Redes de Supermercados
30/04/2012 10:22 - Com Salfer, Máquina de Vendas busca faturar R$ 1 bi a mais
Para as redes varejistas como Casas Bahia, Ponto Frio e Magazine Luiza manterem seus espaços no mercado brasileiro de eletroeletrônicos (após a criação da Máquina de Vendas Sul, com a aquisição da Salfer feita pela Máquina de Vendas - já detentora de Insinuante, Ricardo Eletro, City Lar e Eletro Shopping -) e passarem a ser líder no setor no quesito número maior de lojas em território nacional, a melhor solução seria fazer novas aquisições ou fusões. Pelo menos é o que estima Ricardo Pastore, coordenador do núcleo de varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP).
Na opinião do especialista em varejo, o mais correto neste momento é que esses outros players partam para operações regionais, como fez a Máquina de Vendas, ao comprar as operações da sulista Salfer e criar a nova marca, já mencionada. "Já era esperada pelo mercado essa compra, a Salfer se reestruturou para ser adquirida. Agora o mais correto para as outras redes é apostarem na regionalização de suas operações", diz.
Ainda segundo Pastore, certos fatores farão com que os outras empresas do setor demorem a se reposicionar no mercado. " O Grupo Pão de Açúcar (GPA) está estagnado com todo o processo de sucessão de Abílio Diniz. Já o Magazine Luiza teve um ano mais enxuto", comenta.
Com a aquisição, a Máquina pretende aumentar seu faturamento em R$ 1 bilhão e atingir o montante de R$ 9 bilhões ao longo deste ano, mas ainda ficará atrás das operações da Viavarejo e do Magazine Luiza.
"Com essa parceria, completamos nossa atuação nacional e ultrapassamos em 100 lojas a meta de 1.000 estabelecimentos previstos para o primeiro semestre", disse Luiz Carlos Batista, presidente do conselho de administração da Máquina de Vendas, em comunicado.
Para Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/Ibevar, a partir de agora o fator preço é o que fará as redes manterem sua posição de destaque. "Todas essas bandeiras terão como único diferencial seus preços. Agora elas terão de fazer mais promoções para atrair novos clientes e fidelizar os que já fizeram compras anteriormente", explica ele, e completa: "O maior beneficiado dessa "parceria" será o consumidor, com preços melhores e com um maior número de promoções realizadas por essas outras empresas do setor".
Veículo: DCI

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)