva junto ao público-alvo. No entanto, foi detectada a necessidade de a empresa passar por processos de modernização a fim de acompanhar as mudanças de comportamento de compra que todo mercado vem sofrendo.
Um dos primeiros passos para melhorar nesse quesito foi a mudança do seu slogan da marca, que passa a ser: Coop: "O supermercado da sua família. A cooperativa da sua vida".
"Com este novo slogan, queremos que o público tenha conhecimento que é possível encontrar na Coop os mais diversos produtos, com qualidade e sortimento, além de sentir que a Cooperativa também é dele", explica Celso Furtado, gerente de Marketing.
Segundo o executivo, a Coop possui preços competitivos e variedades de produtos. "Como supermercado, a Coop oferece dinamismo e ótimo atendimento, sortimento, qualidade, modernidade e tecnologia. Já como uma cooperativa, tem o preço justo e o retorno de sobras, que são devolvidas para o cooperado, sendo esse o seu principal diferencial", disse.
Outro ponto destacado por Furtado foram as ações sociais que estão influindo na comunidade local. "São palestras educativas de saúde, gastronomia, artesanato, qualidade de vida, além de destinação de verba anual para benfeitorias em instituições beneficentes em cidades onde mantém unidade de distribuição", completa.
"O novo posicionamento visa também ampliar a percepção dos consumidores com novas experiências. Eles devem ver a cooperativa como um serviço moderno e com um completo sortimento de produtos, muito além do que a simples compra de mantimentos para seu abastecimento rotineiro", acrescenta Cláudia Montini, analista de Marketing da Coop.
Segundo a executiva, a empresa é detentora de um vasto volume de informações em seu banco de dados, que aproximam a cooperativa dos clientes, afim de melhorar o relacionamento e criar campanhas exclusivas de relacionamento, de acordo com o seu hábito de compra, ampliando ainda mais sua fidelização com a marca. "Além disso, os próprios cooperados são os personagens das peças publicitárias da Coop há mais de dois anos", argumenta.
Uma das marcas dessa nova estratégia de posicionamento poderá ser vista nas peças de divulgação da Coop. "A publicidade passa a ter não somente a imagem dos cooperados, mas também depoimentos sobre sua relação com a Coop", explica Montini. "O uso de depoimentos de cooperados na comunicação interna e externa dá um sentido e peso emocional. Ver e saber como as pessoas se sentem e como a Coop faz parte da vida delas fortalece nosso relacionamento com o cooperado. Essa é a grande estratégia da Cooperativa", completa Furtado.
Atualmente a empresa possui mais de 1,5 milhão de cooperados e em parceria com o Banco Bradesco disponibiliza aos seus cooperados o cartão Private Label Coop Fácil Visa. Sua linha de produtos de marca própria Coop Plus é formada por cerca de 500 itens, envolvendo 60 categorias e encerrou 2011 com fornecimento bruto de R$ 1,661 bilhão.
Considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, a Coop ficou em 2011 em 14° lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e, além do ABCD, conta com unidades em São José dos Campos, Piracicaba, Sorocaba e Tatuí.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado


