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22/05/2012 14:36 - Associação de mercadinhos aumenta vendas em até 8%

Em parceria com Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas, comerciantes limoeirenses criaram suas próprias redes

A história de que a união faz a força é o que tem garantido a sobrevivência de pequenos grupos empresariais deste Município. Mercadinhos, mercantis, bodegas ou supermercados, não importa o tamanho ou a variedade do estabelecimento, esses pontos comerciais que vendem de arroz a lâmpada criaram associações para garantir competitividade frente às grandes redes de supermercados que chegam ao Interior.

Em grupos, os comerciantes conseguem melhores preços nas fábricas e redes de atacado, garantindo um menor preço ao consumidor, trabalho e a renda para famílias e crescimento das vendas de até 8%.

Três anos atrás, quando se anunciava a chegada de um grande supermercado na cidade, os limoeirenses vibraram com a possibilidade de comprar em um comércio que, de tão grande, vendesse as coisas mais baratas. Os comerciantes locais do setor mercantil, por sua vez, colocaram as mãos na cabeça, preocupados com a perda de clientela, tal como aconteceu em Aracati, quando quase metade dos estabelecimentos de venda de produtos alimentícios fechou com a chegada de um grande estabelecimento.

Em parceria com Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas, os comerciantes limoeirenses criaram suas próprias redes. Com 19 estabelecimentos, os associados da Limoforça conseguem junto aos comerciantes melhores preços para eles e o consumidor final. "A gente faz uma compra coletiva em grande volume e consegue um preço reduzido junto aos fornecedores", afirma Vicente Júnior, um dos membros da Associação Limoforça.

Crescimento

O grupo existe há dois anos e, desde então, embutiu aos comerciantes uma prática antes incomum: o controle das vendas associado à parceria na hora de comprar os estoques. Assim, além de verificarem um crescimento de 5% a 8% nas vendas, antes estagnadas, os comerciantes fazem mensalmente ofertas de produtos, oferecidos em um encarte publicitário divulgado até nas mídias sociais. As promoções são em um momento estratégico: próximo ao período dos recebimentos do pagamento de aposentados e pensionistas.

Já a Rede Amevale foi a primeira associação envolvendo os comerciantes do Município de Limoeiro do Norte. Também com capacitação do Sebrae e a parceria da CDL local, os comerciantes conseguiram melhorar as vendas e garantir um lugar ao sol na competitividade de produtos alimentícios. "Deu uma melhorada substancial, um crescimento como um todo. Esse crescimento se deve à troca de informações, o associativismo dos comerciantes nas compras, a melhoria estética das lojas, capacitação dos colaboradores e a capacitação junto aos parceiros", afirma Gildênio Rodrigues de Melo, do supermercado Nossa Família e associado Amevale.

Os comércios associados aos dois grupos tiveram melhoras até nas fachadas dos estabelecimentos. A distribuição dos produtos nas prateleiras também sofreu mudanças, especialmente sob o quesito organização. E até mesmo a informatização sofreu um crescimento de aproximadamente 30% nos estabelecimentos. No caso da rede Limoforça, houve um aumento de 30% no número de funcionários. Importante ressaltar que o associativismo dos mercantis de Limoeiro tem estimulado a adesão de comerciantes de Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas e Morada Nova para estas mesmas redes.

Além de terem promoções mensais em ofertas, as redes Limofora e Amevale promovem, sempre ao final do ano, uma grande campanha promocional. Vários prêmios são distribuídos aos clientes sorteados.

Os grupos contam com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas, que investe no sorteio de prêmios como estratégia de aquecimento nas vendas.




Vale do Jaguaribe com comércio em ascensão

Os lojistas da região jaguaribana estão satisfeitos com a fase na qual as vendas só aumentam no mercado

Apesar da crise econômica mundial, os empresários com lojas na região do Vale do Jaguaribe estão satisfeitos com os resultados no volume de vendas. A receita é muito trabalho envolvendo educação, capacitação e a atenção redobrada ao que aparece de novo no mercado, conforme sinalizam.

Essas observações surgiram durante encontro com o presidente da CDL de Russas, Francisco Dantas, que reuniu, nos primeiros dias do mês de maio, os presidentes das CDLs de Limoeiro do Norte, de Iracema e de Aracati e diretoria. Eles receberam a Federação das CDLs do Ceará e o coordenador geral da 25ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, Régis Dias, que vem percorrendo vários Municípios no intuito de sensibilizar os empresários para a participação da convenção estadual 2012.

O presidente Dantas registrou que pretende inaugurar a nova sede da CDL no início do mês de agosto. Durante o encontro, o sócio diretor da Kanguru Promoções, Pedro Neto, apresentou a localização, programação e a Feira de Negócios da Convenção. Comentou sobre a aprendizagem que este momento proporcionará aos participantes, que terão como ponto de encontro a Fábrica de Eventos do Hotel Praia Centro de Fortaleza. Ele ressaltou que um dos pontos alto do evento será à visitação técnica em empresas de grande porte de Fortaleza, tendo a oportunidade de mostrar todos os detalhes do parque de produção de seus produtos. Enquanto isso, o coordenador geral, Régis Dias, enfatizou que essas reuniões realizadas no interior só vêm a colaborar para um comércio melhor.

Sinalizando

O presidente da CDL de Aracati, Armando Oliveira, comenta que periodicamente, nos meses de março e abril, na cidade de Aracati, não existe um grande volume de vendas, mas quando se aproxima o mês de maio, com a celebração do Dia das Mães, as vendas têm um aquecimento. "Desejamos que se estenda até o final do ano", disse.

Armando ressalta que a CDL de Aracati procura pela aproximação com os lojistas, e que nos últimos meses estão realizando treinamentos que se intensificam no decorrer do ano. Informou, ainda, que procura levar apoio ao lojista por meio do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) - que é uma gama de serviços para o suporte na venda e vendas seguras -, além de colocar à disposição uma consultoria jurídica para os associados, "pois muitas vezes quando o associado tem uma questão e não sabe que decisão tomar, oferecemos a orientação jurídica sem nenhum custo para o associado para que ele tome uma decisão acertada, pois, muitas vezes, essa orientação pode, no auge da questão, tomar um caminho errado e gerar um prejuízo ainda maior", disse.

"O comércio da região Jaguaribana hoje é muito forte, principalmente agora que chegou um empreendimento da Loja Zenir, somada às lojas Macavi e Pinheiro Supermercado, três grandes lojas instaladas na cidade de Limoeiro do Norte", argumentou o lojista Ney Wellington, presidente da CDL Limoeiro do Norte. Para ele, as grandes empresas estão se instalando e aquecendo o comércio da cidade baseadas em pesquisas de mercado, "mas temos o entendimento que o governo também deve apoiar ainda mais os pequenos comerciantes, pois quando se tem um incentivo melhora tudo".

Compromisso

"Desde que assumimos a CDL Limoeiro do Norte procuramos manter contato com os comerciantes. Utilizamos as emissoras de rádio como meio de comunicação e sempre mostrando que, hoje, nossa classe é muito forte, e que unida conseguiremos muito mais", diz o presidente da CDL de Limoeiro.

Ney Wellington ainda informou que "realizamos encontros com os profissionais da Secretaria da Fazenda, do Conselho Regional de Contabilidade e Sebrae como forma de atualizar os mais de 120 associados que temos na CDL".


Campanhas para aumentar vendas


Mercadinhos e supermercados estão se capacitando para realizar ações que aumentem as vendas

O associativismo é considerado o principal caminho para a competitividade no Interior. Apesar de existir em poucos Municípios no Ceará, as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), quando funcionam, servem de concentradores de forças para a sobrevivência econômica e financeira dos estabelecimentos. Reuniões, parcerias, campanhas promocionais e estratégias de venda são a tônica para quem quer se adequar ao maior poder de consumo (e exigência) do cearense. O Sebrae tem atuado na capacitação para as novas associações de supermercados e mercadinhos. Baseado na prática do Supermercado Modelo, o órgão atua na capacitação e melhoramento dos estabelecimentos mercantis, conforme tem acontecido em Limoeiro do Norte.

O escritório regional do Sebrae em Limoeiro orientou a formação das duas redes de negócios na cidade: Limoforça e Amevale, ambas agregando comerciantes de supermercados e mercadinhos para melhorar serviço, atendimento e venda. O projeto Supermercado Modelo traça orientações logísticas e de infraestrutura sobre como devem proceder os donos de mercantis para agregarem valor, atrair clientes e melhorar vendas. A estética dos estabelecimentos denuncia diversas características, que podem ir de higiene ao respeito ao consumidor.

Segundo Wandrey Pires, articuladora do Sebrae em Limoeiro, os trabalhos de capacitação e formação de redes de negócios tem gerado resultados evidentes: diversificação dos produtos, redução de preços para o consumidor, elevação na oferta de empregos, reestruturação e modernização das lojas, ampliação de serviços, fortalecimento da cultural de cooperação e, somando tudo isso, a melhoria no atendimento. "É preciso despertar a inovação dentro das empresas". Conforme Ranulfo Alexandre, do Sebrae em Limoeiro, o associativismo estimula o controle financeiro por parte dos próprios comerciantes, que antes não sabem dizer quanto entra e sai na empresa. Além de registrar um aumento de 80% na informatização dos estabelecimentos, os comerciantes associados registraram aumento de até 8% nas vendas, resultando num crescimento de 30% no número de funcionários.

Conquista

Para conquistar a clientela, promoção é a palavra-chave. E quanto se soma ofertas a solidariedade, a marca ganha em credibilidade e, assim, publicidade. As rede de mercadinhos Limoforça, em Limoeiro do Norte, anunciará em breve o Show de Prêmios para o mês de outubro, das crianças. Motos e eletrodomésticos entre as premiações. Mas paralelo a isso a associação realiza festa solidária em comunidades carentes de Limoeiro do Norte. No ano passado deu-se em parceria com o Rotary Clube. "Fazemos esse trabalho todo ano", comenta Vicente Júnior.

Outros Municípios da região jaguaribana, que não possuem associações próprias, estão aderindo às redes Amevale e Limoforça, ambas da cidade de Limoeiro do Norte. "A adesão de mercadinhos que estão em outras cidades só fortalece o grupo", afirma Gildênio Rodrigues, da Amevale.


Veículo: Diário do Nordeste

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