Redes de Supermercados
26/04/2012 12:01 - Após dois anos, fusão entre Ricardo Eletro e Insinuante é aprovada
Operação, anunciada em 2010, criou a segunda maior rede varejista do País, atrás apenas do Grupo Pão de Açúcar
Em meio ao aquecimento das vendas de bens de consumo no Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem a formação do segundo maior conglomerado varejista doméstico, a Máquina de Vendas. A holding foi criada em março de 2010 pela união das redes Ricardo Eletro e Insinuante. Três meses depois, o grupo adquiriu a City Lar, em julho do ano passado, incorporou ainda a Eletro Shopping.
A empresa não quis comentar a decisão do Cade, mas sua assessoria informou que o grupo está presente em 23 Estados, além do Distrito Federal, com 900 lojas em 301 cidades e 24 mil funcionários diretos. O faturamento previsto para este ano é de R$ 8 bilhões, perdendo apenas para o Grupo Pão de Açúcar.
Apesar da concentração acima de 20% em algumas cidades do Brasil, o que é considerado um limite para o Cade, o relator do caso, Carlos Ragazzo, avaliou que a operação é "pró-competitiva". Ele detectou que a atuação conjunta está mais focada no Nordeste, polo de recente crescimento econômico no País.
Ragazzo ponderou que a rivalidade entre as grandes redes é intensa e enfatizou que vem sendo grande a expansão nos últimos anos, mesmo em mercados com forte concorrência. "A alta da venda de bens duráveis tem estimulado a entrada em mercados ainda não explorados", comentou. "O que pode ocorrer no curto prazo é a existência de fortes e poucos agentes."
Pão de Açúcar. Mais do que a aprovação em si, o julgamento de ontem deve servir como parâmetro do Cade para as análises de fusões feitas pelo Pão de Açúcar - Casas Bahia e Ponto Frio -, prestes a serem avaliadas pelo órgão. O conselheiro Marcos Veríssimo, que é relator dos processos envolvendo a rede de supermercados, salientou que o setor conta com pouca informação disponível e comentou que o modelo de "lojas especializadas" é típico brasileiro, não podendo ser espelhado em outros tipos de negócio similares no mundo.
As "lojas especializadas" são as que oferecem pelo menos três grupos de produtos em uma cesta padrão de quatro: linha branca, linha marrom, móveis e telefonia. "É um setor que vem se concentrando e pode ter escala ainda maior do que aquelas que já apareceram até agora, então é importante ter um caminho de análise consistente", disse Veríssimo.
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)